Fugas - motores

Nuno Ferreira Santos

Pequeno por fora, grande por dentro

Por João Palma

O ix20 é o mais pequeno membro da família de SUV e monovolumes Hyundai. Porém por dentro é maior do que parece e, face ao seu equipamento, apresente um preço competitivo

O ix20 é o terceiro e menor modelo da família "ix" de monovolumes e SUV (Sports Utility Vehicle) da Hyundai (os outros são o ix35 e o ix55), partilhando a estrutura, alguns motores e elementos mecânicos com o Kia Venga. Pode ter duas motorizações a gasolina (1.4, 90cv e 1.6, 125cv) e outras tantas a gasóleo (1.4 de 77cv e 90cv) e preços desde 14.980 euros. À Fugas foi disponibilizada a variante a gasóleo mais potente, que tem um nível de equipamento exclusivo, Style, o mais completo de toda a gama, e custa 22.440 euros.

Este pequeno monovolume compacto mede 4100 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1600 mm altura, mas a Hyundai conseguiu o "milagre" da multiplicação do espaço interior. Nos dias de teste, couberam à vontade quatro adultos e uma criança sentada na respectiva cadeirinha. Como o lugar do meio tinha o encosto mais desconfortável, foi aí que se posicionou a cadeira de criança.

E se exceptuarmos o desconforto do encosto (algo que não deixa de ter a sua relevância...), quem se senta aí tem bom espaço para as pernas, pois o fundo do carro é plano por não existir túnel de transmissão central. A isto soma-se uma bagageira com 440 litros de capacidade, quando os bancos traseiros estão na sua posição mais recuada (deslizam longitudinalmente) e um compartimento extra sob o fundo, que aloja a roda de emergência e onde ainda cabem vários sacos de compras.

É fácil encontrar uma posição de condução adequada, mesmo para quem seja mais alto ou encorpado (volante e banco são reguláveis em altura e profundidade), a visibilidade é boa e, no caso do veículo que conduzimos, o monitor LCD de 3,5 polegadas embutido no espelho retrovisor interior, que transmite as imagens captadas por uma câmara de visão traseira quando se engata a marcha-atrás, é um precioso auxiliar em manobras de estacionamento.

Se a habitabilidade é de 5 estrelas, a segurança também. Nos testes efectuados pelo Euro NCAP, o ix20 obteve 89 por cento na protecção dos peões, 85 por cento na referente às crianças, 64 por cento nos peões e 71 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. Refira-se que os 71 por cento obtidos neste último capítulo se deveram ao facto de a versão testada não dispor de limitador/ regulador de velocidade, existente no veículo que conduzimos.

O ix20 foi desenhado e desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, situado em Rüsselsheim, Alemanha, e o seu visual foi pensado para agradar aos gostos europeus, com linhas que a marca designa por "fluidic sculpture", que lhe conferem um ar dinâmico e compacto. Mas apesar de ser um pequeno monovolume com posição alta de condução, a distância ao solo é curta, em especial à frente (16cm), pelo que há que ter alguma atenção com passeios mais altos.

Por fora o Hyundai ix20 é europeu, mas por dentro mantémse a "orientalidade" da maioria dos plásticos duros e, no veículo que conduzimos, apesar de novo, já se notavam alguns ruídos parasitas em pisos irregulares. Em contrapartida, o nível de equipamento, em especial desta versão Style, só se encontra normalmente em carros de escalões superiores ou em alguns dos modelos premium do segmento dos utilitários: tecto panorâmico, câmara de visão traseira, Start/ Stop, climatizador, bancos em pele, sensores de chuva e de luminosidade, alarme, etc., etc. E tudo equipamento de série, sendo a única opção a pintura metalizada.

O motor 1.4 CRDi de 90cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades de relações longas, "dá para os gastos". Não é brilhante a baixas rotações, é ruidoso, particularmente a baixas velocidades, e quando o carro se depara com uma subida um pouco mais inclinada, requer algum trabalho de caixa, em especial se for carregado. Em contrapartida, o sistema Start/Stop, de paragem e arranque automático do motor, funciona bem e os consumos estão dentro do aceitável: obtivemos uma média de 6,0 l/100 km num percurso misto, que incluiu estrada de montanha e condução em cidade, parte dele com 5 ocupantes.

Barómetro

+ Habitabilidade, capacidade da mala, equipamento de série

- Maioria dos plásticos duros, algumas ruídos parasitas, motor a baixa rotação

Pequenas coisas práticas

Em muitos veículos, até mesmo alguns com características familiares, esquece-se a necessidade da existência de pequenos espaços abertos à frente, onde condutor e passageiro possam colocar aquela parafernália que é cómodo ter sempre à mão, como carteira, moedas, telemóvel, etc., etc. Não é o caso do ix-20, que tem dois úteis compartimentos. Isto é, um para cada um dos ocupantes dianteiros; um à frente e outro atrás da alavanca de mudanças, mais do que suficientes para guardar todos esses pequenos objectos.

Cova funda

O tamanho da mala deste pequeno monovolume é surpreendente 440 litros, a condizer com o espaço reservado para os cinco ocupantes no habitáculo. Mas a capacidade da bagageira não se fica por aqui: o fundo abre-se em 2 partes e revela não só um pneu de emergência (uma solução mais positiva do que o famigerado kit de "reparação" de pneus, agora tão em voga nos novos carros), mas também um amplo espaço, uma espécie de cova funda. Experimentámos colocar aí uma dezena de sacos, após uma ida ao supermercado, e couberam lá todos, ficando cobertos pelo fundo da mala, que ficou vazia.

Cuidado com o degrau

Um dos argumentos dos monovolumes ou dos SUV é a posição de condução alta, proporcionando uma melhor visibilidade. Outro é a maior distância ao solo, que lhes confere vantagem em relação a outros veículos, nomeadamente em incursões fora de estrada. É certo que a maioria dos proprietários raramente mete as rodas fora do asfalto e as suas aventuras se resumem a subir passeios na "selva" urbana. O ix-20, porém, apesar de ter a posição de condução alta, é muito rasteiro: 30cm de distância ao solo atrás e apenas 16cm à frente, da protecção do cárter até ao chão (19cm do rebordo do pára-choques, avançado em relação à protecção, ao solo). Isto é, com este pequeno monovolume, é preciso muito cuidado para subir passeios de altura normal e, se forem mais altos, é melhor não arriscar.

Uma pequena tv

Não é uma novidade, nem sequer um exclusivo deste pequeno monovolume, mas o ix-20 que conduzimos, com o nível de equipamento Style, oferece, de série, para além dos sensores de estacionamento atrás com aviso sonoro, uma câmara de visão traseira, cujas imagens aparecem no retrovisor interior, uma vez engrenada a marcha-atrás. Além de mostrar todos os obstáculos existentes na traseira do veículo, dispõe ainda de guias para auxiliar as manobras de estacionamento

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1396cc
Potência: 90cv às 4000 rpm
Binário: 220 Nm às 1750-2750 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum; turbo de geometria variável; intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; independente, tipo multibraços, com mola helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 10,4m
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões

Comprimento: 4100 mm
Largura: 1765 mm
Altura: 1600 mm
Peso: 1466 kg
Pneus: 205/55 R16 91H
Capac. depósito: 48 litros
Capac. mala: 440 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 167 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,5s
Consumo misto: 4,3 litros/100 km
Emissões de CO2: 114 g/km

* Dados do construtor

Preço: 22.440 euros

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pneu vazio: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala no interior: Sim, no comando à distância
Bancos em pele: Sim
Fixações Isofix: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim (com MP3, Bluetooth, USB e conector Aux-in)
Comandos áudio e Bluetooth no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim Alarme: Sim
Navegação por GPS: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Câmara de estacionamento traseiro: Sim
Sistema de estacionamento automático: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não

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