Luxo, conforto, tecnologia. São estas as três premissas-base que, segundo o director-geral da BMW Portugal, Mário Fernandes, estão na génese daquele que é o navio-almirante da frota BMW. A sexta geração do Série 7 chega em finais de Outubro a partir de 111.200 euros para a berlina 730d. Há ainda outra versão de carroçaria, a longa, por mais entre três e quatro mil euros.
Além do 730d, com 265cv e um binário de 620 Nm, estará disponível já a partir de Outubro o bloco a gasolina 750i xDrive, com 450cv e um torque de 650 Nm, a partir de 143.000 euros.
O novo BMW Série 7 apresenta várias funções inovadoras no segmento, nomeadamente as luzes em laser, distinguidas por uma faixa em azul e que aumentam o raio de iluminação para o dobro do permitido pelas luzes em LED. Outra novidade é o controlo remoto por gestos BMW, que permite com simples gestos executar tarefas como aumentar ou diminuir o volume do rádio, atender ou recusar uma chamada, mudar a estação de rádio, etc. Além dos gestos e dos botões na consola, a BMW adoptou a tecnologia táctil para tornar mais fácil o manuseamento das tecnologias a bordo.
Também a chave traz novidades, incluindo um display táctil que informa a autonomia do veículo, o estado de segurança (aberto, fechado), permitindo ainda accionar a climatização tendo por base a hora da próxima partida. Outra novidade desta chave, mas que estará disponível apenas para os carros que entrarem em produção a partir de Novembro, é o estacionamento remoto. Isto é, é possível ao condutor apontar para um espaço apertado, em que o carro até cabe mas em que a abertura de portas seria difícil, e através do comando conduzi-lo para a frente ou para trás, entre outras pequenas manobras possíveis.
As alterações de desenho exterior face à geração anterior são subtis mas eficazes, tendo melhorado as suas características aerodinâmicas que minimizam os ruídos do vento. O comprimento sofreu alterações, estando o carro mais comprido 19mm (a berlina mede agora 5098 mm e a versão longa, 5238 mm), embora o aumento pareça superior devido à linha vincada que percorre as laterais desde as ópticas dianteiras até aos farolins. Apesar de parecer mais largo, com as linhas rectas a desenharem a sua traseira, todas as restantes medidas mantiveram-se. Excepção feita ao peso — o Série 7 “emagreceu” cerca de 130kg, facto associado ao uso de alumínio, magnésio e de materiais em liga de carbono.
No habitáculo do novo Série 7 é notório o uso de materiais nobres e a preocupação com o conforto — de quem conduz, mas sobretudo dos ocupantes traseiros que, no caso destes veículos, serão maioritariamente os proprietários. Na versão longa, por exemplo, é possível, através da aquisição do pacote Executive Lounge, transformar o lugar traseiro oposto ao condutor num confortável sofá — o banco da frente afasta-se; o banco traseiro reclina-se; o apoio para pés ganha forma. Depois, a partir daqui, é possível controlar todas e quaisquer funcionalidades. Desde as luzes ambiente e o som (o Série 7 pode ser equipado por um sistema de som surround da Bowers & Wilkins Diamond) até à climatização, passando também pelos aromas. O pack opcional ar ambiente permite seleccionar entre uma gama de oito fragrâncias.
No mesmo pack Executive Lounge a consola central traseira integra uma mesa dobrável adicional, assim como o comando táctil BMW: um tablet de 7’’ polegadas que permite o acesso às funções de conforto e entretenimento. Disponível ainda função de massagem com oito configurações diferentes e ventilação activa em todos os bancos.
Ainda entre as inovações, o sistema de controlo do chassis opcional Executive Drive Pro que, através de dados antecipados da câmara, detecta irregularidades no piso antes ainda de o carro lá chegar ou o revisto Head-Up Display (opção) cujo campo de visão é cerca de 70% maior.