Fugas - motores

Fábio Teixeira

Mitsubishi Pajero longo 3.2 DI-D Instyle Navi: Pronto para o que der e vier

Por Luís Francisco

Para quem não está habituado, sentar-se ao volante de um todo-o-terreno de quase cinco metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso pode ser uma experiência perturbadora. Mas a Fugas sentiu-se em casa. Com preços insuperáveis, a Mitsubishi joga ao ataque.

Não é só a instrumentação intuitiva, nem a facilidade de encontrar uma boa posição de condução. Não será apenas a forma óbvia como o carro nos diz que andar fora do asfalto é uma coisa natural (o selector da tracção total e das redutoras está mesmo ali à mão, junto ao comando da caixa de velocidades). É isto tudo e algo mais. A verdade é que, quando nos sentamos ao volante do remodelado Pajero, sentimo-nos em casa. Uma casa arrumada e bem composta, por um preço interessante.

Comecemos por aí, porque os tempos não andam para gastos desnecessários. Quando falamos de jipes, falamos daqueles a sério. Deixemos de fora os SUV (Sports Utility Vehicles) mais ou menos musculados, mais ou menos rijos, mais ou menos universais. E, neste caso, porque testámos um Pajero de cinco portas, também não contam os todo-o-terreno pequenos. Um jipe quer-se grande e poderoso. Não o compramos para andar no asfalto e dar uma escapadela ao fim-de-semana. É exactamente o contrário. E, assim sendo, a lista de rivais não é longa.

A conclusão é inevitável: a Mitsubishi "esmaga" a concorrência com a sua política de preços. O Pajero longo custa entre 66.900 e 73.200 euros (este último correspondente à versão ensaiada, com sistema de navegação). Quem mais se aproxima - espante-se! - é a VW, com o Touareg, que, com motorização semelhante, oscila entre os 74.180 e os 79.303 euros. Mas ninguém compra um Touareg para andar na terra... Restam o Toyota Land Cruiser (79.560 euros), o Land Rover Discovery 4 (de 78.217 a 91.908) e o Nissan Patrol (78.895 a 83.495).

Ou seja, a Mitsubishi fecha a gama abaixo do preço a que os outros começam. E, antes que se levantem sobrancelhas em sinal de desconfiança, diga-se já que o Pajero, sem deslumbrar, é um carro muito competente e com níveis de equipamento que não envergonham. Estofos em pele, navegação por GPS, tecto de abrir eléctrico, ar condicionado autónomo para os bancos traseiros, assistência ao arranque em subida, câmara de estacionamento traseiro, bancos da frente eléctricos e aquecidos. A lista poderia continuar por mais algumas linhas...

Mais: ao permitir a opção, a cada momento, pela tracção integral ou traseira, o Pajero possibilita ainda alguma poupança de combustível. Por defeito, o carro arranca com duas rodas motrizes, mas é possível mudar para 4x4 em andamento. Com igual facilidade (mas já parado), também se pode bloquear o diferencial traseiro ou engrenar as redutoras. Os argumentos para o todo-o-terreno estão ao nível do expectável e talvez só seja de estranhar a ausência de faixas protectoras ao longo da parte inferior da carroçaria, tanto mais que a pintura metalizada é opção.

Em termos dinâmicos, não é possível esquecer que estamos ao volante de um carro para quem o asfalto é um terreno necessário, mas não nuclear. Com este peso nas mãos e uma direcção claramente vocacionada para filtrar grandes desníveis a baixa velocidade, torna-se curioso reparar que são as pequenas irregularidades, quando por elas passamos mais depressa, a beliscar o conforto dos passageiros. E, já agora, convém não facilitar em curva: a direcção não é particularmente comunicativa e o carro tende a alargar trajectórias à mínima desatenção.

É claro que testar um verdadeiro todo-o-terreno na zona de Lisboa pode transformar-se num exercício injusto para o carro, tal a dificuldade de encontrar estradas de terra com extensão e diversidade de situações que permitam tirar conclusões. Por isso, as que se seguem são apenas noções básicas: em primeiro lugar, o motor do Pajero é potente, mas lento a desenvolver, para mais acoplado a uma caixa de velocidades automática que ignora olimpicamente "patadas" no pedal do acelerador. Segundo: o Pajero mostra-se extremamente equilibrado na ultrapassagem de obstáculos, embora não seja recomendável fazê-lo com muita gente a bordo. É que os bancos da segunda fila e - especialmente - o da terceira dão muito pouco apoio lateral.

Resta dizer que nem todos os materiais a bordo são tão bons como seria de esperar e que parece ter havido pouca preocupação com alguns detalhes em termos de ergonomia. Mas, como a montagem é boa e os comandos são óbvios e acessíveis, não há como não nos sentirmos em casa. Pode não ser uma mansão de luxo, mas é confortável.

Barómetro

+ Preço face à concorrência, robustez, equipamento, espaço e luz a bordo, manobrabilidade, instrumentação intuitiva

- Pormenores de ergonomia, motor "morno" a baixa rotação, insonorização, comportamento em curva, bancos traseiros

Problemas

O (enorme) portão traseiro abre-se para a direita, o que quer dizer que tapa o caminho para o passeio quando estacionamos em paralelo. Isto não facilita o acesso à bagageira, que, no resto, tem uma entrada baixa e piso plano. Se levantarmos o banco da terceira fila (só aconselhável para crianças e em percursos curtos), sobra pouco espaço para bagagem. Na configuração de cinco lugares, há espaço para todos (um pouco apertados em largura, vá lá...), mas os passageiros da segunda fila não dispõem praticamente de apoio lateral.

Prioridades

Visualmente, a mensagem não podia ser mais clara: o selector da tracção integral e das redutoras está ali mesmo à mão, como que num convite à sua utilização. Num carro com a filosofia do Pajero, este não é um comando que se use muito de vez em quando; é suposto ser uma ferramenta do dia-a-dia. Em conformidade, a caixa não se mete em reacções bruscas ou solicitações radicais do acelerador, o que dá fluidez em percursos complicados, mas revela-se uma chatice no asfalto quando queremos pôr os 200cv a trabalhar mais depressa. Aí, resta o comando sequencial.

Essencial

Se é para ir da quinta para o campo e deste para a fábrica, esqueça o que vem a seguir. Em qualquer outra ocasião, fique ciente de que a câmara de estacionamento traseiro (de série apenas nesta versão de topo) é um extra fundamental. O Pajero oferece boa visibilidade, mas as suas dimensões e a presença da volumosa caixa traseira onde se arruma o pneu suplente complicam o estacionamento. Com a câmara, continua a ser preciso dar aos braços, mas pelo menos sabemos por onde vamos.

Estranho

A última coisa que esperamos num carro deste tamanho é chocar com a mão no puxador quando vamos operar os comandos dos vidros ou ficar com o braço entalado se tentarmos chegar a alguma coisa que deixámos arrumado na porta... Mas é exactamente o que acontece aqui. Se a parte dos vidros se resolve com alguma habituação, não há maneira de alcançar o espaço lateral de arrumos sem abrir a porta. Neste aspecto da ergonomia e dos compartimentos para pequenos objectos, o Pajero claudica nitidamente.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 3200cc
Potência: 200cv às 3800 rpm
Binário: 441 Nm às 2000 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Traseira ou integral
Caixa: Automática, de cinco velocidades, com comando sequencial e redutoras
Suspensão: Independente, triângulos sobrepostos, à frente; independente, multilink, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 11,4 m
Travões: Discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 490,0 cm
Largura: 187,5 cm
Altura: 189,0 cm
Distância entre eixos: 280,0 cm
Peso: 2300 kg
Pneus: 265/60 R18
Capac. depósito: 88 litros
Capac. mala: 663 litros (215 com sete lugares)
Ângulo de ataque: 34,5º
Ângulo de saída: 22,2º
Ângulo ventral: 24,5º
Altura mínima ao solo: 205 mm
Passagem a vau: 700 mm

Prestações

Veloc. Máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1s
Consumo misto: 8,5 litros/100 km
Emissões CO2: 224 g/km

Preço: 73.200 euros

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags cortina: Sim (1.ª e 2.ª filas)
Airbag joelhos condutor: Não
Controlo de estabilidade: Sim
Assistência de arranque em subida: Sim
Controlo de tracção: Sim
Programa Electrónico de Estabilidade: Sim
Bloqueio do diferencial traseiro: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim (4)
Vidros traseiros escurecidos: Sim (atrás)
Fecho central: Sim
Porta-luvas com refrigeração: Não
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (escamoteáveis)
Ar condicionado: Sim (automático à frente, manual atrás)
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Terceira fila de bancos: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD, Mp3, Bluetooth)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim (com altímetro e barómetro)
Estofos em pele: Sim
Bancos aquecidos: Sim
Bancos dianteiros com regulação eléctrica: Sim
Tecto de abrir: Sim (eléctrico)
Navegação por GPS: Sim (ecrã táctil)
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Não
Câmara de estacionamento traseiro: Sim
Indicador pressão dos pneus: Não
Faróis de xénon: Sim

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