Capot powerdome, com a parte central sobressaída e dois vincos longitudinais, ópticas dianteiras em formato de asa num plano superior à grelha frontal singleframe, mais baixa e mais larga que a da anterior geração, silhueta típica de coupé, com corte traseiro na fluidez das linhas, luzes traseiras também em forma de asa, linha de cintura ondulada e vincada.
O novo Audi A5 Coupé, tal como a versão desportiva S5 Coupé, é um hino ao design e é através deste que a marca de Ingolstadt pretende não só segurar o público que lhe é fiel como despertar novas paixões. No entanto, há amores que saem mais caros que outros e, no caso deste modelo, os sentimentos fazem-se pagar: a versão 2.0 TDI de 190cv, servida por caixa manual e com equipamento base, está à venda desde finais de Novembro a partir de 47.840€ — a inclusão da transmissão automática S Tronic de sete relações custa mais 2450 euros.
As restantes motorizações chegarão ao longo de 2017: em Fevereiro, a gama é reforçada com o gasolina 1.4 TFSi de 150cv e, em Junho, chegam os blocos diesel 2.0 TDI de 150cv e o 3.0 V6 TDI de 286cv. A gestão dos dois primeiros pode ser entregue a uma caixa manual de seis ou à S Tronic de sete. Já o último chega com Tiptronic de oito velocidades — o mesmo acontece com o bloco V6 que equipa o S5: 3.0 TFSI que debita 354cv. Em opção, o modelo pode ser equipado com diferencial traseiro desportivo que admite uma condução mais precisa e dinâmica.
Face à geração anterior, o Audi A5 Coupé chega com menos 60kg, um feito conseguido graças à carroçaria que se apresenta mais leve, embora mais resistente. Quanto ao comportamento dinâmico, é de salientar o novo chassis pensado em função da agilidade sem sacrificar o conforto. Como extra, é possível equipar o carro com uma suspensão com controlo de amortecimento, integrada no sistema dinâmico de condução Audi Drive Select, que permite ao condutor modificar as características da condução em diferentes modos e que é de série no caso deste modelo.
Construído sobre a plataforma MLB (Modular Longitudinal Platform), o novo A5 Coupé mede 4673mm de comprimento, 1846mm de largura, 1371mm de altura, com 2764mm de distância entre eixos, sendo que a principal diferença face à geração de 2007 reside na distância ao solo, que agora é menor, potenciando a reacção em curva. Mas a resposta fácil que o A5 Coupé proporciona também está associada a uma nova direcção assistida electromecânica que se adapta de acordo com a velocidade a que se segue. Opcionalmente, está disponível a direcção dinâmica, que varia a sua desmultiplicação em função da velocidade e do ângulo da direcção.
A estas dimensões exteriores corresponde um espaçoso interior com quatro lugares e uma mala com 465 litros. Continuando pelo habitáculo, o A5 Coupé segue a linha do oferecido pela restante gama da marca dos anéis, tendo adoptado um novo painel de instrumentos, que pode ser totalmente transformado com o cockpit virtual, estreado pelo TT e que já se estendeu ao A3 e ao A4. Este painel é constituído por um ecrã de 12,3’’ que, entre muitas outras coisas, dispõe de indicadores digitais que substituem os tradicionais visores de ponteiros. Paralelamente, pode ser transformado em sistema de navegação e várias funções de infoentretenimento podem ser visualizadas e geridas a partir deste.
Em comparação com o modelo anterior, a lista de equipamentos de série é generosa: faróis de xénon com luzes em LED de circulação diurna e farolins em LED, rádio Audi MMI plus, função Bluetooth e USB de carregamento, volante multifunções de três raios, Audi Pre Sense City (o assistente que avisa o condutor de colisões iminentes com outros veículos ou peões com travagem de emergência), para além do já referido Audi Drive Select.
Em termos de segurança, o carro tem disponíveis uma série de sistemas já testados em outros modelos. É o caso dos assistentes de faixa de rodagem e do cruise control adaptativo que em conjunto com a caixa automática permitem usufruir de uma espécie de piloto automático — o carro até se conduz sozinho, desde que as linhas da estrada sejam bem visíveis, mas a legislação actual (ainda) não permite dar-lhe o nome de condução autónoma. Por isso, é obrigatório ter as mãos no volante para que o sistema funcione. Outros dispositivos ao serviço do A5 são os assistentes de saída de estacionamento, de anticolisão e de viragem.
No que diz respeito a sistemas de informação e de entretenimento, o novo Audi A5 Coupé pode ser equipado com MMI de Navegação e MMI de Navegação Plus com MMI Touch em conjunto com o Audi Connect, o que permite diversas funções online: navegação através do Google Earth, obter dados de tráfego do Google Street View em tempo real, ou aceder a informações práticas sobre estacionamento, destinos, notícias ou meteorologia. A informação é transmitida por meio do rápido sistema LTE. O sistema também permite a ligação à internet através de um hotspot.