Era o primeiro SUV de uma marca de prestígio como a Jaguar e esta não fez por menos: na apresentação mundial do F-Pace, no último Salão de Frankfurt, construiu um loop e contratou um piloto de acrobacias para, ao volante de um F-Pace 4x4 3.0 V6 a gasolina de 380cv com 1,8 toneladas de peso, descrever um arco de 360º, em que, a dado momento, o carro fica literalmente de rodas para o ar. Esta proeza espectacular está registada no Guinness e pode ser vista aqui abaixo.
É um caso para se dizer: “Feito por profissionais, não tente repetir isto.” Muito menos se o F-Pace em questão for um menos potente 2.0D Prestige AWD Auto com 180cv, o veículo que conduzimos. Mas também não precisamos de uma viatura para números de circo: na condução do dia-a-dia (e não só…) este SUV tem um comportamento e performances de acordo com o que se exige de uma luxuosa viatura premium. O modelo que nos disponibilizaram, com tracção integral, é classe 2 nas portagens, mas há um F-Pace com o mesmo motor 2.0 a gasóleo de 180cv com tracção traseira (preços desde 54.490€ com caixa manual de 6 velocidades) que é classe 1.
A entrada da Jaguar no mundo dos SUV não foi um salto para o desconhecido, pois beneficiou da vasta experiência da marca-irmã Land Rover — é o caso do modo de condução All Surface Progress Control, para fora de estrada, que permite manter uma velocidade constante entre 3,6 km/h e 30km, acelerando ou travando em função dos obstáculos e da orografia, que é o equivalente do All-Terrain Progress Control da Land Rover. No entanto, o F-Pace não é uma versão da Jaguar de um SUV da Land Rover — a plataforma usada é a do Jaguar XE e 80% da estrutura é em alumínio, o que o torna mais leve que outros SUV com as mesmas dimensões. A suspensão, que confere conforto e estabilidade ao F-Pace, é similar à do XE, utilizando o sistema Integral Link atrás (também usado nos Ford Mondeo e Mustang).
Outros modos de condução são o Normal, o Eco e o Dinâmico (para além da possibilidade de se desconectar o controlo de estabilidade). Nos dois primeiros modos, a resposta do carro não é instantânea, apesar de a resposta da caixa automática de oito relações (com patilhas no volante para selecção manual) ser irrepreensível. Porém, rode-se o botão do selector de velocidades para a posição S e escolha-se o modo Dinâmico e o Jaguar mostra a sua ferocidade — até a cor do velocímetro digital muda para vermelho. Claro que isso se paga nos consumos, mas não há almoços grátis. Mesmo sem abusar de uma condução desportiva, em cerca de 600km obtivemos uma média de 7,1 l/100km — razoável para um veículo de 1,8 toneladas mas longe da média teórica anunciada pela marca.
O Jaguar F-Pace não é um todo-o-terreno puro e duro (para isso existe a Land Rover), mas as suas capacidades para circular fora de estrada permitem-lhe enfrentar pisos com algum grau de dificuldade. O veículo que conduzimos incluía o Adaptive Dynamic Pack (1307€, compreendendo Sistema Dinâmico Adaptativo e Adaptive Surface Response), o que lhe reforçava as potencialidades off-road. Além disso, trazia um pneu sobresselente com as mesmas dimensões dos restantes (504€, um opcional muito recomendável, mais a mais tratando-se de um SUV) e o Advanced Parking Assist Pack com câmara Surround de 360º (2579€), muito útil para, entre outras coisas, detectar obstáculos fora de estrada.
No nível Prestige, o equipamento de série é extenso, incluindo, por exemplo, sensores de chuva, iluminação automática com faróis bixénon, climatizador bizona, assistência ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo ou aviso de saída de faixa de rodagem. Mas, como é habitual, os veículos que as marcas disponibilizam para ensaios vêm carregados de equipamento opcional e o F-Pace que conduzimos não fugiu à regra, com mordomias como tecto de abrir panorâmico, head-up display (projecção de informações no pára-brisas do carro), faróis em LED, bancos eléctricos, climatizador com quatro vias, etc., etc.. Não trazia, porém, uma opção muito curiosa: a Chave de Actividade (379,52€), uma pulseira à prova de água que substitui a chave/comando normal (podendo deixar-se esta última no porta-luvas do carro porque fica inactiva, quando se faz natação ou corrida).
Ao elegante visual exterior corresponde um interior de bom gosto, com materiais e acabamentos de qualidade premium, habitáculo espaçoso (a excepção é o lugar do meio atrás) e uma mala que é das maiores do seu segmento. A posição de condução é boa, a instrumentação completa e de fácil leitura e accionamento mas a visibilidade pelo óculo traseiro não é a melhor.
PORMENORES
Elegante e muito prático
O painel de instrumentos, que é composto por visores circulares digitais atrás do volante (que não impede a visão dos mesmos) e um enorme ecrã táctil central, não só confere um ar elegante e moderno ao interior do F-Pace, a condizer com a qualidade dos materiais e acabamentos utilizados no habitáculo, como integra uma instrumentação muito completa de fácil leitura e manuseamento intuitivo.
Adaptável a todos os estilos de condução
O Jaguar F-Pace proporciona condução para todos os gostos mesmo quando o asfalto se acaba. O botão circular do selector de velocidades (retrai-se quando o carro se desliga) oferece, além das usuais P (parque, com accionamento automático do travão eléctrico), R (marcha-atrás) e N (neutro), uma posição S, desportiva. Esta, conjugada com o modo de condução Dinâmico (bandeira de xadrez), faz do F-Pace um SUV desportivo. Os outros modos são Normal (ícone de um carro), Eco (económico e eficiente), All Surface Progress Control (todo-o-terreno) e possibilidade de desconectar o Controlo de Estabilidade.
Tecnologias de ponta
Já não é novidade — muitas marcas premium os usam —, mas os LED dos grupos ópticos com formato em “J” do F-Pace com iluminação adaptativa (opção, 1192€, aos faróis bixénon de série), bem como os LED das luzes diurnas e traseiras, além de reforçarem o visual distinto deste veículo, proporcionam uma boa visibilidade nocturna e são um exemplo das tecnologias de ponta utilizadas neste SUV.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1999cc
Potência: 180cv às 4000 rpm
Binário: 430 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Integral
Caixa: Automática de conversor de binário com 8 relações
Sistema Start/Stop: Sim
Suspensão: Paralelogramo deformável e à frente; Integral Link e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,9m entre passeios e 12,3m entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
DIMENSÕES
Comprimento: 4731mm
Largura: 2070mm
Altura: 1653mm
Distância entre eixos: 2874mm
Peso: 1775kg
Pneus: 255/55 R19 111 W (pneu sobressalente com a mesma medida, opcional, 620€)
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 650 litros (1740 litros com a 2.ª fila de bancos rebatida)
PRESTAÇÕES*
Ângulo de entrada: 25,5º
Ângulo de saída: 26,0º
Ângulo ventral: 21,0º
Altura livre ao solo: 213mm
Altura de vadeação: 525mm
Veloc. máx.: 208 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,7s
Cons. misto: 5,3 litros/100 km
Emissões CO2: 139 g/km
Nível de emissões: Euro 6
*Dados do construtor
Preço: 66.200€ (viatura ensaiada, 86.239€)