Fugas - motores

DR

Mais um passo na democratização de um sistema de sucesso

Por João Palma

O Toyota Yaris Híbrido representa mais um degrau na concepção de motorizações de combustão interna mais eficientes. Com preço quase igual, sendo mais potente, tem consumos e emissões inferiores às versões a gasóleo.

A 3.ª geração do Toyota Yaris, lançada em Novembro de 2011 com motores a gasolina e gasóleo, vai ter uma versão híbrida gasolina/eléctrica, à venda em Portugal no final de Julho. O Yaris Híbrido é o primeiro veículo full hybrid do segmento dos utilitários, com uma autonomia de 2 km em modo 100% eléctrico. A propulsão é assegurada por um motor 1.5, a gasolina, com 75cv e outro eléctrico de 45cv, que produzem uma potência combinada de 100cv, o que faz desta versão a mais potente da gama Yaris.

Ao contrário dos mild hybrids (como o Honda Jazz), em que o motor eléctrico só serve para auxiliar o motor de combustão interna, os full hybrids, ou híbridos puros, podem funcionar apenas em modo eléctrico em certas condições. Dir-se-á que 2 km não é muito, mas na prática essa autonomia é bastante maior.

Na apresentação internacional, na Holanda, pudemos verificar que, em especial em trajectos urbanos e a velocidades reduzidas, em modo ECO (de poupança de energia), graças ao sistema de recuperação de energia, o motor eléctrico entrou frequentemente em funcionamento autónomo em partes do percurso, acendendo-se o símbolo EV no painel de instrumentos. Segundo os responsáveis da marca, um engenheiro da Toyota conseguiu fazer uma viagem em que 55% do percurso foi em modo 100% eléctrico. Por isso mesmo, ao contrário do que é comum, o Yaris consome menos em cidade que em estrada (3,1 l/100 km para 3,5 l/100 km).

Mas as novidades da Toyota no campo dos híbridos não se restringem a este modelo, que se vem juntar ao Prius, o primeiro híbrido a ser comercializado em todo o mundo, em 1997, e ao Auris HSD, lançado em 2010. Para finais de Agosto, a marca japonesa prevê apresentar um híbrido plug-in (a bateria pode ser carregada numa tomada) com 22 km de autonomia em modo 100% eléctrico. E entre o fim de 2012 e o início de 2013 a Toyota vai lançar uma versão 100% eléctrica do citadino iQ.

O Yaris Híbrido será vendido apenas na carroçaria de 5 portas e terá 2 níveis de equipamento, Comfort e Sport. O seu preço é quase igual ao da motorização a gasóleo com os mesmos níveis de equipamento com caixa manual e inferior ao da mesma versão com caixa automática, mas é mais potente e consome menos. O Yaris Híbrido traz de série uma caixa automática de variação contínua de funcionamento suave e eficiente.

Como o depósito de gasolina e a bateria se alojam sob os assentos traseiros, o espaço do habitáculo e da mala do Yaris Híbrido é o mesmo que o dos outros veículos da gama (ao contrário do que se verifica no Auris HSD).

Em relação aos mesmos níveis de equipamento nas outras motorizações do Yaris, a versão híbrida tem alguns elementos adicionais: no Comfort, o painel de instrumentos é em tons de azul, as luzes de dia e traseiras são em LED, tem climatizador duplo, indicador de condução ecológica e assistência ao arranque em subida. O Sport, além disto e dos itens comuns a este nível de equipamento na restante gama, acrescenta bancos em pele parcial e arranque por botão.

Há um Pack Style para o nível Comfort, que inclui jantes em liga leve de 15 polegadas e faróis de nevoeiro dianteiro. Com este pacote, o Yaris Híbrido Comfort custaria 19.965€. Como oferta de lançamento, este será o preço do mais bem equipado Híbrido Sport. Há ainda um Pack Luxury (950€) para o nível Sport, que inclui, entre outas coisas, tecto panorâmico, sensores de luz e de chuva ou vidros traseiros escurecidos. A Toyota Caetano estima que 15% dos cerca de 1500 Yaris que prevê vender num ano completo sejam híbridos. O Yaris Híbrido beneficia da garantia Toyota de 5 anos ou 160.000 km.


Toyota Yaris 1.5 HSD Híbrido *

Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1497cc, gasolina
Potência: 75cv às 4800 rpm
Binário máximo: 111 Nm às 3600-4400 rpm
Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente
Potência: 45cv
Binário máximo: 169 Nm
Bateria Hidretos metálicos de níquel, 144V, 20 módulos
Sistema Hybrid Sinergy Drive
Potência total combinada: 100cv
Veloc. máxima: 165 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 11,8s
Consumo médio: 3,5 l/100 km (urbano, 3,1 l/100km)**
Emissões de CO2: 79 g/km (urbano, 71 g/km)**
Preço: a partir de 19.440 euros

*Dados do construtor

** Valores para Yaris Comfort (Yaris Sport: médias de 3,7 l/100km e 85 g/km CO2; urbano, 3,4 l/100km e 77 g/km CO2)

--%>