Fugas - Motores

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Uma confortável e elegante berlina

Por Carla B. Ribeiro

Estradista por excelência, o novo veículo do segmento D da Renault, que substituiu o Laguna, aposta na elegância e no conforto. Com o bloco diesel 1.6 twin turbo de 160cv consegue bons desempenhos.

Todos sabemos: há casos de amor à primeira vista. Nem sempre correm bem, mas deixam-nos com aquele delicioso friozinho na barriga próprio da adolescência. Um primeiro contacto com o Talisman é um bocadinho como esse sentimento. Com um twist: tendo em conta o que oferece, tem muito para dar certo.

Quando tudo indicava que o Laguna caminhava para uma quarta geração, a Renault voltou a baralhar e dar. Até porque o sucesso do seu grande familiar nunca foi comparável ao do Clio ou do Mégane. Assim, a decisão passou por descontinuar a produção do Laguna e repensar o que um cliente do segmento D procura num carro. Nasceu assim o Talisman (não confundir com o modelo homónimo comercializado na China desde 2004), um familiar de porte médio-grande, disponível na versão berlina de quatro portas e, desde Junho, em formato carrinha (Sport Tourer).

Com 4848mm de comprimento, 1869mm de largura e 1463mm de altura, apresenta uma distância entre eixos de 2808mm, muito bem aproveitada pelos passageiros que se sentam atrás e que dificilmente se queixarão de falta de espaço para as pernas. Em relação à boa utilização de espaço, destaque para a mala, capaz de acomodar 515 litros — um espaço extra sob o alçapão consegue ainda arrumar mais 93 litros. O volume de bagagem da berlina é assim superior ao da carrinha (492 litros), embora o sedan perca para esta pela impossibilidade de rebater os bancos.

Mas, com malas e tarecos bem arrumados, voltemos ao interior do carro. Para quem segue atrás, há conforto a rodos — mesmo que, como foi o caso, haja necessidade de acomodar três. Já à frente, quem vai aos comandos beneficia de uma posição de condução ideal muito fácil de encontrar. A ajuda extra proporcionada pelos ergonómicos assentos também é notada. Materiais e acabamentos, não rivalizando com as marcas premium e restando ainda um ou outro apontamento que poderá num futuro próximo ser alvo de melhorias, não desiludem e nota-se uma preocupação em gerir o espaço e o design, não comprometendo nenhum. 

Nota muito positiva para a inclusão do ecrã central de 8,7’’, em tudo semelhante a um grande tablet, que reúne o sistema de infoentretenimento R-Link 2. Além de ser possível comandar as diversas funções no ecrã táctil, há um botão rotativo e botões de atalho na consola central, bem como comandos no volante. Tudo junto, torna a experiência fácil, não sendo necessário desviar os olhos da estrada para definir ou alterar parâmetros das mais diversas funcionalidades. 

Uma dessas funcionalidades é o sistema Multi-Sense, um dispositivo que coordena as tecnologias integradas na viatura e modos de condução: Neutro, Eco, Comfort, Sport e Perso (este programável) que não só alteram a cor da iluminação dos instrumentos e do ambiente do carro como o transformam de acordo com as necessidades apontadas. Outra das tecnologias controladas pelo Multi-Sense é a 4Control de quatro rodas direccionais. Este sistema, de série no nível mais equipado, permite que as rodas traseiras apontem no sentido oposto às dianteiras, quando abaixo dos 50km/h (em modo Neutro; 60 km/h no Confort e 70 km/h no Sport), e na mesma direcção quando acima daquelas velocidades. Na prática, isto permite uma precisão de curva maior, mesmo entrando nesta com alguma velocidade, aumentando os níveis de segurança, mas também de diversão. A passo de caracol, como no trânsito urbano, sai beneficiado o raio de viragem quase equiparável ao utilitário Clio (e que mede menos 78,6cm!).

Os desempenhos da motorização diesel 1.6 dCi de 160cv também podem ser muito bem usados como arma para convencer que o Talisman é um compromisso de longo prazo. Não tendo respostas do outro mundo (a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,4 segundos), o bloco evolui de uma forma suave, mas sem dar parte de fraco — afinal, são 160cv de potência e um binário de 380 Nm às 1750rpm geridos por uma reactiva q.b. caixa de dupla embraiagem EDC. Com uma boa surpresa na altura de abastecer: a marca anuncia 4,5 l/100km de consumo médio e não ficámos longe. Mesmo com lotação esgotada e abusando do ar condicionado.

O Talisman é comercializado com três níveis de equipamento, Zen, Intense e Initiale Paris, mas para este ensaio rolámos com o veículo mais apetrechado em sistemas e mimos. A começar pelas jantes em liga leve de 19 polegadas, pela cor específica da carroçaria Preto Ametista (pintura metalizada é paga à parte: 700€), os estofos em couro, o conforto acústico reforçado e o acesso a serviços exclusivos. Mas há mais: Head-Up Display, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, o tal sistema 4Control e amortecimento pilotado. Ao nível do conforto, destaque para os bancos de regulação eléctrica à frente, com ajuste específico para a zona lombar e funções de massagem, ventilação, aquecimento e memória.

E se há detalhes que parecem afastar o Talisman das marcas premium, há outros que o colocam taco a taco. É o caso da inclusão de um sistema de som BOSE com 13 altifalantes, que elevam a experiência a outra dimensão. 

Depois, a cereja. A tal pela qual há quem se apaixone. O Talisman é bonito, sobretudo na sua inspirada frente, e ninguém se cansa de olhar para ele — nem nós. 

Eficiente

O bloco 1.6 Twin Turbo de 160cv tem um comportamento digno ?de um estradista: evolui ?de forma suave mas eficaz. ?Além disso, consegue ser poupado, sobretudo em modo Eco, que reduz as prestações ?mas não desilude.

Tecnológico

A inclusão do ecrã central de 8,7’’, semelhante a um tablet, é uma boa aposta, concentrando o sistema de infoentretenimento R-Link 2, assim como a gestão das mais diversas funcionalidades. 

Distinto

Com um design que lhe tem valido rasgados elogios (e prémios), a estética do carro ganha, sobretudo a sua frente, quando é equipado com os faróis dianteiros Full LED Pure Vision, de série a partir do nível Intens.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1996cc
Potência: 310cv @ 6500rpm
Binário: 400 Nm @2500-4500rpm
Cilindros: 4, eFicha Técnica

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 160cv @ 4000rpm
Binário: 380 Nm @1750rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Admissão variável. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática, 6 vel
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,8m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás

Dimensões

Comprimento: 4848mm
Largura: 1869mm
Altura: 1463mm
Distância entre eixos: 2808mm
Peso: 1593 kg
Pneus: 245/40 R19
Capac. depósito: 47 litros
Capac. mala: 515 litros (+ 93l)

Prestações

Veloc. máx.: 215 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,4s
Cons. misto: 4,5 l/100 km
Emissões CO2: 118 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço

46.100€ (unidade ensaiada, com pintura metalizada, 46.800€). Equipamento de série inclui ABS com sistema de assistência à travagem de urgência, controlo electrónico de estabilidade, ajuda ao arranque em subida, airbags (frontais, laterais, de cortina), sensores de luz e chuva, ISOFIX, pneu sobressalente de dimensões reduzidas, ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, Head-Up Display, Renault Multi-Sense, 4Control, Faróis dianteiros Full LED Pure Vision, ar condicionado automático “bi-zone”.

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