A Fiat ressuscitou o nome Tipo de um veículo que existiu entre 1988 e 1995 para designar uma viatura completamente nova: um modelo do segmento C generalista pelo preço, mas com atributos e funcionalidade que, segundo o fabricante italiano, lhe valem a classificação de "value for money" (valor pelo dinheiro).
O Fiat Tipo conquistou o galardão Autobest 2016 para “Melhor Compra de Automóvel 2106”, atribuído pelo júri internacional dessa organização independente, composto por 26 jornalistas especializados de outros tantos países europeus. O Fiat Tipo foi concebido e criado no Centro de Estilo Fiat, na Itália, e é fabricado na Turquia.
Lançado em Fevereiro em Portugal na variante de quatro portas, vai ter a partir da segunda quinzena de Junho um hatchback de cinco portas e em Setembro uma carrinha (SW), a carroçaria mais apelativa para o público português. Estas versões do Tipo terão uma motorização a gasolina 1.4 com 95cv e duas a gasóleo, variantes do bloco de 1598cc com 95cv e 120cv.
Os níveis de equipamento são dois: Easy e Lounge e os preços começam nos 16.900€ para o cinco portas e 17.900€ para a carrinha (há uma diferença de 1000€ entre as duas carroçarias) com o motor 14 de 95cv a gasolina e nível Easy. O 1.3 Multijet de 95cv a gasóleo está associado a uma caixa manual de cinco velocidades, os restantes propulsores estão acoplados a uma caixa manual de seis velocidades. Qualquer dos motores tem emissões e consumos reduzidos. Noutros mercados há ainda uma versão híbrida gasolina/GPL com motor 1.4 de 120cv, mas ainda não está decidido se será comercializada em Portugal.
A variante de cinco portas mede 4368mm de comprimento, 1792mm de largura e 1495mm de altura; a carrinha, com a mesma largura, tem 4571mm de comprimento e 1514mm de altura. O habitáculo é igualmente espaçoso para os cinco ocupantes, sendo mesmo maior que a maioria dos veículos do segmento onde se insere e mesmo superior ao de vários modelos do segmento superior. A mala do hatchback tem 440 litros de capacidade e a da carrinha 550 litros.
Para além das alterações decorrentes da diferença das carroçarias entre cinco portas e carrinha face ao quatro portas, há ainda outras. É o caso da suspensão com afinação mais rígida, para mitigar o adornamento em curva (em especial no caso da carrinha), proporcionando equilíbrio entre comodidade e estabilidade. Os grupos ópticos também têm um desenho distinto com luzes de dia em LED. O tablier dos Tipo 5p e SW difere na sua configuração da versão de quatro portas, nomeadamente a localização do ecrã táctil de 5’’ ou de 7’’ (conforme o nível de equipamento) do sistema multimédia e de infoentretenimento Uconnect HD Live. O modo de funcionamento deste ecrã, pelo método de “deslizar e arrastar”, é similar ao de um tablet.
O Fiat Tipo ainda não foi submetido aos testes de segurança do Euro NCAP, mas além de seis airbags e de um sofisticado controlo electrónico de estabilidade, que ajuda a manter a estabilidade do veículo em piso molhado, neve, gelo, em curva e em manobras de emergência, inclui auxílio à travagem de emergência, ao arranque em subida e controlo de tracção. De série ou em opção pode dispor de regulador/limitador de velocidade ou cruise control adaptativo (adapta automaticamente a velocidade em função do veículo que segue à frente) e Full Brake Control (trava autonomamente o veículo a velocidades superiores a 6 km/h de modo a evitar acidentes).
No que se refere às restantes características e atributos, elas são comuns a todas as versões e já aqui foram descritas quando apresentámos o Fiat Tipo de 4 portas.