Fugas - Motores

  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio

Continuação: página 2 de 2

Mestiço melhor que puro-sangue

A somar a tudo isto, o BMW 240i tem um visual bastante discreto, nada “exibicionista”, mas simultaneamente muito elegante e atraente — é como aqueles ricos que têm bom gosto mas se dispensam de exibir as suas posses. Apenas um senão: sob o fundo da bagageira do carro que conduzimos alojava-se um nada recomendável kit de “reparação” de pneus. É verdade que as dimensões dos pneus dianteiros e traseiros são diferentes, o que inviabiliza a existência de uma roda de emergência. Porém, a BMW propõe uma solução muito mais aceitável — pneus run-flat (à prova de furo), em opção, por 357€.

Com bons materiais e acabamentos, instrumentação similar à de um série 2 normal, no que toca à segurança, como é tradição na BMW, todos os dispositivos são de série. Já no respeitante ao conforto e vida a bordo, seguindo uma filosofia comum a muitas marcas premium, é preciso despender alguns bons milhares de euros extra para equipar adequadamente o carro.

O coração da fera

Para pilotos, existe o M2. Mas o M240i, com um motor de 6 cilindros em linha de 2998cc e 340cv, é capaz de prestações e performances que só 1% dos condutores podem aproveitar na íntegra. Por outro lado, sendo uma fera, é bastante mais domesticável que o “selvagem” M2, pelo que, para um condutor normal, é muito mais fácil e agradável de conduzir sem que se perca o espírito desportivo.

 

Espírito desportivo

Apesar de poder ter um arranque muito suave, também dispõe de Launch Control, para saídas rápidas desde parado, patilhas ao volante para controlo manual das relações da caixa automática e travão manual para realizar manobras que, com o travão eléctrico, não seriam possíveis. E o delicioso som do motor é o bater de um coração desportivo.

 

Desportivo mas funcional

O M240i é um superdesportivo, mas não deixa de ser prático para ir às compras e cómodo para fazer viagens longas (em especial nos modos Eco Pro e Comfort), com espaço e conforto para os quatro ocupantes e uma mala de 390 litros de formas regulares onde cabe toda a bagagem.

 

--%>