Fugas - Motores

Mais equipamento e aposta na gasolina

Por João Palma

Mudanças na mecânica, no infoentretenimento e na assistência à condução.

Já é tradição na Volkswagen. De geração para geração, as mudanças exteriores são mínimas. As grandes alterações ocorrem na mecânica e nos sistemas de vida a bordo. A já disponível renovação do Golf VII de 2013, que a SIVA, a representante da Volkswagen em Portugal, designa por 7s, segue essa filosofia. Abrange o hatchback de três e cinco portas, a carrinha (incluindo a variante All-Track de tracção integral), o mais potente diesel GTD de 184cv e o superdesportivo Golf R agora com 310cv (mais 10cv).

Em Abril, a renovação incluirá as variantes eléctrica e-Golf (agora com 300km de autonomia) e GTE, híbrida gasolina/ eléctrica plug-in com 50km de autonomia em modo eléctrico. Em Maio, será a vez do desportivo GTI, cuja potência foi aumentada em 15cv para 245cv, e de um novo motor 1.5 TSI a gasolina de quatro cilindros e 150cv com uma função que permite desligar automaticamente dois dos quatro cilindros quando não são necessários. Por fim, no Verão, chegará uma variante BlueMotion Evo desse propulsor 1.5 com 130cv, que, para poupar combustível, desliga e desengrena o motor quando o condutor não está a acelerar (coasting, em inglês).

Embora mantenha na gama os motores diesel 1.6 e 2.0 TDI, a Volkswagen já olha o futuro. Face às novas normas ambientais, os propulsores a gasóleo atingiram um ponto de aperfeiçoamento tal que futuras melhorias para reduzir emissões se tornam muito dispendiosas. Já os motores a gasolina, menos poluentes, ainda têm uma boa margem de desenvolvimento e é de prever que no futuro reocupem o lugar de primazia que já lhes pertenceu. E é por isso que a SIVA aposta no motor tricilíndrico 1.0 de 110cv estreado no Polo, tendo criado para o Golf um subnível Trendline Pack, visando clientes particulares, que, já com um certo nível de equipamento, tem um preço de campanha de 22.900€ (preço-base, 24.529€), sendo o Golf mais acessível. Do lado do diesel, o mais barato Golf 1.6 TDI de 90cv Trendline (menos equipado) custa 28.111€. As carroçarias de três e cinco portas têm o mesmo preço, com excepção das versões mais desportivas GTD, GTI e R, em que os três portas custam menos 550€.

O design do Golf, clássico e intemporal, não arrebata corações. A Volkswagen diz que redesenhou os pára-choques e adicionou novas jantes, novos grupos ópticos dianteiros em halogéneo/LED, luzes diurnas e faróis traseiros LED. Mas, face ao anterior Golf VII, é quase um jogo de “descubra as diferenças” no visual. Já no que toca à mecânica e sistemas de infoentretenimento, a música é outra. Para além do referido acima, todos os motores sofreram melhoramentos. A caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete relações também foi renovada e, segundo a marca, reduz o consumo em 0,3 l/100km. Na lista de preços, aparece ainda uma motorização 1.4 TGI de 110cv a gás natural (29.534€), mas face à reduzidíssima difusão desse tipo de combustível (apenas seis postos em todo o país e a maior parte privados), as vendas (se as houver) serão mínimas.

É nos sistemas de infoentretenimento e nas funções de assistência à condução que as alterações são mais relevantes, com muitas adições e melhoramentos. O sistema de infoentretenimento passa a dispor de ecrãs tácteis de maiores dimensões de 6,5’’ até 9,2’’. Este último, do sistema Discover Pro, além de ser táctil, tem a função Active Info Display, podendo ser accionado por gestos, passando a mão à frente dele, seleccionando-se diferentes menus e modos de visualização. O Golf equipado com a caixa de dupla embraiagem DSG pode ser conduzido de forma semiautomática até 60 km/h graças aos novos dispositivos de assistência à condução Traffic Jam Assist e Emergency Assist, auxiliando a condução em situações de trânsito congestionado e parando o veículo em caso de emergência se não notar reacção do condutor às incidências de condução.

 

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