Fugas - motores

Seat antecipa-se à Skoda

Por João Palma

Já não é novidade, dentro de um mesmo grupo automóvel, o mesmo carro ser lançado sob dois emblemas diferentes só com alterações na "embalagem". Seat Toledo e Skoda Rapid repetem a "receita" de Volkswagen Up!, Seat Mii e Skoda Citigo.
 

É como aqueles passatempos de "Descubra as Diferenças": o Seat Toledo e o Skoda Rapid, produzidos na mesma linha de montagem da fábrica checa de Mladá Boleslav do grupo Volkswagen, partilham motores, mecânica e restantes atributos, têm a mesma silhueta de três volumes e 4 portas e só diferem no design da frente e da traseira. Com preços a começar abaixo dos 18.000€, o Toledo é mais "rapid" no lançamento do que o modelo da Skoda: estará à venda já em Outubro, ao passo que o carro checo só virá em 2013.

O Toledo marca a história da ligação da Seat ao grupo Volkswagen: lançado em 1991, foi o primeiro modelo do construtor espanhol projectado e fabricado sob a égide do grupo alemão. Se o primeiro Toledo foi um ponto alto, a 3.ª geração, lançada em 2004 e cujo fabrico se prolongou até 2009, foi uma aposta falhada. Não tanto na mecânica (com a garantia do grupo Volkswagen), mas em especial na concepção e design. Por isso, o lançamento desta 4.ª geração, após um interregno de três anos, foi tratado com especial cuidado e a marca espanhola jogou pelo seguro para evitar fracassos.

Com apresentação internacional em Toledo, a bonita cidade espanhola que lhe deu o nome e é Património Mundial da Humanidade, o modelo do segmento C do fabricante espanhol do grupo Volkswagen, ao contrário de outros modelos da Seat que se distinguem pelo design, não se destaca pelo visual: o Toledo é um três volumes de linhas clássicas e conservadoras que não entusiasma às primeiras impressões. Aliás, como o seu irmão gémeo Skoda Rapid.

Porém, o que foi escrito aqui na Fugas sobre o Rapid aplica-se ao Toledo: não é a estrela de cinema ou das passerelles dos nossos sonhos, mas pode muito bem ser o parceiro que escolhemos para constituir família. O Seat Toledo, posicionado entre o Ibiza e o outro modelo do segmento C, o mais sofisticado Léon (com lançamento em 2013), está vocacionado para ser o único carro de uma família, com motorizações VW que primam pela economia de consumos e razoabilidade de performances.

Tal como o Rapid, tem habitáculo espaçoso para cinco ocupantes, uma mala de 550 litros (1490 litros com os bancos traseiros rebatidos) igual à do carro checo - valores de referência no segmento - e a capacidade de se rebater o banco traseiro do meio, criando um espaço para se transportar objectos mais compridos. Sob o fundo da bagageira, ambos os modelos têm uma roda sobresselente com as mesmas dimensões que as outras quatro - o que destrói o argumento de ganho de espaço usado por outras marcas para justificar a inclusão do injustificável kit de "reparação de pneus".

O Seat Toledo, apesar da configuração da carroçaria, tem mais espaço de mala que muitas carrinhas. O único óbice poderá ser a linha mergulhante da traseira em contraposição com o formato mais quadrado de uma carrinha, que poderá dificultar o transporte de volumes com formato mais alto.

Este não é um veículo de luxo, pelo que a qualidade dos estofos e acabamentos não é a mais elevada. No entanto, estão à altura do exigível, notando-se até um certo cuidado.

Não há demasiados botões e eles são simples e fáceis de accionar. O ecrã do sistema de navegação incluído no equipamento de topo não é muito grande e está colocado numa posição baixa que obriga a desviar os olhos da estrada para o consultar.

No que se refere a motorizações, no mercado português não vai haver a versão 1.2 TSI de 75cv e as 1.2 TSI de 105cv e 1.6 TDI de 105cv só serão vendidas nas variantes Ecomotive, que têm consumos e emissões menores do que as normais. O 1.2 TSI de 85cv e o 1.6 TDI de 105cv têm caixa manual de 5 velocidades; o 1.2 TSI de 105cv caixa manual de 6; e o 1.4 TSI (122cv) a caixa DSG de dupla embraiagem e 7 relações.

Noutros mercados, o Toledo pode ter três níveis de equipamentos, mas em Portugal só terá dois: Reference e Style. Para além de vários pacotes opcionais, mesmo no nível de entrada, o carro está bem equipado, em especial no capítulo da segurança. Resta agora aguardar os resultados dos testes que serão efectuados pelo Euro NCAP.

  

  

  

Seat Toledo

Motorizações                        Veloc. Máx.           Consumo Médio   Emissões CO2     Preço €*

1.2 TSI (85cv)                        183 km/h                5,1 l/100 km (gasolina)         119 g/km                a definir

1.2 TSI (105cv)                      195 km/h                5,0 l/100 km (gasolina)         116 g/km                a definir

Ecomotive

1.4 TSI (122cv)      DSG        206 km/h                5,8 l/100 km (gasolina)         134 g/km                a definir

1.6 TDI (105cv)                     190 km/h                3,9 l/100 km (gasóleo)          104 g/km                a definir

Ecomotive

* Os preços deverão iniciar-se um pouco abaixo dos 18.000€, prevendo-se que o 1.6 TDI Ecomotive possa custar cerca de 20.000€.

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