A Citroën apresentou aos media a nova geração do seu modelo do segmento C, o C4, e o seu carro eléctrico citadino, o C-Zero. O C4, à venda em Novembro com um motor 1.6 VTi, a gasolina, de 120cv e três HDi, a gasóleo: 1.6 de 92cv e 112cv (este com um versão economizadora) e 2.0 de 150cv. Os preços começam nos 20.800 euros do C4 Attraction 1.6 VTi. Quanto ao C-Zero, a lançar no início de 2011, prevê-se que vá custar cerca de 31.000 euros já com incentivos fiscais.
O novo Citroën C4 estará disponível só na versão de 5 portas. Em relação a motores, estreia-se na gama o propulsor 1.6 VTi de 1598cc e 120cv a gasolina, fruto da cooperação entre os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën, com caixa manual de 5 velocidades. Há outros dois motores a gasolina para o C4, 1.4 VTi de 95cv e 1.6 THP de 155cv, que, pelo menos por agora, não virão para Portugal.
Os motores a gasóleo estarão todos disponíveis: os já existentes 1.6 HDi de 1598cc, com 92cv e 112cv (modificados para optimizar performances, consumos e emissões) e um 2.0 HDi de 1997cc e 150cv. O 1.6 HDi 92cv vem acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades, os restantes a uma caixa de 6. Há ainda uma versão economizadora 1.6 e-HDi com 112cv, com caixa manual pilotada de 6 relações, performances iguais às da versão-base, mas consumos e emissões inferiores. Esta variante, entre outras coisas, traz um novo sistema Start/Stop (paragem e arranque automático do motor nos semáforos e engarrafamentos), suave e eficiente, bem como de pneus de baixa resistência ao rolamento Michelin Energy Saver de última geração.
Quanto ao 2.0 HDi de 150cv, é económico, pouco ruidoso e o binário máximo de 340 Nm está disponível logo às 2000 rotações, o que permite recuperações e ultrapassagens rápidas, sem necessidade de recorrer muito à caixa de mudanças. De série, as jantes são de 15 polegadas ou de 16. Em opção, há jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas, que penalizam consumos e emissões. Está ainda prevista uma outra versão de baixo consumo, 1.6 e-HDi de 92cv, que se estima que consuma 3,8 l/100 km e emita 99 g/km de CO2.
Com 4329 mm de comprimento, 1789 mm de largura e 1489 a 1502 mm de altura, o habitáculo do C4 é espaçoso e tem uma mala com 408 litros (1183 com a 2.ª fila rebatida). Nos mais recentes testes de segurança do Euro NCAP, o carro obteve a classificação máxima de 5 estrelas, com 90% na protecção de ocupantes (só a protecção à cabeça contra o efeito de chicote foi classificada como "marginal"), 85% no respeitante às crianças, 43% na protecção aos peões (a nota mais baixa) e 97% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Recebeu ainda o Reward 2010, uma distinção especial pelo sistema e-Touch de chamada de emergência localizada e automática em caso de acidente (de série no nível Exclusive e a funcionar em Portugal). Além de 7 airbags (frontais, laterais e de cortina), o C4 tem de série ESP, REF (distribuição electrónica da força de travagem), ASR (sistema antipatinagem) e AFU (auxílio à travagem de emergência), regulador/limitador de velocidade, alerta de colocação de cinto de segurança para os 5 lugares e acendimento dos 4 piscas em travagem de emergência.
No nível de entrada, Attraction (só nos 1.6 VTi 120 e 1.6 HDi 90), o C4 tem ainda, entre outras coisas, computador de bordo, volante regulável em altura e profundidade com comandos rádio, ar condicionado manual, vidros eléctricos à frente e rádio/CD com MP3. O Seduction (só nos 1.6 HDi 90 e 110) adiciona volante em pele com outros comandos, sensores de chuva e de luminosidade, vidros eléctricos e escurecidos atrás, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, retrovisores eléctricos, climatizador bizona, kit mãos-livres Bluetooth e consola central com apoio de braço e compartimento.
Por fim, o Exclusive (1.6 HDi 110 e 2.0 HDi 150) acrescenta ajuda ao estacionamento com medida do espaço disponível, travão eléctrico, sistema de vigilância do ângulo morto, retrovisores rebatíveis electricamente, tomada de 230v, bancos frontais com função de massagem e jantes de liga leve de 16 polegadas. A previsão de vendas é de 150 veículos/mês.
Zero emissões, zero ruído
O Citroën C-Zero é um citadino de propulsão 100 por cento eléctrica que partilha grande parte da sua estrutura e o motor, de magneto permanente sincronizado, com o Mitsubishi i-MIEV. O propulsor, de 64cv e 180 Nm de binário, alimentado por uma bateria de iões de lítio, situada sob os lugares traseiros, tem uma autonomia de 150 km e atinge 130 km/h de velocidade máxima. Será lançado em Janeiro de 2011 e o preço estimado é de 36.000 euros, que, com os incentivos fiscais, pode baixar para os 31.000 euros.
O carregamento da bateria pode ser feito de dois modos: por meio de tomada de 220/230V (6 horas) ou postos de carga rápida de 400V (80% da carga máxima em 30 minutos). As baterias podem ser recarregadas 1500 vezes (equivalente a um máximo de 225.000 km), estando ainda em estudo um sistema de substituição das mesmas. Em termos de custos, o C-Zero consome cerca de 1,5 euros de energia por cada 100 km.
Este citadino tem 3475 mm de comprimento, 1475 mm de largura e 1608 mm de altura, podendo transportar 4 pessoas e 166 litros de bagagem (860 litros com os bancos traseiros rebatidos). Está equipado com 6 airbags, ESP, sistema e-Touch de chamada automática de emergência em caso de acidente, conexão Bluetooth e assistência ao arranque em subida.
O binário máximo de 180 Nm está disponível das 0 às 2000 rpm, o que torna o arranque rápido e lhe dá resposta instantânea em manobras de emergência. Num percurso de 40 km foi possível apreciar essas qualidades bem como a ausência de ruído. O manómetro de combustível é substituído por um indicador de carga da bateria e há ainda um mostrador de utilização da bateria dividido em 3 zonas: azul-escura (bateria em carga, na desaceleração e travagem), verde-clara (estilo de condução económico) e branca (condução mais dinâmica).
Destinado em primeiro lugar a frotas, entidades estatais e autárquicas, o C-Zero é, nesta altura, o segundo carro eléctrico da Citroën. Do primeiro, o Berlingo First Electric, já se venderam 5500 exemplares; do C-Zero estão destinadas 50 unidades para comercialização em Portugal.
FICHA TÉCNICA
C4
Motorizações
1.6 VTi 120 (120cv)
1.6 HDi 90 (92cv)
1.6 HDi 110 (112cv)
1.6 e-HDi 110 (112cv)
2.0 HDi 150 (150cv)
Veloc. Máx.
193 km/h
180 km/h
190 km/h
190 km/h
207 km/h
Consumo Médio
6,2 l/100km (gasolina)
4,2 l/100km (gasóleo)
4,6 l/100km (gasóleo)
4,2 l/100km (gasóleo)
4,9 l/100km (gasóleo)
Emissões CO2
143 g/km
110 g/km
119 g/km
109 g/km
127 g/km
Preço em Euros
20.800*
22.000*
24.500**
25.050**
29.100***
C-Zero
Motorizações : Eléctrico (64cv)
Veloc. Máx.: 130 km/h
Consumo Médio: 135 Wh/km
Emissões CO2: 0 g/km
Preço em Euros: 31.000****
* Nível de equipamento Attraction. | ** Nível de equipamento Seduction.
*** Nível de equipamento Exclusive. | **** Preço estimado (sem incentivos fiscais, 36.000 euros).