Fugas - Motores

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Um SUV compacto, seguro e funcional

Por João Palma

O Seat Ateca, o primeiro SUV de raiz da marca espanhola do grupo Volkswagen, assume o objectivo de destronar o “rei” Nissan Qashqai e conquistar o trono.

Poucas vezes uma marca de automóveis terá sido tão clara nos seus objectivos ambiciosos. O Ateca, um SUV compacto, pretende rivalizar com o até agora incontestado líder do subsegmento dos SUV compactos — o Nissan Qashqai. À venda a partir de 8 de Julho, o Ateca terá dois motores a gasolina, 1.0 TSI de 115cv e 1.4TSI de 150cv, e dois a gasóleo, 1.6 TDI de 115cv e 2.0 TDI de 190cv, com preços desde os 26.921€ (1.4 TSI Style). Em Outubro, somar-se-á à gama o motor diesel 2.0 TDI de 150cv.

O primeiro SUV construído de raiz da Seat (já existem derivados de berlinas como o actual Leon ST-Experience e o anterior Altea Freetrack), vai buscar o nome a uma localidade espanhola, no caso Ateca, uma pequena aldeia na província de Saragoça. Mas com a ambição evidenciada — quer ser o terceiro pilar da marca em conjunto com o Ibiza e o Leon — , talvez se devesse chamar, por exemplo, Barcelona ou Madrid.

Os motores já são conhecidos de outros veículos do grupo Volkswagen, bem como as caixas manual de seis velocidades ou automática DSG de dupla embraiagem e sete relações, disponível em alternativa com o propulsor 2.0 TDI de 150cv e em exclusivo na variante 2.0 TDI de 190cv, a única com tracção integral 4Drive — todas as outras versões têm tracção dianteira.

Num mercado em que o gasóleo predomina, a Seat prevê que o grosso das vendas recairá no Ateca 1.6 TDI de 115cv, no nível Style, mas a marca aposta ainda no Ateca com o motor tricilíndrico turbo de 999cv, mais barato e uma escolha racional se a quilometragem anual não for muito elevada, até porque, em especial no caso do renting, esbate-se a vantagem do maior valor residual do diesel face à gasolina. A Seat anuncia três níveis de equipamento, consoante as motorizações, Reference, Style e Xcellence, mas só forneceu preços a partir do nível Style, aquele em que aposta mais. O nível Reference está previsto para mais tarde.

Este SUV mede 4363mm de comprimento, 1841mm de largura e 1601mm de altura. Mesmo só com tracção dianteira, o Seat Ateca tem algumas potencialidades que lhe permitem incursões fora de estrada, com 20,6º de ângulo de entrada, 25,5º de saída, 14,0º ventral e 189mm de altura livre ao solo. Com tracção integral, para além dos quatro modos de condução seleccionados com o botão Driving Experience na consola central (Normal, Sport, Eco e Individual), são acrescentados os programas Snow (Neve) e Offroad (Fora de Estrada), bem como a função Hill Descent Control (Controlo em Descidas).

No exterior, o Ateca tem um visual típico de SUV, robusto e elegante. O espaço interior está bem aproveitado, com quatro lugares amplos e o quinto, atrás no meio, um pouco mais acanhado. A mala, de fundo duplo, tem 520 litros de capacidade (485 litros na versão 4x4).

No que se refere à segurança, o Ateca obteve recentemente o máximo de 5 estrelas do Euro NCAP, já pelos parâmetros mais exigentes de 2016, com 93% na protecção de ocupantes adultos, 84% na protecção de crianças, 71% nos peões e 60% nos dispositivos auxiliares de segurança.

De série ou em opção, estão disponíveis o Assistente de Trânsito, que, em cidade, acelera ou pára automaticamente o veículo em função da distância ao carro da frente, Assistente de Faixa de Rodagem, Cruise Control Adaptativo (regula a velocidade e mantém a distância para a viatura à frente) com Travagem de Emergência em Cidade e Protecção de Peões, Detecção de Ângulo Morto (avisa a aproximação de um veículo noutra faixa de rodagem), Alerta de Trânsito Posterior (ao sair de um estacionamento perpendicular em marcha-atrás, detecta e alerta para a aproximação de outros carros), Câmaras de Visão de 360º (na apresentação internacional, com todos os vidros tapados, fizemos um percurso sinuoso num trajecto delimitado por pinos, tendo inclusive efectuado manobras em marcha-atrás).

No nível intermédio, Style, o Ateca inclui de série ecrã táctil de 5’’, travão de estacionamento eléctrico, arranque por botão (que pulsa quando o condutor se senta atrás do volante), jantes de 17’’, sensores de estacionamento traseiro e de pressão de pneus, Front Assist, detector de fadiga, climatizador, tec. O nível Xcellence acrescenta, entre outros, Assistente de Máximos (comutação automática entre máximos e médios face a outros veículos ou peões), faróis Full-LED e estofos em Alcantara.

No infoentretenimento, referência para o Media System Plus com ecrã de 8’’, para a Connectivity Box na consola central, que permite carregar smartphones por indução, Seat Full Link e ConnectApp (emparelhamento do sistema de infoentretenimento do carro com smartphones).

Para o próximo ano, a Seat prevê lançar um SUV mais pequeno.

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