Fugas - motores

Terceira geração do Toyota Yaris vai ter híbrido

Por João Palma

Com novo visual, mais moderno e dinâmico, e novos equipamentos, o Toyota Yaris III já começou a ser produzido e será lançado no Outono, contando, em 2012, com uma versão híbrida. A Fugas assistiu ao fabrico de algumas das primeiras unidades

A introdução da 3.ª geração do veículo mais vendido da Toyota na Europa, o Yaris, está a merecer cuidados especiais. Antes da apresentação dinâmica, no final do Verão, e do lançamento, em Outubro, a marca japonesa, pela primeira vez, deu a conhecer à comunicação social um novo modelo no local onde é fabricado nas instalações de Valenciennes, no Norte de França. Esta apresentação estática foi complementada por uma visita à fábrica, onde se pôde ver o processo de produção do carro.

O segmento B, ou dos utilitários, onde o Yaris está inserido, com um total anual de 4 milhões de unidades vendidas, representa 26 por cento do total do mercado europeu. Neste segmento predominam motorizações a gasolina e a carroçaria de cinco portas. Por isso, indo ao encontro das preferências dos consumidores, o novo Yaris será lançado com carroçaria de cinco portas e dois motores a gasolina, já conhecidos da anterior geração.

A saber: um tricilíndrico de 998cc, com 69cv de potência e binário máximo de 93 Nm às 3600 rpm e média de 4,8 l/100 km de consumos, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades. E um 4 cilindros de 1329cc, com 99cv e 125 Nm às 4000 rpm, que pode trazer uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa de variação contínua de 7 relações, Multidrive S, que reduz consumos e emissões, sem comprometer as restantes performances. Esta motorização 1.33 Dual VVT-i, tanto na versão com caixa manual como com caixa automática pode trazer um sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, que produz uma poupança adicional nos consumos e emissões.

Para além desta carroçaria e motorizações, estará também disponível, no lançamento, o conhecido propulsor a gasóleo com 1364cc, 4 cilindros e 8 válvulas, 90cv e 205 Nm, que pode vir acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou automática Multimode de seis relações. Com caixa manual, consome 3,9 l/100 km e emite 103 g/ km de CO2; valores que, com a caixa automática, sobem para 4,0 l/100 km e 105 g/km de CO2, mantendo-se as restantes performances.

Mais tarde, será introduzida a carroçaria de 3 portas, estando prevista uma variante comercial. Em meados de 2012, será lançada uma versão híbrida gasolina / eléctrica, Yaris HSD (Hybrid Sinergy Drive), com um sistema de propulsão similar ao dos Prius HSD e Auris HSD.

O novo Yaris cresceu 100 mm em relação ao anterior, tendo agora 3885 mm de comprimento, a largura mantém-se nos 1695 mm, mas a altura foi reduzida em 20 mm para 1510 mm. Com centro de gravidade mais baixo, uma frente que lhe dá um aspecto mais robusto e desportivo e um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,287, menor que o da geração anterior (0,292), o Yaris tornou-se "mais carro". Por dentro, nota-se uma melhoria nos materiais e acabamentos e o painel de instrumentos está agora colocado atrás do volante. O habitáculo é espaçoso para um carro do segmento B e a capacidade da mala sobe para os 286 litros.

A nova geração terá três níveis de equipamento: Active, Confort e Sport. Entre as novidades, destaque para um novo sistema multimédia, Toyota Touch, com ecrã táctil de seis polegadas a cores, com conexões iPod e Bluetooth, computador de bordo e câmara de visão traseira. Uma variante mais sofisticada, Touch & Go, adiciona um sistema de navegação com indicação de radares fixos e ligação à Internet que possibilita buscas no Google (percursos, estações de serviço, parques de estacionamento e conexão a redes sociais, como o Facebook).

FICHA TÉCNICA

Motorizações | Veloc. Máx. | Consumo Médio | Emissões CO2 | Preço

1.0 VVT-i 12v (69cv) | 155 km/h | 4,8 l/100km (gasolina) | 110 g/km | a definir

1.33 Dual VVT-i 16v (99cv) | 175 km/h | 5,4 l/100km* (gasolina) | 123 g/km* | a definir

1.4 D-4D 8v (90cv) | 175 km/h | 3,9 l/100km (gasóleo) | 103 g/km | a definir

--%>