A Mitsubishi introduziu um novo motor próprio 1.8, a gasóleo, com 150cv, quando do lançamento do crossover ASX. Agora este propulsor passa a estar disponível no Lancer, nas suas carroçarias Sports Sedan (4 portas) e Sportback (5 portas), em 3 níveis de equipamento, Invite, Intense e Instyle Navi. Com esta motorização, os preços deste modelo do segmento C com características desportivas vão dos 27.400 euros do Sports Sedan Invite até aos 34.955 euros do Lancer Sportsback Instyle Navi.
Até agora, na gama Lancer, e apenas na versão de 4 portas, estava disponível um motor a gasóleo, fornecido pela Volkswagen, de 1968cc com injecção directa por bomba injectora, 140cv e média de consumos e emissões de 5,9 l/100 km e 157 g/km. O Lancer Invite com esta motorização custava 29.605 euros.
Com o novo 1.8, a gasóleo, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, o preço reduz-se em 2200 euros, a potência aumenta para 150cv e os consumos e emissões baixam para 5,2 l/100 km e 136 g/km de CO2. Este motor, que cumpre a norma Euro 5 de emissões, tem injecção directa por rampa comum e, sendo o bloco em alumínio, é mais leve do que a generalidade dos propulsores a gasóleo, tendo uma taxa de compressão de 14,9:1. Segundo a marca nipónica, é "a mais baixa do mercado em automóveis de passageiros a gasóleo, aproximando-se dos valores de um motor a gasolina, proporcionando excelentes performances, consumos e um baixo nível de ruídos e vibrações".
Outros factores que contribuem para um melhor desempenho são o sistema MIVEC de abertura variável de válvulas, uma estreia em motores a gasóleo e a baixa temperatura de ignição. Apesar de dispor de um catalisador simples (mais económico e duradouro), tem emissões reduzidas não só de CO2, mas também de óxidos de azoto e de partículas.
Um sistema Stop/Start, indicador de mudança de velocidade, regeneração da energia da travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento completam a panóplia de atributos que fazem com que o Lancer 1.8 DiD MIVEC de 150cv alie economia a características desportivas. Curiosamente, é a versão de 4 portas com o nível Invite que apresenta melhores performances: o Intense 4p (30.370 euros), o Instyle Navi 4p (34.050 euros), o Invite 5p (27.960 euros), Intense 5p (31.270 euros) e o Instyle Navi 5p (34.955 euros) têm desempenhos inferiores, consumos e emissões superiores.
No que se refere a equipamento, o Invite oferece, entre outras coisas, controlo de estabilidade e de tracção, travões de discos ventilados, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o condutor), jantes em liga leve de 16 polegadas, volante regulável em altura com comandos áudio, porta-luvas refrigerado, climatizador, sensores de luz e de chuva, rádio/CD com MP3, computador de bordo, banco do condutor ajustável em altura, faróis de nevoeiro dianteiros e, em opção, sensores de estacionamento.
O nível Intense adiciona suspensão desportiva, jantes de 18"", sensores de estacionamento de série, um rádio/CD melhor, kit mãos-livres Bluetooth com controlos de voz e no volante. Para além disto, o Instyle Navi oferece um sistema de multicomunicação e navegação, estofos aquecidos em pele, faróis bixénon com regulação automática e iluminação em curva.
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cil., 16v, 1798cc, gasóleo
Potência 150cv às 4000 rpm
Binário 300 Nm às 2000-3000 rpm
Veloc. máxima 207 km/h
Aceleração 0/100 km/h 9,9s
Consumo médio 5,2 l/ 100 km
Emissões de CO2 136 g/km
Preço a partir de 27.400 euros
* Dados referentes à versão de 4 portas, no nível de entrada, Invite. Na carroçaria de 5 portas, bem como nos níveis de equipamento superiores, as performances são inferiores.