Há carros de que apetece dizer: “Quando for grande, quero ter um destes.” O novo classe S Cabriolet da Mercedes-Benz é tudo o que imaginamos num descapotável mais o que não conseguimos imaginar. Porém, em todos os paraísos há uma serpente e neste caso é o preço: 182.750€ para o S 500 Cabrio e 246.000€ para o Mercedes-AMG S 63 4Matic Cabrio. Citando o brasileiro Jô Soares: “Não está caro, nós é que ganhamos pouco.” Já o novo roadster SLC chega desde os 42.800€.
Nice e a Côte d’Azur foram os locais escolhidos pela Mercedes-Benz para a apresentação dinâmica de quatro novos descapotáveis: o classe S Cabrio nas versões S 500 e na variante superdesportiva Mercedes-AMG S 63 4Matic Cabrio; e o novo SLC, o roadster que vem substituir o SLK, também numa versão “normal” e noutra desportiva – o Mercedes-AMG SLC 43. E não seria possível escolher um palco mais adequado que a requintada e luxuosa Riviera francesa para mostrar estes veículos, em especial os classe S Cabriolet e a sua variante S 63 4Matic Cabrio criada pela AMG, o departamento da Mercedes-Benz especializado em produzir veículos superdesportivos.
O classe S Cabriolet é um descapotável que deriva do classe S Coupé, com linhas elegantíssimas e aerodinâmicas (Cd 0.29), 4 lugares e tecto de lona. Tendo 5027mm de comprimento, 1899mm de largura e 1417mm de comprimento (respectivamente, 5044mm, 1913mm e 1428mm no caso do AMG S 63 Cabrio) é um dos maiores descapotáveis existentes no mercado e, no que se refere a luxo e equipamento, só é superado por modelos tipo Rolls Royce Phantom Coupé ou Bentley Continental GTC.
O mais “normal” S500 Cabrio tem um motor V8 de 4663cc a gasolina de 455cv, 700 Nm de binário logo às 1800 rpm e até às 3500 rpm, acoplado a uma muito eficiente e suave caixa automática 9G-Tronic de 9 relações. Já o superdesportivo AMG S 63 dispõe de um motor V8 de 5461cc a gasolina de 585cv com 900 Nm de binário às 2250-3750 rpm associado a uma caixa desportiva AMG Speedshift de 7 relações. Ambos limitados a 250 km/h, o S 63 com o pacote AMG Driver supera os 280 km/h. O S500 tem uma condução mais suave e confortável com resposta imediata a baixas rotações, o AMG S 63 é mais “bruto”, privilegiando a vertente desportiva mas sem descurar o conforto. De qualquer modo, estes modelos são capazes de velocidades estonteantes quando se trata de descapotáveis com tecto de lona. O conforto a céu aberto também está assegurado pelos Aircaps, deflectores colocados sobre o pára-brisas e atrás dos bancos traseiros, que reduzem a turbulência.
Dotado de 4 poltronas, o S Cabrio apresenta uma capota de lona muito isolante que se abre e fecha até 60 km/h (a cobertura e partição da mala adaptam-se automaticamente à abertura ou fecho da capota) e uma razoável mala de 350 litros. A lista de equipamento, de série ou em opção, contém tudo o que se possa pensar em veículos deste nível.
Na apresentação dos classe S Cabrio e SLC, a Mercedes-Benz, a nosso ver, cometeu um erro: os jornalistas experimentaram primeiro o classe S Cabrio e, no segundo dia, o SLC, que se integra nos classe C. A sensação foi que passámos de cavalo para burro. Nada mais injusto. É óbvio que terá de haver diferenças entre um carro que custa 180.000€ ou 240.000€ e outro com preços a partir dos 43.000€, mas o substituto do SLK, um roadster de 2 lugares com capota rígida (abre e fecha até 40 km/h), além de bem equipado, tem um design que supera em desportividade e elegância o do seu antecessor.
Este descapotável com 4133vmm de comprimento, 1810mm de largura e 1301mm de altura (4142mm, 1817mm e 1304mm, no caso do AMG SLC 43) tem quatro motorizações a gasolina: a entrada de gama, SLC 180 com 1595cc e 156cv; SLC 200 e SLC 300, com o mesmo bloco de 1991cc, mas, respectivamente, 184cv e 245cv; e a variante mais desportiva, preparada pela AMG, com motor V6 de 2996cc, que debita 367cv e um binário de 520Nm. Porém, em Portugal, será o SLC 250 d, com um económico motor a gasóleo com 2143cc e 204cv, que deverá reunir as preferências, apesar de a mala ter uma capacidade reduzida: 180-285 litros (capota fechada ou aberta) contra 225-335 litros das outras variantes. Os SLC 189 e 200 vêm com caixa manual de 6 velocidades, os restantes com a 9G-Tronic.
Tal como no seu “irmão mais rico”, o separador do compartimento da mala move-se para cima ou para baixo automaticamente com a abertura ou fecho da capota. Na lista de opcionais, há um que merece destaque: o tecto panorâmico com o sistema Magic Sky Control, que escurece ou clareia o tejadilho.