Fugas - Motores

Novo Peugeot 5008 reafirma ofensiva francesa entre segmento dos SUV

Por Carla B. Ribeiro

Se há segmento onde nenhuma marca arrisca ficar de fora é o dos SUV. No caso da Peugeot, dá-se uma luta em todas as frentes. A mais recente aposta chama-se 5008.

Depois de ter declarado guerra entre os SUV com os novos 2008 e 3008, a Peugeot confirma a sua intenção de procurar um lugar entre os líderes do segmento com a nova geração do 5008 que se apresenta como um grande SUV familiar de sete lugares. O preço arranca nos 32.380€ para o 1.2 PureTech 130cv S&S com caixa manual de seis velocidades no nível de equipamento Active. A comercialização inicia-se em Junho.

Assente na plataforma modular EMP2, que também serve de base a modelos como o 308 e o 3008, o Peugeot 5008 tem um comprimento total de 4641mm e uma distância entre eixos de 2840mm, o que lhe confere uma boa habitabilidade. Neste campo há ainda a referir o facto de a segunda fila de bancos chegar com três lugares independentes e reguláveis, quer em comprimento como em inclinação. Estes bancos são ainda totalmente rebatíveis. A terceira fila chega com dois lugares independentes, que podem estar escondidos, permitindo um espaço de bagageira de 780 litros. Com ambas as filas de bancos recolhidas e com o banco do passageiro da frente transformado numa mesa, a capacidade de carga do 5008 atinge os 1940 litros, podendo transportar objectos de até 3200mm de comprimento.

O recurso à plataforma EMP2, assim como um conjunto de opções distintas, permitiu uma poupança de mais de 90 quilos face à geração anterior, ao mesmo tempo que as suas formas e dimensões optimizaram os aspectos aerodinâmicos, apresentando uma resistência de 0,76m2 nas melhores versões. O comportamento em estrada é ainda beneficiado pela utilização de pneus de Ultra Baixa Resistência ao Rolamento, no caso das jantes de 17’’ e de 18’’. Para as jantes de 19’’, foi desenvolvido um pneu específico no formato slimline.

Visualmente, o Peugeot 5008 pouco ou nada preservou do estilo monovolume do modelo que substitui, adoptando a linguagem de design dos SUV: capot longo e horizontal, frente vertical, cintura elevada, protecções bem evidentes. O design é em tudo semelhante ao já bem-sucedido 3008, que em Portugal acaba de conquistar o título de Carro do Ano. A silhueta é dinâmica e a estética é marcada, à frente, por uma grelha com asas cromadas e, atrás, por uma faixa preta brilhante e pelos faróis de LED em formato de garras.

A importância do design volta a ser constatada no interior do habitáculo onde replica a aposta do 3008 com a inclusão da mais recente geração do i-Cockpit que substitui o tradicional painel de instrumentação analógico. Este é agora um ecrã digital de 12,3’’ fácil de observar devido ao tamanho compacto e ao corte a direito do volante. Configurável, o painel é personalizável a partir de cinco modos de apresentação que pode incluir informações de navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc. Já no centro do tablier, um ecrã táctil de 8’’ permite gerir navegação, ar condicionado, entretenimento e telefone, sendo possível a ligação a aparelhos móveis através de MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. Sob o ecrã surgem seis botões em piano que dão acesso directo às principais funções do sistema.

Em termos de novidades, o carro pode ser equipado com um sistema avançado do conhecido Grip Control que estreia a função de controlo de descidas. O Advanced Grip Control optimiza electronicamente o controlo de tracção, capaz de se adaptar a cinco modos de aderência distintos — Normal, Neve, Lama, Areia, ESP OFF. Com a nova função de assistência em descida é possível controlar a trajectória do veículo em inclinações acentuadas, mantendo a velocidade nos 3 km/h e privilegiando a aderência.

No que diz respeito a motorizações, há duas propostas a gasolina e quatro a gasóleo. A gasolina, há duas variantes do mesmo motor 1.2 Puretech de 130cv: com caixa manual de seis velocidades e servido por uma transmissão automática de seis relações. Com diesel, há dois propulsores com diferentes declinações. O primeiro é o conhecido 1.6 BlueHDi de 120cv, com caixa manual de seis ou com a EAT6. O outro é o potente 2.0 BlueHDi, este pode ser servido por 150cv e transmissão manual de seis relações ou por 180cv e EAT6.

Há quatro níveis de equipamento: Active, apenas para as versões com caixa manual; Allure, indisponível com o 2.0 BlueHDi; GT Line, comum a todas as motorizações excepto o 2.0 BlueHDi de 180cv que chega com o exclusivo nível GT.

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