Se com o bloco 1.6 diesel o A3 consegue surpreender pelas excelentes prestações, com o propulsor 2.0 já não há lugar a grandes espantos. Não é por isso que as sensações de condução ficam atrás do modelo de cilindrada menor. Como é natural. Até porque, face ao modelo que substitui, com exactamente o mesmo bloco 2.0 TDI de 150cv, o Audi A3 Limousine está mais rápido e corre mais veloz: acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,3s (menos uma décima) e atinge os 224 km/h (contra os 219 km/h do seu antecessor de 2013). A estes melhores resultados não será alheio um melhor binário: 340 Nm (mais 20 Nm) disponível entre as 1750rpm e até às 3000rpm.
Há, porém, coisas que se mantêm inalteradas e as palavras-chave com que esta carroçaria foi apresentada — espaço, ergonomia e habitabilidade — são algumas delas. Ao nível estético, não se observa nenhuma ruptura acentuada com o modelo que substitui e as dimensões mantêm-se praticamente inalteradas em todas as quotas, embora o carro aparente estar maior e mais largo. A sensação deve-se sobretudo à grelha Singleframe, maior e de contornos mais vincados, e às redesenhadas ópticas, que, no caso da viatura ensaiada, com o opcional faróis em LED (1145€), ainda se torna mais evidente.
O mesmo acontece atrás, onde a ideia de largura foi trabalhada com os novos farolins (no caso, com indicador de direcção traseiro dinâmico, incluído no opcional de faróis em LED) e através da extremidade de separação por cima do difusor. Tanto por fora como por dentro, o carro pode receber configurações distintas dependendo do nível de equipamento. No caso do nível Sport, com que o carro ensaiado vinha equipado, há ainda a possibilidade de adquirir os pacotes desportivo S Line (2215€) e exterior S Line (1935€) que altera por completo a forma como o carro se apresenta.
Com o primeiro extra, o carro beneficia de bancos dianteiros desportivos; espelhos de cortesia, iluminados; computador de bordo a cores; inserções em alumínio mate escovado; painel de instrumentos e tejadilho em preto; jantes de liga leve de 18’’ com cinco raios paralelos parcialmente polidas e pneus 225/40; logótipo S Line nas laterais dianteiras; pacote de arrumação e de bagagem; soleiras das portas com logótipo S Line; e suspensão desportiva S Line. Já com o pack S Line para o exterior, o carro surge com um design distinto quer nos pára-choques dianteiro e traseiro, como na grelha lateral do radiador, nas embaladeiras laterais e nos difusores, sendo estes pintados em cinzento platinum. A destacar ainda o friso na soleira da porta com logótipo da S Line e emblema S Line nas cavas das rodas.
Tudo somado, este Audi A3 Limousine assume-se, sem quaisquer dúvidas, como um carro premium, capaz de atrair, pela sua desenvoltura, amantes de uma condução dinâmica, assim como quem privilegie a tranquilidade e o conforto em viagem. A ajuda nesta missão de agradar a gregos e troianos chega com o sistema Audi Drive Select, que permite configurar as características do veículo ao gosto do condutor, influenciando a variação da desmultiplicação da direcção, da curva do acelerador e dos pontos de comutação da caixa de velocidades nos modelos com caixa S tronic, como era o caso. Estão disponíveis os perfis Comfort, Auto, Dymanic, Efficiency e Individual.
Destaque ainda para o conjunto de soluções de conectividade que colocam a Audi na vanguarda desta área. Equipada de série com MMI rádio plus com um ecrã eléctrico de 7’’, a viatura ensaiada trazia entre os opcionais Audi Smartphone Interface (410€) e o pacote MMI Navegação (1510€) que permite visualizar aos trajectos com o Google Earth e obter informações de tráfego do Google Street View em tempo real.
Ficha Técnica*
Motor: 4 cil., 16v, 1968cc, gasóleo
Potência: 150cv@3500-4000rpm
Binário: 340 Nm@1750-3000rpm
Transmissão: Automática, 6 vel.
Tracção: Dianteira
Veloc. máxima: 224 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,3s
Consumo médio: 4,4 l/100 km
Emissões CO2: 115 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 41.240€ (veículo ensaiado, 53.500€)
* Dados do construtor