Com os numerosos sistemas de assistência à condução estreados nos últimos lançamentos da Audi, casos do TT e do A4, o revisto Audi A3 mantém todas as características de um compacto, ao mesmo tempo que actualiza o conceito de se pertencer a uma linha premium.
Entre as várias ajudas disponíveis, destaque para o Audi pre sense à frente, que inclui a protecção dos peões por antecipação, e o Audi active lane assist, isto é, o apoio à permanência na faixa de rodagem. Muito útil para o condutor é o assistente de trânsito que, em conjunto com o Audi adaptive cruise control (ACC), inclui a função Stop&Go. Recorrendo a este sistema é possível manter, com mínima interferência do condutor, uma distância segura do carro da frente.
Em combinação com a caixa de dupla embraiagem S tronic, além da velocidade ser regulada pela distância do veículo à nossa frente, a marcha do Audi pode ser estancada que o próprio reinicia o movimento sozinho. Até 65 km/h este mesmo assistente de trânsito pode assumir a direcção — isto só é possível se as linhas que definem as faixas de rodagem estiverem bem visíveis.
Mas há mais tecnologia no novo Audi A3 para lá dos sistemas de segurança. O A3 recebe pela primeira vez o virtual cockpit, estreado em 2014 com a terceira geração do Audi TT. Este, além de inovar na forma de prestar informação ao condutor, transforma todo o tablier ao concentrar todas as informações num ecrã de alta resolução TFT de 12,3’’ no sítio onde habitualmente se encontra a instrumentação. Com o virtual cockpit é possível ir alternando a visualização (sendo digital, os tradicionais mostradores de velocidade e de rotações podem ser aumentados ou diminuídos) de acordo com as necessidades a cada momento. Assim, o mesmo painel pode exibir mapa de navegação ou as funcionalidades do telefone, rádio e leitura de ficheiros áudio.
O carro vem equipado de série com MMI rádio plus com um ecrã eléctrico de 7’’ de série, mas os opcionais MMI e MMI plus com MMI touch, em conjunto com o Audi connect, permitem muitas funções online para o veículo: visualizar a navegação com o Google Earth, obter informações de tráfego do Google Street View em tempo real ou fazer uma ligação individual à internet através do Wi-Fi hotspot.
Apresentando uma verdadeira revolução tecnológica, o modelo chega também com linhas revistas, embora não haja nenhuma ruptura acentuada com o que substitui. As dimensões mantêm-se praticamente inalteradas em todas as quotas, embora o carro aparente estar maior e mais largo. A sensação deve-se sobretudo à grelha Singleframe, maior e de contornos mais vincados, e às redesenhadas ópticas com luzes xénon plus de série (mas a mudança ainda se torna mais evidente se se optar por faróis em LED ou em Matrix LED, em extra pago à parte).
O mesmo acontece atrás, onde a ideia de largura foi trabalhada com os novos farolins e através da extremidade de separação por cima do difusor. Tanto por fora como por dentro, o carro pode receber configurações distintas dependendo do nível de equipamento: além do base, estão disponíveis os Design e Sport, com os opcionais pacotes desportivo S line e Design selection. Com este facelift, o A3 recebe seis motorizações, embora a Portugal cheguem para já apenas quatro, com destaque para a estreia de um tricilíndrico.
O novo 1.0 TFSI a gasolina, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma S tronic de sete, chega com uma potência equivalente a 115cv, dispondo de um torque máximo de 200 Nm entre as 2000 e as 3500 rotações. Com um consumo médio em circuito misto na ordem dos 4,6 l/100km, acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima superior a 200 km/h.
A diesel, as preferências deverão incidir no 1.6 TDI com uma potência de 110cv e um consumo médio inferior a quatro litros. No entanto, a Audi não deixa de lado o bem-sucedido propulsor 2.0 turbodiesel, disponível com 150cv (binário de 340 Nm entre as 1750 e as 3000rpm) ou com 184cv (380 Nm entre as 1750 e as 3000rpm).
No arranque de 2017, espera-se ainda que a gama de motores a gasolina venha a ser reforçada com o novo 2.0 TFSI de 190cv, acoplado a uma S tronic de sete velocidades banhada a óleo e com tracção permanente quattro. A reformulação do A3 é extensível a todas as suas carroçarias — três portas, Limousine, Sportback, Cabriolet —, mas também ao desportivo S3.
Além das alterações de estética, e de também este receber toda a tecnologia da casa de Ingolstadt, surge ainda mais potente que o modelo que substitui. O motor 2.0 TFSI chega agora com 310cv (mais 10cv) e um torque de 400 Nm (mais 20 Nm) disponível entre as 2000 e as 5400 rpm. Com caixa S tronic, o novo S3 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5s. Revistos foram também a gestão do Controlo Electrónico de Estabilidade e as suspensões.