Fugas - Motores

DR

Um pequeno e bonito desportivo

Por João Palma

Cinquenta anos depois, a Fiat recupera o nome e o espírito de um pequeno desportivo. O novo 124 Spider é um bonito descapotável de dois lugares, despachado e divertido de conduzir.

O Fiat 214 Spider, já à venda, é um descapotável com dois lugares que herda o nome e as características de um modelo cinquentenário que tinha a assinatura do famoso designer italiano Pininfarina. Sendo um veículo actual, as suas linhas evocam o 124 Spider original e até a capota é de lona com accionamento manual (embora de manobra simples). Este pequeno desportivo é fabricado no Japão e partilha estrutura e a plataforma com o Mazda MX-5. Porém, motor, afinação do chassis e design são Fiat.

Este pequeno veículo, embora evocando o 124 Spider original, não deixa de ser um carro actual – a começar pelo motor 1.4 a gasolina, sobrealimentado, com 140cv de potência e 240 Nm de binário, que, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, faz com que este veículo acelere dos 0 aos 100 km/h em 7,5s e atinja os 215 km/h.

O pequeno descapotável de dois lugares pode ter dois níveis de equipamento: base, custando 27.800€, e Lusso 30.300€. No entanto, qualquer das duas versões não traz muito equipamento de série: jantes de liga leve, escape duplo, ecrã monocromático de 3’’, rádio/CD, computador de bordo, ar condicionado, regulador/limitador de velocidade, na versão base; o Lusso adiciona estofos em pele e faróis de nevoeiro. Sistema de navegação, sensores de chuva, luminosidade, de estacionamento, ecrã táctil de 7’’, câmara de visão traseira ou faróis LED são opcionais, bem como um sistema de som Bose com 9 altifalantes, quatro dos quais incorporados nos apoios de cabeça.

Até ao final do ano irá chegar uma versão mais potente, o Abarth 124 Spider, com uma variante do motor 1.4 a gasolina de 170cv, com 232 km/h de velocidade máxima e acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,4s.

Na melhor tradição italiana, este pequeno desportivo tem linhas elegantes e atraentes que traduzem o espírito do 124 Spider – um veículo que representa a essência do prazer de conduzir. Com 4054mm de comprimento, 1740mm de largura, apenas 1233mm de altura, dois lugares não muito espaçosos e uma mala minúscula com 140 litros de capacidade, o 124 Spider está longe de ser um carro que privilegie a funcionalidade. Em contrapartida, a quem se encaixa atrás do volante (“encaixar” define melhor a posição de condução que “sentar”…) ou mesmo a quem viaja ao lado, este pequeno e arrebitado desportivo proporciona sensações únicas de diversão e prazer de condução. Vivo no arranque, nas acelerações e ultrapassagens, o baixo centro de gravidade e a distribuição equilibrada do peso conferem-lhe uma estabilidade, que, aliada a uma direcção muito directa e de reacção rápida, fazem com que pareça que se está a conduzir um kart. O dinamismo da viatura e o modo de condução desportivo que ela solicita a quem se senta atrás do volante também se devem à tracção traseira e a um diferencial traseiro compacto.

A suspensão filtra as irregularidades do piso, pelo que, apesar da posição baixa dos bancos, os ocupantes sentam-se com conforto. A insonorização também foi cuidada e o agradável ruído do motor não impede uma conversação, mesmo com a capota em baixo.

--%>