Fugas - Motores

“O carro português”

Por João Palma

A nova carrinha Megane Sport Tourer foi desenvolvida em simultâneo com a berlina mas com características próprias, muitas delas fruto de sugestões de concessionários em Portugal, pelo que os responsáveis da Renault lhe chamam “o carro português”.

Muitas carrinhas derivam de uma carroçaria “esticada” de berlina. Não é o caso da quarta geração da Megane Sport Tourer. Desenvolvida em paralelo com a berlina e partilhando com ela equipamento e motorizações, tem uma personalidade própria, muito influenciada por ideias apresentadas por concessionários, em particular portugueses, pelo que na sede da Renault, em França, a nova Megane ST, já à venda em Portugal, é apelidada de “o carro português”.

A berlina foi lançada em Janeiro deste ano, mas, por política de empresa, apesar de a carrinha já estar pronta, só agora é que está disponível no mercado português. Com estas duas carroçarias em conjunto, o objectivo da Renault é recuperar para o Megane o título que já foi seu em quatro anos deste século XXI: campeão de vendas no segmento C.

A nova Megane ST pode ter três propulsores a gasolina, de 100cv a 205cv, e quatro a gasóleo, de 90cv a 165cv — embora este último, exclusivo para o Megane Sport Tourer GT, não esteja disponível no lançamento, só vindo em Novembro. A transmissão é efectuada através de uma caixa manual de seis velocidades ou por uma caixa automática de dupla embraiagem de sete relações (de série na Megane ST GT a gasolina e em opção para a carrinha com motores de 130cv a gasolina) ou de seis relações com os propulsores a gasóleo (de série na Megane ST GT de 165cv e em opção para os motores de 110cv e 130cv). Para 2017, está prevista uma versão híbrida e ecológica, Hybrid Assist, com o propulsor diesel de 110cv e um motor eléctrico auxiliar, cujas emissões médias de CO2 serão 76/77 g/km.

Consoante as motorizações, há cinco níveis de equipamento: Zen, Intens, GT Line, Bose Edition e, para a versão desportiva, o GT. A Renault prevê que o grosso das vendas da Megane ST recaia nos motores de 110cv e 130cv a gasóleo e no nível GT Line. Os preços vão desde os 22.350€ da Megane ST com motor a gasolina Energy TCe de 100cv no nível Zen, até aos 36.100€ da Megane Sport Tourer GT com motor a gasóleo de 165cv e lançamento previsto para Novembro. A carrinha custa mais 1200€ que a berlina.

Com 4626mm de comprimento, 1814mm de largura e 1449mm de altura, a nova Megane Sport Tourer é 58mm mais baixa e 45mm mais comprida que a anterior Megane ST e 267mm mais comprida que a berlina. A mala mantém os mesmos 580 litros de capacidade (1695 litros com a segunda fila de bancos rebatidos) da Megane ST III. Adicionalmente, o banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido, criando um espaço de carga para objectos até 2,7 metros de comprimento. A principal diferença reside no ganho em espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros. A Renault afirma que, nessa vertente, a nova Megane ST é uma referência no segmento C.

Com um design inspirado no ADN da Renault Sport, mais evidente nos níveis GT Line, Bose e GT, a nova carrinha Megane tem um visual dinâmico e elegante, realçado pela moldura cromada das superfícies vidradas e pelas novas ópticas à frente e atrás, com iluminação automática em LED de série no GT e na Bose Edition e opcional nos níveis Intens e GT Line.

Para recuperar a liderança perdida, a Renault oferece uma boa relação preço/equipamento tanto na berlina como na carrinha. No interior, há sensíveis melhorias em relação ao Megane III nos materiais utilizados e nos acabamentos. A posição de condução melhorou e todas as tecnologias são intuitivas e estão concebidas para facilitar o seu uso, tendo em vista uma condução segura e confortável.

Mesmo no nível mais básico, Zen, a Megane ST traz de série regulador/limitador de velocidade, ar condicionado, vidros eléctricos, faróis de nevoeiro, luzes de dia e traseiras em LED, rádio com ecrã de 4,2’’, ecrã TFT, porta-luvas iluminado, auxílio ao arranque em subida, retrovisores eléctricos com desembaciamento, etc.

No GT Line, que se prevê constituir o grosso das vendas, para além de um design específico, a lista do equipamento de série é extensa, incluindo, além do já referido aviso de saída de faixa, sensores de chuva e de luminosidade, climatizador bizona, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, head-up display (projecção de informações no pára-brisas do carro), vidros traseiros escurecidos, sistema multimédia e de navegação R-Link 2 com ecrã táctil de 7’’, jantes de 17’’, sistema Multi-Sense de personalização com cinco modos de condução (Neutral, Sport, Confort, Eco, Personalizado), etc. O Bose Edition, para além de um sistema de som concebido especificamente para a Megane ST, adiciona ecrã táctil de 8,7’’ e câmara de marcha atrás.

Por fim, o nível GT, que é específico para a versão desportiva equipada com os motores mais potentes, 1.6 TCe de 205cv a gasolina e 1.6 dCi de 165cv a gasóleo, além de chassis desportivo, dispõe em exclusivo da tecnologia 4Control (estreada no Laguna em 2008) — abaixo dos 80 km/h em modo Sport e de 60 km/h nos restantes três modos (Neutral, Confort e Personalizado), as rodas traseiras viram no sentido inverso das dianteiras, aumentando a manobrabilidade a baixas velocidades e a estabilidade a velocidades elevadas. Outros equipamentos exclusivos são o botão RS Drive com Launch Control (para arranque imediato em condução desportiva) e função Multi Change Down, bem como patilhas ao volante para selecção manual de velocidades.

--%>