Reduzir peso supérfluo
Com o tempo, na mala do carro vão-se acumulando coisas que não fazem a mínima falta e aumentam o peso do veículo. Coloque só o essencial no seu carro. E faça mais: remova os suportes de carga de tejadilho e traseira quando não são necessários.
Aqueça o carro em movimento
Ainda há quem, em especial no Inverno, ponha o carro a trabalhar parado, por vezes durante minutos, para alegadamente “aquecer” o motor. Mas os motores actuais não precisam de aquecer. Além disso, o motor pode aquecer, mas os outros órgãos mecânicos do carro, como transmissões, eixos, pneus, etc., continuam frios e só aquecem à medida que o veículo se movimenta. O melhor mesmo é entrar no carro, arrancar e acelerar suavemente para que todos os componentes mecânicos aqueçam de uma forma gradual.
Engrene a mudança acima
Os veículos actuais dotados de caixa manual já trazem, na sua grande maioria, indicação de mudança de velocidade (para cima ou para baixo). Noutros casos, sempre que a rotação do motor o permita, tente utilizar a mudança acima. Uma regra simples (há excepções) é a 30 km/h meter a 3.ª, a 40 km/h a 4.ª, a 50 km/h a 5.ª e a 60 km/h a 6.ª. E quando o semáforo passa a verde meter a 2.ª o mais rapidamente possível.
Poupe em electricidade
O equipamento opcional frequentemente usa muita energia. Sendo assim, use o ar condicionado, aquecimento de bancos e outros equipamentos eléctricos de forma comedida. Pequenas coisas ajudam, como estacionar à sombra ou abrir as janelas para fazer corrente de ar.
Conduza descontraidamente
Conduza por antecipação e controle a força com que usa o travão ou o acelerador. Se o carro à frente trava, mantendo a distância de segurança, muitas vezes é só necessário levantar o pé do acelerador. Travagens e acelerações bruscas e frequentes aumentam o consumo. É preferível adaptar-se ao tráfego por forma a garantir uma condução eficiente.
Poupe-se nas corridas
A condução no dia-a-dia não é competir em rali ou na Fórmula 1. Tempo é dinheiro, mas em estrada e auto-estrada, ao aumentar a velocidade, aumenta o consumo de combustível. Para além de se arriscar a uma multa por excesso de velocidade, os 10 ou 15 minutos que ganha ficam muito caros em combustível.
Dê descanso ao seu carro
Se tiver de parar por mais de 10 segundos, vale a pena desligar o carro para poupar combustível. Não é por acaso que muitos veículos actuais, mesmo superdesportivos, já têm um sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor.
Não poupe na manutenção
Por uma questão de disponibilidade financeira imediata, e quando o automóvel continua a andar sem problemas visíveis, há, por vezes, a tendência de atrasar as revisões e negligenciar a manutenção. Essa é uma poupança ilusória que pode sair muito cara. É conveniente verificar o estado do seu carro de forma regular: pode precisar somente de mudar o óleo, de um novo filtro de ar ou de velas, mas só poderá conduzir de forma eficiente e económica se todas as peças funcionarem da melhor forma.
Cuide dos pneus da sua viatura
Os pneus são a única parte do carro em contacto com o solo. Parecendo coisas simples, são muito complexos e têm um papel essencial no desempenho e na segurança dos carros. Os pneus perdem sempre ar. Por isso pressões de enchimento devem ser verificadas regularmente. Se for necessário corrigir a pressão, faça-o com o pneu frio. Mantenha as pressões indicadas pelo fabricante. Os pneus em bom estado e com pressão correcta poupam combustível e o carro ganha estabilidade.
(com base num artigo da Opel sobre dados de consumo de combustível)