Fugas - motores

Miguel Manso

Um só motor, muita versatilidade

Por João Palma

Pela acessibilidade e versatilidade é um carro para famílias numerosas, com idosos ou crianças. Tem qualidades de monovolume e de carrinha e o bónus de dois lugares extra.

A segunda geração do monovolume Mazda5 foi lançada na Europa em Outubro de 2010 com dois motores a gasolina 1.8 de 115cv e 2.0 DISI de 151cv. Em Portugal, a marca nipónica retardou o lançamento para coincidir com a introdução do motor MZ-CD 1.6 de 115cv e nem sequer disponibiliza as motorizações a gasolina. A Fugas conduziu o Mazda5 a gasóleo na sua versão mais bem equipada, que custa 32.924 euros (preço-base, 29.799 euros).

Só com uma única motorização e praticamente sem opções, à excepção da pintura metalizada, (itens como o sistema de navegação ou o alarme só estão disponíveis como acessórios), o valor anunciado é o do preço real do veículo sem custos escondidos. Há, no entanto, três patamares: 29.799 euros a versão-base; 31.344 euros com portas laterais eléctricas e faróis de xénon; e acrescentando estofos em pele, o preço sobe para 32.563 euros. No caso do veículo que conduzimos, inserido no patamar superior, havia ainda que adicionar os 360 euros da pintura metalizada.

Um pormenor curioso é que a marca japonesa designa este monovolume como Mazda5 SW. A sigla SW, normalmente, significa "station wagon", isto é, carrinha. Porém, a Mazda refere que, no caso deste veículo, SW se traduz por "superior wagon". No entanto, na página portuguesa da Mazda na internet, o monovolume vem referido como "uma carrinha superior". Isto é, com a sua designação e dado a Mazda não oferecer uma carrinha no segmento médio inferior, o Mazda5 SW pisca o olho não só a potenciais clientes de monovolumes como também aos de carrinhas.

A evolução do motor 1.6, a gasóleo, agora com 115cv e que substitui o 2.0 de 143cv do anterior Mazda5, embora menos potente, revela-se suficiente para deslocar os 1415 kg do veículo mais os ocupantes. O único senão é que demora a reagir abaixo das 1800 rotações, só mostrando a sua força a partir desse patamar, sendo necessário pisar bem no acelerador, durante o arranque, para que o carro comece a responder. Em contrapartida, para além de uma redução na fiscalidade, devido à menor cilindrada do actual propulsor, há também, segundo a marca, uma diminuição de 14,8 por cento nos consumos e de 13,2 por cento nas emissões.

A Mazda anuncia um consumo combinado de 5,2 l/100 km; a Fugas, num percurso misto em cidade, estrada, estrada de montanha e auto-estrada, com até 5 ocupantes e troços com tráfego intenso e engarrafamentos obteve uma média de 7,6 l/100 km. A caixa manual de 6 velocidades é precisa e bem escalonada. Em cidade, desde que haja espaço, graças à posição de condução alta, à visibilidade para trás e aos sensores de estacionamento traseiros, o Mazda5 não é particularmente difícil de arrumar. No entanto, dadas as suas dimensões, seriam bem-vindos uns sensores de estacionamento dianteiros.

O grande trunfo deste modelo, herdado da geração anterior, é a sua modularidade e habitabilidade, em especial se o condutor tiver menos de 1,80 m (ver caixas), bem como a facilidade de acesso graças às portas laterais deslizantes e ao piso baixo. À semelhança de modelos similares de outras marcas, a confi guração de 7 lugares só serve para deslocações curtas, pois a capacidade da mala fica reduzida ao mínimo (112 litros). E se o espaço interior é amplo e bem aproveitado, os plásticos usados na consola e no tablier são duros e pouco agradáveis ao tacto.

Em termos de segurança, o novo Mazda5 afi gura-se bem equipado. Além disso, de acordo com o construtor japonês, na nova geração, os bancos da frente oferecem melhor protecção aos joelhos e pescoço, há novas barras de impacto lateral e a carroçaria é mais rígida. A protecção aos peões também foi aumentada. No entanto, não é possível saber em que é que tudo isto se traduz em termos de classificação do Euro NCAP, a entidade europeia que avalia os veículos no capítulo da segurança, por o Mazda5 ainda não ter sido submetido aos testes daquele organismo. Quanto ao conforto e vida a bordo, há uma boa relação entre o preço e o equipamento oferecido.

Barómetro

+ Versatilidade interior, acessibilidade, motorização adequada ao mercado português.

- Predominância de plásticos duros no habitáculo, posição de condução para pessoas altas, resposta do motor a baixa rotação

O trunfo da Mazda
O Mazda5 só terá o renovado motor a gasóleo MZ-CD 1.6 (de origem PSA Peugeot Citroën), agora com 115cv e mais adequado ao mercado português. Nem sequer vai comercializar motorizações a gasolina. Este motor revelase suficiente para deslocar este monovolume e é relativamente frugal nos consumos (em percurso misto que incluía condução em cidade, estradas de montanha e alguns engarrafamentos, por vezes com 5 ocupantes, fizemos uma média de 7,6 l/100 km). O único senão é ser um pouco "preguiçoso" abaixo das 1700 rotações, só mostrando a sua força acima desse patamar.

Às vezes até dá jeito
Em deslocações curtas, o Mazda5 pode transportar com relativo conforto 7 pessoas. Os bancos são fáceis de montar e rebater (aliás todos eles) e, nas suas diversas configurações, este monovolume pode transportar desde dois ocupantes e 1485 litros de bagagem até 7 pessoas e 112 litros. Os dois bancos da 3.ª fila são confortáveis e, graças às portas deslizantes, o acesso é fácil. A 2.ª fila de bancos tem ajuste longitudinal, pelo que é possível encontrar uma posição onde todos os ocupantes tenham um espaço de pernas razoável e se sentem bem.

Para condutores com menos de 1,80m
Com tantas soluções de aproveitamento do espaço interior, modularidade, acessibilidade, etc., há um pormenor em que este monovolume é batido até por carros de menores dimensões e com muito menos espaço interior. Talvez por ser um veículo de um fabricante nipónico e os japoneses não serem em média muito altos, não foram levados em linha de conta os condutores de pernas compridas e com mais de 1,80m. A visibilidade é boa, a posição de condução alta, mas seja qual for a regulação do banco e do volante (ajustáveis em altura e profundidade), os joelhos batem sempre na coluna de direcção.

Costas duras mas espaço para as pernas

É um dos veículos mais versáteis e funcionais do seu segmento. As portas traseiras laterais deslizantes e a baixa altura do piso facilitam o acesso a pessoas idosas com dificuldades de locomoção. Também a colocação das cadeirinhas de crianças dá muito menos trabalho. Na segunda fila, a inexistência de túnel de transmissão ao centro torna mais fácil a colocação das pernas do ocupante do meio. No entanto, as costas desse lugar são duras e desconfortáveis em viagens longas é preferível colocar aí, se houver, a cadeirinha de criança. De referir que, na configuração de 4 lugares, esse banco se transforma num espaço com porta-copos e um compartimento para objectos.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por conduta comum; turbo de geometria variável; intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, à frente; multibraços, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência electro-hidráulica
Diâmetro de viragem: 10,6m
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás

Dimensões

Comprimento: 4585 mm
Largura: 1750 mm
Altura: 1615 mm
Peso: 1415 kg
Pneus: 205/50 R17 95V
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 426 litros (112 litros, 7 lugares)

Prestações*

Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 13,7s
Consumo misto: 5,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 138 g/km

*Dados do construtor

Preço: 29.799 euros (viatura ensaiada, 32.924 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência ao arranque em subida: Não
Função Start/Stop: Não
Indicador de pneu vazio: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala no interior: Não
Bancos em pele: Sim
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim (com MP3, Bluetooth, USB e Aux-in)
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não (disponível como acessório)
Navegação por GPS: Não (disponível como acessório)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Não
Faróis de xénon: Sim

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