O Chevrolet Orlando é um monovolume compacto com 7 lugares concebido para a estreia no mercado europeu da marca americana do grupo General Motors. Este MPV (Multi Purpose Vehicle) pode ter três níveis de equipamento, LS, LT e LTZ, e três motorizações: 1.8, a gasolina, com 141cv e duas variantes de um 2.0 turbodiesel, com 130cv e 163cv. Em Portugal, o Orlando será lançado em Fevereiro de 2011 apenas com o motor a gasóleo de 163cv e o nível máximo de equipamento. O preço será 30.990 euros com caixa manual e 36.990 euros com caixa automática.
Este MPV pretende fazer jus à sua designação em inglês - é um carro que serve para muitos e variados fins, consoante a utilização que se lhe queira dar, desde um carro para o dia-a-dia que pode transportar até 7 pessoas com relativa comodidade, até um veículo de lazer que, com a 3.ª ou esta e a 2.ª fila de bancos rebatidas, pode levar esquis, pranchas, malas, etc. A capacidade da sua bagageira pode ir de uns escassos 89 litros (no formato 7 lugares) até 1499 litros (só 2 lugares e até ao tecto). Na configuração mais comum de 5 lugares, a mala aceita 585 litros até à tampa.
Este veículo é baseado no protótipo de 2008 com o mesmo nome e do qual herdou muitas das características. Pelas suas formas e design exterior, parece mais um SUV (Sports Utility Vehicle) do que um monovolume: tem a frente inconfundível de todos os modelos da Chevrolet, arcos das rodas volumosos, um tejadilho quase direito e uma traseira de linhas quadradas. Com tudo isto, apresenta um visual robusto e, dada a linha do tejadilho, há espaço suficiente para as cabeças dos ocupantes dos dois lugares da 3.ª fila de bancos.
O interior do Orlando corresponde ao design funcional exterior. Para além das melhorias que se têm verificado em termos de qualidade de materiais e acabamento nos mais recentes modelos da Chevrolet, no Orlando, à frente, o espaço está dividido em duas partes pela consola central, cujo painel tem iluminação azul-gelo, uma configuração inspirada no famoso desportivo Corvette.
Os bancos traseiros são facilmente rebatíveis, formando um fundo plano, e as filas de bancos estão dispostas em anfiteatro. Há numerosos espaços para arrumar objectos espalhados pelo habitáculo (sob o piso da bagageira, nichos para moedas, porta-copos e compartimento na consola central, bolsas amplas nas portas, etc.), mas o mais original é um espaço situado atrás do painel frontal do sistema áudio, de fácil acesso, bastando para tal levantar o referido painel. Nesse compartimento, há uma entrada USB e aí podem-se esconder carteiras, óculos, etc., longe de olhares indiscretos.
O Chevrolet Orlando está construído sobre a plataforma Delta da GM (a mesma utilizada no Opel Astra e Chevrolet Cruze), medindo 4470 mm de comprimento, 1778 mm de largura e 1651 mm de altura. Concebido para um nicho de mercado em crescimento na Europa, este monovolume de tracção dianteira será comercializado em Portugal apenas na versão mais bem equipada e com o motor a gasóleo mais potente de 163cv, apesar de a Cvevrolet admitir a hipótese de disponibilizar a versão com 130cv.
Com cilindradas, consumos e emissões iguais, as únicas diferenças entre as duas variantes do bloco a gasóleo com 1998cc são a potência (163cv e 130cv) e o binário máximo (360 ou 315 Nm às 2000 rpm), pelo que a versão mais potente é mais atractiva. Ambas as variantes trazem uma caixa manual de 6 velocidades, mas o motor de 163cv pode vir acoplado a uma caixa automática de 6 relações, que não só encarece o preço do veículo em 6000 euros, como origina performances inferiores.
Neste momento, ainda não estão definidos todos os conteúdos dos diferentes níveis de equipamento de série, mas o LTZ, para além do controlo de estabilidade (ESP), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), comandos áudio no volante, sensores de estacionamento, retrovisores e vidros eléctricos disponibilizados nos níveis LS e LT, oferecerá ainda, entre outras coisas, programador de velocidade, espelho retrovisor electrocromático e jantes em liga leve de 17 polegadas.
A Chevrolet irá celebrar 100 anos de existência em 2011 e, entre outras iniciativas, irá doar 100 automóveis, entre os quais 20 Chevrolet Orlando, a Aldeias de Crianças SOS de países da Europa, incluindo Portugal.
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cil., 16v, 1998cc, gasóleo
Potência 163cv às 3800 rpm
Binário 360 Nm às 2000 rpm
Veloc. máxima 195 km/h
Aceleração 0/100 km/h 10,0*/11,0s**
Consumo médio: 6,0*/7,0 l/100 km**
Emissões de CO2: 159*/186 g/km**
Preço: 30.990*/36.990 euros**
* Com caixa manual de 6 velocidades
**Com caixa automática de 6 relações