A Skoda, a marca checa do grupo Volkswagen, estreia-se no segmento A com o Citigo, a terceira variante do pequeno carro de 4 lugares feito em Bratislava, na Eslováquia, sendo as outras duas o Volkswagen up! e o Seat Mii. Das três, já estão à venda o up! e o Mii. O Citigo será lançado em Julho. Apesar de ainda não haver preços definidos para o Skoda, prevê-se que este e o Seat custarão menos do que o Volkswagen up! e, nesse capítulo, uma concorrência apertada entre Mii e Citigo.
O Citigo, para além de marcar a entrada da Skoda no segmento dos citadinos, também irá estrear o novo emblema do fabricante checo. A seta alada é agora cromada em vez do anterior verde esmaltado e a coroa de louros bem como a palavra Skoda desaparecem no novo logótipo.
As motorizações são comuns aos três modelos: um eficiente motor tricilíndrico a gasolina com 999cc e duas variantes - 60cv e 75cv - que reivindicam baixos consumos. Para além disso, há uma versão economizadora, denominada Green Tec no caso do Citigo, que, com sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor, recuperação de energia de travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento, consegue, segundo o fabricante, consumos de 4,1 l/100 km na versão de 60cv e 4,2 l/100 km na de 75cv - valores próximos dos obtidos com motores a gasóleo com estas potências.
A caixa manual de 5 velocidades, de série, foi especialmente adaptada para este propulsor tricilíndrico. Irá também ser disponibilizada, em opção, uma caixa manual robotizada de 5 relações, com a particularidade de não ter posição de estacionamento P. O carro liga-se e desliga-se na posição N, tendo apenas mais duas posições: D (Drive, para movimentar o veículo para a frente) e R (Rear, marcha-atrás). Segundo o fabricante, esta caixa irá proporcionar uma redução adicional nos consumos.
Sendo no essencial iguais, partilhando um habitáculo espaçoso para quatro pessoas e a maior bagageira do segmento (251 litros que podem chegar aos 959 com os bancos traseiros rebatidos), há, ainda assim, diferenças de pormenor entre as três declinações do citadino do grupo VW. Em termos de design, as diferenças maiores estão na frente. Face ao "sorriso" do Volkswagen up!, o Skoda Citigo contrapõe uma frente mais convencional, com a maior grelha do trio. Também no comprimento, devido ao design, o Citigo é o mais comprido, com 3563 mm contra os 3557 mm do Mii e os 3450 mm do up!. A bagageira do modelo checo vem equipada com um rede de arrumação para transportar objectos até 3 kg e quatro ganchos para prender sacos ou outros objetos. Um outro gancho porta-sacos no fecho do porta-luvas bem como um suporte para documentos no tablier sublinham o lado mais "sério" e funcional do Citigo. O tejadilho pode levar, em opção, suportes e caixas para bagagem.
Tanto o up! como o Mii foram lançados na versão de 3 portas, com a 5 portas a ser introduzida depois. Dado ser o modelo que será lançado mais tarde, o Citigo já virá com ambas as carroçarias (a Skoda espera que a versão de 5 portas venha a constituir 70% das vendas).