Muitas carrinhas derivam de uma carroçaria “esticada” de berlina. Não é o caso da quarta geração da Megane Sport Tourer. Desenvolvida em paralelo com a berlina e partilhando com ela equipamento e motorizações, tem uma personalidade própria, muito influenciada por ideias apresentadas por concessionários, em particular portugueses, pelo que na sede da Renault, em França, a nova Megane ST, já à venda em Portugal, é apelidada de “o carro português”.
A berlina foi lançada em Janeiro deste ano, mas, por política de empresa, apesar de a carrinha já estar pronta, só agora é que está disponível no mercado português. Com estas duas carroçarias em conjunto, o objectivo da Renault é recuperar para o Megane o título que já foi seu em quatro anos deste século XXI: campeão de vendas no segmento C.
A nova Megane ST pode ter três propulsores a gasolina, de 100cv a 205cv, e quatro a gasóleo, de 90cv a 165cv — embora este último, exclusivo para o Megane Sport Tourer GT, não esteja disponível no lançamento, só vindo em Novembro. A transmissão é efectuada através de uma caixa manual de seis velocidades ou por uma caixa automática de dupla embraiagem de sete relações (de série na Megane ST GT a gasolina e em opção para a carrinha com motores de 130cv a gasolina) ou de seis relações com os propulsores a gasóleo (de série na Megane ST GT de 165cv e em opção para os motores de 110cv e 130cv). Para 2017, está prevista uma versão híbrida e ecológica, Hybrid Assist, com o propulsor diesel de 110cv e um motor eléctrico auxiliar, cujas emissões médias de CO2 serão 76/77 g/km.
Consoante as motorizações, há cinco níveis de equipamento: Zen, Intens, GT Line, Bose Edition e, para a versão desportiva, o GT. A Renault prevê que o grosso das vendas da Megane ST recaia nos motores de 110cv e 130cv a gasóleo e no nível GT Line. Os preços vão desde os 22.350€ da Megane ST com motor a gasolina Energy TCe de 100cv no nível Zen, até aos 36.100€ da Megane Sport Tourer GT com motor a gasóleo de 165cv e lançamento previsto para Novembro. A carrinha custa mais 1200€ que a berlina.
Com 4626mm de comprimento, 1814mm de largura e 1449mm de altura, a nova Megane Sport Tourer é 58mm mais baixa e 45mm mais comprida que a anterior Megane ST e 267mm mais comprida que a berlina. A mala mantém os mesmos 580 litros de capacidade (1695 litros com a segunda fila de bancos rebatidos) da Megane ST III. Adicionalmente, o banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido, criando um espaço de carga para objectos até 2,7 metros de comprimento. A principal diferença reside no ganho em espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros. A Renault afirma que, nessa vertente, a nova Megane ST é uma referência no segmento C.
Com um design inspirado no ADN da Renault Sport, mais evidente nos níveis GT Line, Bose e GT, a nova carrinha Megane tem um visual dinâmico e elegante, realçado pela moldura cromada das superfícies vidradas e pelas novas ópticas à frente e atrás, com iluminação automática em LED de série no GT e na Bose Edition e opcional nos níveis Intens e GT Line.
Para recuperar a liderança perdida, a Renault oferece uma boa relação preço/equipamento tanto na berlina como na carrinha. No interior, há sensíveis melhorias em relação ao Megane III nos materiais utilizados e nos acabamentos. A posição de condução melhorou e todas as tecnologias são intuitivas e estão concebidas para facilitar o seu uso, tendo em vista uma condução segura e confortável.
Mesmo no nível mais básico, Zen, a Megane ST traz de série regulador/limitador de velocidade, ar condicionado, vidros eléctricos, faróis de nevoeiro, luzes de dia e traseiras em LED, rádio com ecrã de 4,2’’, ecrã TFT, porta-luvas iluminado, auxílio ao arranque em subida, retrovisores eléctricos com desembaciamento, etc.
No GT Line, que se prevê constituir o grosso das vendas, para além de um design específico, a lista do equipamento de série é extensa, incluindo, além do já referido aviso de saída de faixa, sensores de chuva e de luminosidade, climatizador bizona, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, head-up display (projecção de informações no pára-brisas do carro), vidros traseiros escurecidos, sistema multimédia e de navegação R-Link 2 com ecrã táctil de 7’’, jantes de 17’’, sistema Multi-Sense de personalização com cinco modos de condução (Neutral, Sport, Confort, Eco, Personalizado), etc. O Bose Edition, para além de um sistema de som concebido especificamente para a Megane ST, adiciona ecrã táctil de 8,7’’ e câmara de marcha atrás.
Por fim, o nível GT, que é específico para a versão desportiva equipada com os motores mais potentes, 1.6 TCe de 205cv a gasolina e 1.6 dCi de 165cv a gasóleo, além de chassis desportivo, dispõe em exclusivo da tecnologia 4Control (estreada no Laguna em 2008) — abaixo dos 80 km/h em modo Sport e de 60 km/h nos restantes três modos (Neutral, Confort e Personalizado), as rodas traseiras viram no sentido inverso das dianteiras, aumentando a manobrabilidade a baixas velocidades e a estabilidade a velocidades elevadas. Outros equipamentos exclusivos são o botão RS Drive com Launch Control (para arranque imediato em condução desportiva) e função Multi Change Down, bem como patilhas ao volante para selecção manual de velocidades.