Fugas - Motores

O último traço Skoda de Kaban

Por Adriano Miranda

O que é bom será sempre bom. O novo Skoda Octavia, que chega em Março a Portugal, oferece uma estética mais atraente e novos atributos de assistência à condução, motorização e conectividade. Josef Kaban poderá continuar orgulhoso.

Quando, em 1962, os engenheiros da prestigiada marca de Leste, a Skoda, criaram o modelo Octavia estavam longe de imaginar que passados 50 anos o Skoda Octavia ia ser um best-seller da indústria automóvel. É que o Octavia, na sua versão carrinha, (Break) é a carrinha mais vendida na Europa, batendo toda a concorrência. E assume a posição de porta-estandarte para os sucessos da Skoda. Conclusão, com o Octavia não se brinca.

Josef Kaban, o estilista da Skoda, foi criticado entre os seus pares pela nova frente do Octavia. Insistiu, conseguiu mas de imediato anunciou a sua saída surpresa para um gigante, a BMW. A Skoda ainda não anunciou o seu substituto, tal deve ter sido o balde de água fria. Mas, se nas redes sociais a simpatia pela nova frente do Octavia deixou muito a desejar, se as fotografias de vários ângulos não nos ajudam a gostar, ao vivo sentimos que Kaban tinha razão.

A frente é totalmente nova, com uma grelha maior e com os faróis repartidos criando um efeito mais agressivo e desportivo. E os faróis da discórdia estão equipados com Full LED. Na traseira, o pára-choques também recebeu um novo traço de Kaban, assim como os farolins, que são de LED em todas as versões.

No interior, a construção é cuidada e com bons materiais. O espaço para os ocupantes está ainda maior e a bagageira tem agora 590 litros (1580 litros com os bancos rebatidos). Na versão Break, a mala apresenta uma capacidade de 610 litros, chegando aos 1740 litros.

Portas iluminadas com perfis de LED com dez cores à escolha, novo ecrã multifunções totalmente sensível ao toque e sem os clássicos botões, com um também renovado Skoda Connect com quatro versões (Swing, Bolero, Amundsen e Columbus). Com o Apple CarPlay, o MirrorLink ou o Android Auto pode saber os preços dos combustíveis, o estado do tempo, as notícias, os parques de estacionamento, informação sobre o trânsito, o estado do veículo, os consumos…

Na Skoda quase tudo é “Simply Clever” e o Octavia não podia fugir à regra. Sempre a pensar em pormenores que facilitam a vida a bordo de condutor e passageiros, em cada modelo há sempre uma pequena novidade, estilo ovo de Colombo. Desta vez o porta garrafas tem um fundo feito de forma a prender a garrafa de água e poder abri-la só com uma mão. Depois temos a arrumação para guarda-chuvas nas portas, agora estendida a toda a gama Skoda, a lanterna LED com íman que ajuda imenso, por exemplo num furo à noite, o volante e os bancos aquecidos para as manhãs de frio, as entradas USB e a tomada de 220V no banco traseiro para carregar o computador portátil, mesas dobráveis nas costas dos bancos dianteiros e na bagageira uma série soluções para melhor transportar volumes pequenos ou grandes.

São nove os motores do renovado Skoda Octavia. Cinco a gasolina e quatro a diesel. O motor de entrada a gasolina é o 1.0 TSI de 115cv com caixa manual de seis velocidades, passando pelo 1.2 TSI de 86cv com caixa de cinco velocidades. A grande novidade reside no novo motor 1.5 TSI de quatro cilindros a gasolina e com 150cv e a potência serve-se com o 2.0 TSI RS de 230cv com caixa de seis velocidades. Há ainda o 1.4 TSI G-TEC de 110cv, que funciona também com GPL, mas que infelizmente não vai ser comercializado em Portugal.

A gasóleo começamos com o conhecido 1.6 TDI, com duas declinações: 90cv, com caixa de cinco velocidades, e 115cv, com caixa de seis relações. O 2.0 TDI de 150cv e o potente 2.0 TDI RS de 184cv têm ambos caixa de seis velocidades. Em algumas motorizações há ainda a possibilidade de escolher a caixa  automática de dupla embraiagem DSG de seis velocidades.

Existem cinco versões com níveis de equipamento diferentes: Active, Ambition, Style, RS e Scout (4x4). Os preços começam nos 21.399€ (1.0 TSI 115cv) e terminam nos 42.164€ (2.0 150cv 4x4 Scout). A caixa automática DSG está disponível por mais 2800 euros no motor 1.5 TSI de 150cv e nos propulsores 1.6 TDI de 115cv e 2.0 de 150 e 180cv. Já o 2.0 TSI RS chega apenas servido por uma DSG.

Espaço, tecnologia e design. São três prerrogativas do construtor checo. Os engenheiros da Skoda são conhecidos por inventar espaço onde ele aparentemente não existe. Desde o pequeno Citigo ao grandalhão Kodiaq, a mais recente tecnologia está presente onde realmente é necessária. E acabem-se de vez — excepto para alguns resingões — os comentários que alegam que o interior é “espartano” ou a “imagem de marca” ainda não é a melhor. Josef Kaban desenhou linhas pensadas ao pormenor. Não acrescentou rabiscos e apêndices. Desenhou com paixão e isso faz toda a diferença. Este novo Octavia é um tributo a Kaban.

--%>