Fugas - Motores

Nissan Micra foi o primeiro vencedor do troféu, em 1985

Nissan Micra foi o primeiro vencedor do troféu, em 1985

Carro do Ano 2017: Candidatos exibem-se no Dolce Vita Tejo

Por Carla B. Ribeiro

Os 15 concorrentes ao título de Carro do Ano podem ser conhecidos numa exposição que, entre os dias 13 e 15 de Janeiro, ocupa a Praça Central do Dolce Vita Shopping Tejo, Amadora.

Com o fim do ano chega o fim do tempo de ensaios a todos os canditatos ao título de Essilor Carro do Ano – Troféu Volante de Cristal 2017, assim como das respectivas categorias. Mas ainda antes de se conhecerem os finalistas, os 15 inscritos, em representação de 11 construtores, dão-se a conhecer ao público numa exposição que ocupará, entre os dias 13 e 15 de Janeiro, a Praça Central do Dolce Vita Shopping Tejo, no concelho da Amadora. 

A inauguração da exposição coincide com a escolha dos sete finalistas a Carro do Ano, informação a ser divulgada a 16 de Janeiro. Ainda no local, o público visitante será convidado a participar no Prémio do Público, seleccionando o seu carro preferido. A escolha será entre Audi Q2 1.6 TDI Sport, Citroën C3 Puretech 110 S&S Shine, Hyundai Ioniq Hybrid Tech, Hyundai Tucson 1.7 CRDi Premium, Kia Sportage 1.7 CRDi TX, Kia Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, Mazda3 CS Skyactiv-D 1.5 Excellence HT Navi Pack Leather, Mitsubishi Outlander PHEV, Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi 120cv EAT6, Renault Mégane Berlina Energy dci 130 GT Line, Renault Mégane Sport Tourer Energy dci 130 GT Line, Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv, Volkswagen Passat Variant GTE, Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150cv Highline e Volvo V90 D4 190cv Geartronic.

Depois de conhecidos os finalistas, será votado o Carro do Ano, assim como o melhor em cada uma das cinco classes que integram esta edição: Citadino, Carrinha, Familiar, Crossover e Ecológico do Ano.

No Citadino do Ano concorrem Hyundai i20 1.0 TGDi Comfort + Pack Look e Citroën C3 Pure Tech 110 S&S Shine, enquanto o Familiar do Ano é disputado entre o Mazda3 CS Skyactiv-D 1.5 Excellence HT Navi Pack Leather e o Renault Mégane Berlina Energy dci 130 GT Line.

Para Carrinha do Ano, contam-se o Kia Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dci 130 GT Line e Volvo V90 D4 190cv Geartronic.

Os concorrentes a Crossover do Ano são Audi Q2 1.6 TDI 116 Sport, Hyundai i20 Active 1.0 TGDi Blue Comfort, Hyundai Tucson 1.7 CRDi Premium, Kia Sportage 1.7 CRDi TX, Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi 120cv EAT6, Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv e Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150cv Highline.
Ao prémio de Ecológico do Ano concorrem Hyundai Ionic Hybrid Tech, Mitsubishi Outlander PHEV e Volkswagen Passat Variant GTE.

Nesta edição, como aconteceu em 2016, o boletim de voto e o peso dos itens em análise estão repensados para que se torne mais fácil comunicá-los quer às marcas concorrentes quer ao público em geral. 

A iniciativa, promovida pelo semanário Expresso e pelo canal televisivo SIC Notícias, mantém este ano o formato de júri que inclui membros permanentes e convidados, numa busca pela pluralidade de opiniões. Assim, há 16 membros permanentes e dois convidados — para a edição de 2017 foram incluídos o site Automonitor e a revista Exame Informática. O júri permanente é composto pela revista especializada Carros e Motores, pelos desportivos A Bola, O Jogo e Record, pelos generalistas Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias e PÚBLICO, pelo económico Jornal de Negócios, pelas revistas Visão e Revista do ACP, as rádios Renascença/RFM e TSF e pelo canal televisivo SIC/SIC Notícias.

Entretanto, para Carro do Ano Internacional, iniciativa organizada pelas revistas especializadas Stern (Alemanha), Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), AutoVisie (Holanda), L’Automobile (França) e Vi Bilägare (Suécia), já são conhecidos os sete finalistas: Alfa Romeo Giulia, Citroën C3, Mercedes-Benz Classe E, Nissan Micra, Peugeot 3008, Toyota C-HR e o Volvo S90/V90. Destes, apenas três modelos são candidatos ao troféu português: C3, 3008 e V90. O resultado final será divulgado a 6 de Março, na véspera da inauguração do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

--%>