Fugas - Motores

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O novo topo de gama da Renault

Por João Palma

Os responsáveis da Renault decidiram cortar todas as ligações do seu novo veículo do segmento D com o anterior modelo, o Laguna. Para evidenciar as diferenças no visual, equipamento e mecânica deram-lhe um novo nome: Talisman.

Poderia ser a quarta geração do Laguna, mas, sendo um veículo totalmente novo, tanto no visual, como nos equipamentos e na mecânica, a Renault decidiu que o seu novo familiar médio tivesse outro nome. Talisman não é uma designação virgem na nomenclatura da marca francesa: a Renault já comercializou um veículo com este nome na China. Porém, se o Talisman europeu tem pouco que ver com o Laguna, muito menos o tem com o homónimo chinês. O Renault Talisman será lançado em Portugal em Abril de 2016.

O Talisman era para ser comercializado no mercado português em Dezembro, mas um atraso na produção fez com que ele só estivesse disponível na segunda semana de Janeiro, coincidindo com o lançamento do novo Mégane. E se o Talisman é a jóia da coroa, o Mégane é o veículo mais importante da Renault no que toca a vendas em Portugal. Assim, numa decisão sensata, a prima-dona terá de esperar pela Primavera para entrar em palco e mesmo assim só a berlina – a carrinha, carroçaria que reúne as preferências dos portugueses, só chegará um a dois meses depois.

Porventura também sensata, mas revelando pouco arrojo, é a opção da Renault Portugal de só disponibilizar a gama de motores diesel. É verdade que os portugueses preferem o gasóleo, mas os gostos também se educam: conduzimos na apresentação internacional o Talisman com o motor Energy TCe 1.6 a gasolina, com 200cv, acoplado a uma caixa automática EDC de dupla embraiagem e sete relações. Atingindo os 237 km/h e com média oficial de consumo de 5,6 l/100km, bem como o sistema 4Control de quatro rodas direccionais, esta versão anuncia performances e comportamento superiores à motorização diesel mais potente (e foi essa a sensação com que ficámos num percurso de cerca de 130km) e mesmo com caixa automática, pensa-se que o preço estimado não andaria longe do do Talisman com motor a gasóleo de 130cv. Além disso, ter uma versão desportiva com 200cv de potência contribui para o prestígio de um veículo.

Não foi esta, porém, a opção da Renault, à semelhança do que ocorreu com o monovolume Espace. E é, precisamente, com o Espace que o Talisman partilha a plataforma CMF (Common Module Family), motores, mecânica, elementos do equipamento e design (em especial a parte da frente).

O novo familiar médio da marca francesa, com linhas elegantes, mede 4848mm de comprimento, 1869mm de largura e 1463mm de altura, tendo 2808mm de distância entre eixos, tendo crescido em relação ao Laguna. O tamanho exterior reflecte-se no espaço interior para os cinco ocupantes e na capacidade da mala, uma das referências no segmento D – 608 litros (1022 litros com a segunda fila de bancos rebatida) a que se somam 93 litros sob o fundo da bagageira.

O Renault Talisman é um estradista por excelência e as suas motorizações, três variantes do bloco 1.6 dCi a gasóleo, com 110cv, 130cv e 160cv, privilegiam a economia de consumos e emissões. Estes propulsores vêm acoplados a uma caixa manual de seis velocidades nas versões de 110cv e 130cv e automática de dupla embraiagem de seis relações no caso do 1.6 dCi de 160cv (esta caixa também está disponível em opção com o motor de 130cv).

A diferença de qualidade entre veículos de marcas premium ou generalistas está cada vez mais esbatida, em particular nos topos de gama das generalistas face aos modelos de entrada das marcas premium. Isso é evidente num carro como o Talisman, face à qualidade percebida dos materiais e acabamentos (embora haja ainda pormenores a melhorar).

A nova adição ao portfólio da Renault terá três níveis de equipamento: Zen, Intense e Initiale Paris. Ainda não se conhece o conteúdo de cada um deles, mas, em linhas gerais, terão muito em comum com os do Renault Espace.

É o caso do sistema Multi-Sense, um dispositivo estreado no Espace que coordena as tecnologias integradas na viatura e modos de condução (Neutro, Eco, Confort, Sport e Perso (este programável) com a cor da iluminação dos instrumentos a variar de acordo com cada um. Outra das tecnologias controladas pelo sistema Multi-Sense é a 4Control (quatro rodas direccionais), introduzido em 2007 no Laguna: abaixo dos 50km/h em modo Neutro (60 km/h no Confort e 70 km/h no Sport), as rodas traseiras giram no sentido oposto às dianteiras; acima desses limites elas giram todas na mesma direcção. Isso permite que o Talisman equipado com 4Control tenha um diâmetro de viragem de 10,8m, equiparável ao utilitário Renault Clio. Outra importação do Espace é o novo sistema de infoentretenimento R-Link 2 com o grande ecrã central de 8,7’’ integrado no tablier, que parece e funciona como um tablet. Um botão rotativo e botões de atalhos na consola central, bem como comandos no volante complementam as funções do ecrã táctil.

Na apresentação internacional, os veículos disponibilizados tinham sistema de som Bose, head-up display (projecção a cores numa lâmina transparente, no campo de visão do condutor, do essencial das informações de condução), cruise control adaptativo, travagem activa de emergência, alertas de saída involuntária de faixa, de distância para o veículo da frente, aviso de ângulo morto de rodagem, estacionamento automático, comutação automática de máximos, etc. Tudo isto estará disponível, mas só mais tarde será definido se será equipamento opcional ou de série nos níveis superiores.

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