Fugas - Motores

Aposta nos desportivos AMG e na electrificação do smart

Por João Palma

O grupo Daimler, na sua tradicional conferência de imprensa de início do ano, apresentou uma resenha da sua actividade em 2016 e os projectos para 2017 e anos vindouros.

Com mais de 20.000 unidades vendidas, entre Mercedes-Benz e smart, veículos ligeiros e pesados, os responsáveis da marca afirmam que este foi o melhor ano de sempre da Mercedes-Benz em Portugal, com liderança entre as marcas premium (quarta no ranking geral) e o país a manter uma das maiores quotas de mercado a nível europeu – 7,4%.

Também a smart, com 3034 unidades vendidas, apresentou um crescimento de 16,8% face a 2015, sendo o mercado português, em percentagem, o segundo mundial, só superado pelo italiano. Uma curiosidade: num mercado onde ainda predominam as caixas manuais, cerca de 65% dos smart vendidos em 2016 vinham equipados com a nova caixa automática de dupla embraiagem. Porém, se pensarmos bem, isso não é tão surpreendente — afinal o smart é o paradigma de um veículo citadino e, em cidade, as novas caixas automáticas representam um acréscimo de conforto e facilidade na condução. No mesmo espírito de veículo citadino por excelência foi anunciado que, em 2017, todos os veículos da gama smart terão uma versão eléctrica.

Uma boa novidade foi a instalação do Technic Assistance Center, na Abrunheira (Sintra), criando 30 novos postos de trabalho, para prestar assistência técnica a todos os concessionários da marca na Europa. Como foi explicado, no caso de serviços através de telecomunicações, a localização geográfica não é essencial.

De volta à Mercedes-Benz, em 2017 assistir-se-á a um reforço dos veículos produzidos pelo departamento de carros desportivos e competição da marca, a AMG. Logo em Janeiro, a mais potente variante do classe E, a berlina E63 AMG, com 571cv ou 612cv. Em Abril, chegará a “besta do inferno verde”, o AMG GT-R, um superdesportivo de dois lugares, assim denominado pela Mercedes pela cor verde característica e pelos 585cv de potência. Mais tarde, virão os AMG GT-C Roadster e Coupé.

Na gama “normal”, como novidades, teremos em Março a renovação do SUV GLA e uma versão All-Terrain da carrinha classe E. Em Setembro, virá a versão cabriolet do classe E. No que toca a carros de sonho, anuncia-se para o Verão o Maybach S560 Cabriolet, da divisão de carros de luxo da Mercedes-Benz. Com um motor de 12 cilindros e 630cv, custará cerca de 500.000€ e tem uma produção limitada a 300 unidades, das quais uma já está reservada para um cliente português. Em Novembro, a Mercedes-Benz estreia-se no subsegmento das pick-ups de luxo, com a classe X, uma viatura de cabina dupla e cinco lugares.

Mas não é apenas para o luxo e potência o olhar futuro da Mercedes-Benz. Estando empenhada na mobilidade sustentada, para a qual criou uma submarca denominada CASE (sigla de Connected, Autonomous, Shared, Electric), da qual nascerão diversos veículos em 2018 sob a designação comum EVA, a marca de Estugarda lançou um serviço de car-sharing (partilha de veículos) denominado Croove (de início em Munique, na Alemanha).

Outra aposta forte é na digitalização e na conectividade através da submarca Mercedes Me. Também será lançado um portal dirigido ao público feminino, She’s Mercedes, com várias iniciativas como um evento todo-o-terreno só para condutoras.

No tocante aos veículos autónomos, isto é, que circulam sem necessitar de condutor, os responsáveis da Mercedes-Benz sublinham que as tecnologias já estão disponíveis, sendo necessárias a adaptação da legislação e das redes viárias. O novo classe E e o futuro classe S já quase dispensam a intervenção humana, mas os dispositivos que equipam estas viaturas, classificados de “assistência avançada à condução”, ainda requerem alguma intervenção do condutor (por exemplo, manter as mãos no volante). 

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