Fugas - motores

Mercedes Benz GLK 2012

Mercedes Benz GLK 2012 DR

A renovação tranquila

Por Luís Filipe Sebastião

O GLK quer afirmar-se como mais do que um mero SUV compacto de luxo e, nesse sentido, beneficiou de uma renovação, em termos estéticos e de equipamento.
Agora que o Range Rover Evoque anda por aí a quebrar corações, a Mercedes tratou de actualizar o GLK, o seu SUV (Sports Utility Vehicle) mais compacto, vocacionado para uma utilização estradista (na variante de tracção posterior), mas que não desdenha andar por maus caminhos (com tracção integral permanente). O novo GLK apenas estará disponível, no mercado nacional, com três motorizações diesel, que vão dos 170 aos 265cv, e preços a partir dos 47.500€.

O GLK ganhou uma aparência mais robusta. As alterações estéticas incluem a ampla grelha, as generosas entradas de ar, as renovadas ópticas e as luzes diurnas. A tecnologia LED, associada ao opcional sistema de iluminação inteligente (ILS), também é usada nos piscas, nos farolins posteriores e sobre a matrícula. As medidas exteriores quase não mudaram e as dimensões da bagageira também são iguais - variam dos normais 450 aos 1550 litros com os bancos traseiros rebatidos. Os ângulos de ataque e de saída mantiveram-se, respectivamente, nos 23 e 25 graus. O limite de inclinação é de 35º e o de profundidade de vau de 30cm.

No interior redesenhado destacam-se as saídas de ventilação redondas (tinham formato rectangular), o volante de três raios e um monitor a cores, opcional, ao lado do painel de instrumentos. Além de informações dos sistemas de áudio, de navegação e do veículo, o ecrã pode exibir imagens de 360 graus, a partir de câmaras montadas à frente, atrás e nos espelhos laterais, para ajudar em manobras de estacionamento, em complemento ao Active Parking Assist (opção). O sistema multimédia Comand Online, com ligação rápida à internet, e um suporte para iPad orientado para os lugares traseiros são outros extras. A alavanca Direct Select da transmissão automática 7G-Tronic está montada na coluna da direcção, libertando espaço na consola central para arrumo de pequenos objectos.

O GLK conta com seis motorizações diesel e uma a gasolina. Mas o mercado nacional apenas terá direito a três, todas a gasóleo. O bloco de quatro cilindros 2.2 litros (220 CDI BlueEfficiency) debita 170cv e possui 400 Nm de binário. A tracção posterior e a transmissão manual de seis velocidades ajudam a conter os consumos, juntamente com o sistema Eco start-stop de série. O motor de quatro cilindros no 250 BlueTec 4Matic, com controlo de emissões diesel, tracção integral e caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus, sobe a parada para 204cv e 500 Nm. O destaque, porém, vai para o 350 CDI 4Matic BlueEfficiency, onde brilha o bloco de 3.0 litros V6, de 265cv e 620 Nm, de uma suavidade notável, tirando proveito da precisa e rápida transmissão 7G-Tronic Plus.

A segurança passiva assenta em airbags frontais, laterais, de joelhos, pélvis e de cortina. Os sistemas de alerta de cansaço (Attention Assist) ou de segurança Pre Safe, bem como as assistências de mudança de faixa ou do ângulo morto também estão presentes como extras. No domínio da segurança activa incluem-se a suspensão Agility Control, com amortecimento selectivo; o controlo de patinagem na aceleração (ASR); a assistência variável da direcção, e a travagem adaptativa, com assistente de arranque em subida. O pacote tecnológico Off-road conta com o sistema de regulação de velocidade em descida (DSR) e o programa de condução fora de estrada, com ajuste da transmissão e aceleração.

Embora o GLK 220 CDI BlueEfficiency custe no mercado alemão 38.300€ (com 19% de IVA), por cá, só com 47.500€ se poderá levar do concessionário a partir de Julho.

FICHA TÉCNICA GLK

Motorizações Ac. 0/100 km/h Vel. Máx. Cons. Médio Em. CO2 Preço

GLK 220 CDI BE 2.2 (170cv)  8,5s 205 km/h  5,5 l/100 km  143 g/km 47.500€

GLK 250 BT 4M 2.2 (204cv)  8,0s 210 km/h  6,1 l/100 km  159 g/km 56.950€*

GLK 350 CDI BE 4M 3.0 (265cv) 6,4s 232 km/h 6,9 l/100 km 179 g/km 77.250€*  

*Caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus

Mercedes G

O ponto de Midas

Três décadas após o lançamento, o classe G pouco mudou. O último facelift actualizou-lhe o interior, em termos de equipamento, mas manteve-lhe o visual exterior, com ligeiros retoques estéticos. Este jipe - chamar-lhe SUV é quase um sacrilégio -, preserva o que de melhor se faz em termos de capacidades todo-o-terreno, não faltando as versões AMG para lhe conferir uma emoção adicional.

O design do G continua "quadradão", tanto por fora como no interior. O aspecto de "tanque" de luxo é suavizado pelas luzes em LED e pelos novos espelhos exteriores. O redesenhado tablier, com um monitor ao centro, e a qualidade dos revestimentos interiores, também contam para a percepção positiva quando se entra no habitáculo austero mas de construção sólida. Os comutadores dos três bloqueios do diferencial são agora complementados com a revisão do programa electrónico de estabilidade (ESP), que passou a incluir o assistente de estabilização de reboque e a função Hold (ajuda no arranque em plano inclinado).

O G350 BlueTec monta o bloco 3.0 litros V6 turbodiesel com 211cv e 540 Nm. A tecnologia BlueTec, de controlo de emissões de partículas e de óxidos de azoto (NOx), revela-se mais eficiente quando associada à solução aquosa de ureia AdBlue, de injecção no fluxo dos gases de escape. A alternativa a gasolina passa pelo G500, um potente oito cilindros em V, de 5.5 litros, que debita 388cv e 530 Nm de binário, seja na versão Station (longa de cinco portas) ou cabrio. Ambos os modelos dispõem de transmissão automática 7G-Tronic Plus.

Se estas motorizações se mostram à altura de enfrentar os caminhos mais exigentes - à semelhança da versão "profissional" do G, com a qual quase só faltou "trepar paredes" num troço preparado para o efeito nos Alpes franceses -, as versões AMG são feitas para outro tipo de emoções, em trajectos menos acidentados. O bloco V8 biturbo de 5.5 litros, do G 63 AMG, acoplado à transmissão automática AMG 7G-Tronic Plus, debita 544cv e 760 Nm de binário e atinge 210 km/h (limitados electronicamente). Esta "força bruta da natureza", que impressiona pela agilidade e facilidade (aparente) com que se deixa "dominar", só será suplantada pelo V12 biturbo, de 6.0 litros, do G 65 AMG, com os seus portentosos 612cv e 1000 Nm (sim, mil!) de binário.

Todos os motores beneficiam do sistema Eco de paragem e arranque automático de série. Apesar do perfil austero, as mordomias de equipamento incluem ainda os sistemas Distronic Plus, de estacionamento Parktronic com câmara traseira e assistente de ângulo morto. Os preços podem ser consultados na tabela.

 

FICHA TÉCNICA G

 


Motorizações Ac. 0/100 km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Em. CO2 Preço (euros)

G 350 BT 3.0 (211cv) 9,1s 175 km/h   11,2 l/100 km 295 g/km   137.400€

G 500 Cabrio 5.5 (387cv) 5,9s 210 km/h 14,9 l/100 km 348g/km 160.850€

G 63 AMG 5.5 (544cv) 5,4s 210 km/h*  13,8 l/100 km 322g/km   198.000€

G 65 AMG 6.0 (612cv) 5,3s 230 km/h* 17 l/100 km 397g/km 341.500€

*limitada electronicamente

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