Fugas - Motores

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A folha do Leaf está maior

Por João Palma

O mais vendido dos veículos eléctricos em Portugal, o Nissan Leaf, apresenta-se com novo argumento: uma bateria de 30 kWh que lhe aumenta a autonomia em 26%, isto é, 250km, face aos 199km proporcionados pela bateria actual de 24 kWh.

Os veículos eléctricos estão cada vez mais acessíveis e com maior autonomia. O Nissan Leaf, com uma nova bateria de 30 kWh, anuncia uma já muito razoável autonomia de 250km e, com retoma e incentivos, pode ser adquirido a partir de Janeiro de 2016 (já se aceitam encomendas) por um preço a partir de 22.800€ (com aluguer de bateria) ou 28.700€ (com compra da bateria). Aliás, a versão do Leaf com nível de equipamento de entrada, Visia, e bateria de 24 kWh, com todos os descontos, custa 15.500€.

Para provar que o novo Leaf está pronto para novos desafios, na apresentação internacional à imprensa, na Côte d’Azur francesa, os responsáveis da Nissan, em vez das voltinhas num circuito urbano que são usuais na apresentação de veículos eléctricos, conceberam um percurso muito pouco “amigável”, mais apropriado para a apresentação de um carro desportivo. Partindo de Nice, 30km por vias com trânsito intenso, subindo e descendo para o Mónaco, tornando a subir e descer para Menton, na fronteira com a Itália. Depois, a partir do nível do mar, cerca de 50km sempre a subir, por uma sinuosa estrada de montanha, com troços que fazem parte do Rali de Monte Carlo, até ao Col de Tourini, a 1607m de altura. A segunda parte era a descer até se atingir o plano e regressar ao ponto de origem.

Na primeira metade do percurso, com características extremamente adversas para um carro eléctrico, mesmo com uma condução cuidada, quando chegámos ao Col de Tourini a bateria estava a 35% da capacidade e a autonomia estimada em menos de 50km, pelo que o sistema avisava que não conseguiríamos fazer a viagem de retorno e era necessário recarregar a bateria. Porém, os responsáveis da Nissan não se comoveram e disseram-nos para nos fazermos à estrada sem carregar a bateria. Pois bem, utilizando todos os modos de poupança de energia e regeneração da carga da bateria, com recurso ao modo Eco de condução e à muito eficiente posição B da caixa selectora de mudanças, que, nas descidas, actua como travão e recarrega a bateria, chegámos a Nice, 80km depois, com 37% de carga na bateria e com uma estimativa de poder fazer mais 107km – tudo somado, uma autonomia total de quase 270km. A caixa de variação contínua tem quatro posições P (parqueamento), N (neutro), D (drive – condução) e B (de recuperação de energia).

É verdade que tivemos especial cuidado em fazer uma condução económica – é quase um jogo ver a construção gradual de pequenas árvores indicadoras de poupança no painel de instrumentos –, mas mesmo sem esses cuidados todos, com mais ou menos carga na bateria, seria sempre possível fazer o trajecto. Depois do ensaio de estrada, os responsáveis da Nissan referiram que já há vários Leaf 30 kWh a circular no trânsito do dia-a-dia, guiados por seus funcionários e que alguns conseguem fazer cerca de 270km entre cargas.

Pouco a pouco, a quota de mercado dos veículos eléctricos em Portugal tem vindo a aumentar. O Nissan Leaf, o líder de vendas deste tipo de carros, já vai nas 146 unidades vendidas de Janeiro a Setembro, face às 60 em todo o ano de 2014.

A principal novidade é a bateria, que, embora 21kg mais pesada, tendo as mesmas dimensões não retira espaço ao habitáculo e confere mais 26% de autonomia. Isto é, uma média de 250km face aos 199km médios proporcionados pela bateria de 24 kWh, que continua a ser comercializada.

Outro facto é o aumento da garantia desta bateria de 30 kWh para oito anos ou 160.000km. A conectividade também foi melhorada com o aperfeiçoamento do sistema de infoentretenimento NissanConnect EV, com ecrã táctil de 7’’, específico para veículos eléctricos e incluindo um sistema de navegação mais fácil de usar.

A extensão da autonomia, face à quilometragem diária feita em média por um Leaf, equivale a mais um dia de utilização entre cargas. Os tempos de carregamento mantêm-se entre 30 minutos (carga rápida) a 12 horas (tomada doméstica). O visual só tem pequenas alterações, as dimensões e a habitabilidade são iguais.

Quanto ao resto, o visual, as dimensões e a habitabilidade mantêm-se praticamente inalterados face à versão de 2014.

O novo Leaf só está disponível a partir do nível Acenta (mantém-se o nível de entrada Visia na versão de 24 kWh). Bem equipado, tem de série, entre outras coisas, sensores de luz, de chuva, câmara de visão traseira, sistema de infoentretenimento NissanConnect com sistema de navegação, vidros traseiros escurecidos, ar condicionado automático e estofos em Alcantara.

FICHA TÉCNICA

Motor Eléctrico:  AC, síncrono
Potência: 109cv
Binário: 254 Nm
Alimentação: Bateria de iões de lítio de 360 V e 30 kWh
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de relação única
Veloc. Máxima: 144 km/h
Acel. 0-100 km/h: 11,5s
Autonomia: 250 km*
Tempo de carga bateria: de 30 min. a 12 horas
Custo de carregamento: 2€-3€**
Emissões de CO2: 0 g/km***
Preço: Desde 30.300€ (com aluguer de bateria) / 36.200€ (incluindo bateria) ****

*Pendente de homologação oficial
** Dependendo da tarifa eléctrica
*** Embora o veículo tenha zero emissões de gases e de partículas, há que contar com as emissões geradas para a produção da energia eléctrica para o mover (conceito Well to Wheel – “Do poço [de petróleo] à roda”). Em Portugal, com base em dados de 2009, correspondiam a 40 g/km de CO2
**** Este preço é sem descontos para o Leaf 30kWh, nível de equipamento Acenta. O aluguer de bateria num contrato de 36 meses e 12.500km anuais custa 79€/mês. Com retoma e descontos de campanha, o preço baixa para 22.800€ (sem bateria) ou 28.700€ (com bateria)

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