Fugas - Motores

DR

M sinónimo de potência

Por João Palma

A divisão M (sinónimo de Motorsport) da BMW nasceu de início para criar exclusivamente carros de competição. Com o tempo, passou também a produzir veículos superdesportivos para venda ao público, derivados de modelos normais da marca alemã.

Há ainda os BMW M Performance, que, tendo partes de origem M, não são M puros, como os BMW M135i ou M235i. Não é o caso do BMW M2 Coupé, construído a partir do série 2 Coupé, mas 100% desenvolvido e modificado pelo departamento desportivo da marca de Munique.

O BMW M2, já à venda por um preço-base de 69.795€, é o mais acessível e o menos potente veículo saído dos “estábulos” da M. Isso, porém, não significa que seja um carrito baratucho e fraquinho — a fasquia da M é muito elevada. Aos 70 mil euros de custo-base (sem contar com os inevitáveis opcionais, fruto das políticas de todas as marcas premium, que engordam os preços em alguns milhares de euros) corresponde um veículo equipado com um motor com a chancela M, TwinPower Turbo 3.0 de 6 cilindros em linha com 370cv e um binário máximo de 465 Nm (500 Nm com overboost), acoplado a uma caixa automática desportiva de dupla embraiagem e sete relações DCT da M com tecnologia Drivelogic e patilhas ao volante para controlo manual.

O M2 vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3s e atinge os 250km/h ou os 270 km/h com o pack M Driver’s (velocidade limitada electronicamente). Disponível logo a baixas rotações (1400 rpm), o binário máximo de 465 Nm, entre as 1350 rpm e as 4500 rpm, tem um aumento de 35 Nm graças à função overboost.

Construído para arranques espontâneos e curvas rápidas, o M2 Coupé, tal como todos os modelos da M, foi desenvolvido, testado e afinado nas instalações privadas da BMW no famoso circuito alemão de Nürburgring. Na apresentação internacional à imprensa, na pista de Hungaroring (sede do GP de F1 da Hungria), foi possível apreciar todas as qualidades deste carro.

Com uma direcção muito directa e bem afinada, graças ao diferencial activo M, que distribui o binário entre as rodas traseiras, dispõe de excelente tracção e estabilidade nas mudanças rápidas de faixa de rodagem e em curva. Apesar de ter apenas tracção traseira, nunca se sente perda de controlo do carro, para o que também contribui o bloqueio permanente do diferencial, proporcionando uma condução simultaneamente segura e divertida.

Os modos de condução são três, Confort, Sport e Sport+. Este último modo permite um maior deslizamento de rodas (drifting), para uma pilotagem superdesportiva em pista. Além disso dispõe das funções Launch Control (para arrancar com a máxima aceleração possível), Stability Clutch Control (Controlo de Estabilidade da Embraiagem),que, se necessário, desembraia o motor para evitar a sobreviragem e estabilizar o veículo e Smokey Burn Out, que permita até certo ponto a patinagem das rodas traseiras com o carro em movimento — tudo isto para optimizar o desempenho em pista.

No entanto, o M2, desenvolvido nas pistas de competição, também está perfeitamente apto para circular confortavelmente em estrada: dispõe de um eficiente sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor, que contribui para consumos comedidos — média anunciada de 7,9 l/100km de gasolina 98 (sendo um corcel puro-sangue, só come fava super) e arranques suaves. O BMW M2 Coupé tanto serve para track-days em pista como para passeios tranquilos ou longas viagens em família, graças aos seus 600km de autonomia. Isto é, concilia diversão e prazer de condução com funcionalidade: tanto corresponde às solicitações mais exigentes de pilotos experientes como se deixa controlar por um condutor normal.

--%>