Fugas - motores

Bons resultados sem seguidismos

Por Aníbal Rodrigues

O Mazda6 foi sempre um modelo de sucesso do construtor de Hiroshima e, nesta terceira geração, mostra-se mais apetrechado do que nunca para continuar a sê-lo.
Para poupar combustível e reduzir emissões poluentes, a generalidade dos construtores está a apostar em motores mais pequenos e com menos cilindros. Veja-se o caso, relativamente impensável há poucos anos, da BMW. Este reputado fabricante de motores 3.0 litros com seis cilindros em linha já anunciou o lançamento de um novo 1.5 com três cilindros. Porém, só o tempo revelará a longevidade desta avalanche de pequenos motores com menos de quatro cilindros. Já o facto de um motor diesel a rondar os 2.0 litros com quatro cilindros percorrer centenas de milhares de quilómetros não é surpresa para ninguém.

É neste contexto que a Mazda parece apostada em desafiar as lógicas e as tendências. E quem lhe pode dizer que está errada ao propor um motor 2.2 diesel de quatro cilindros e 150cv? A verdade é que, com os contributos do programa Skyactiv de optimização de motores, caixas de velocidades, chassis e carroçarias, estreado no recente CX-5, o novíssimo Mazda6 reivindica um gasto médio de 3,9 l/100 km, o que constitui, actualmente, o melhor valor do segmento. Isto, claro está, considerando apenas modelos convencionais. Se incluirmos híbridos diesel/eléctrico, então Citroën DS5 e Peugeot 508 ostentam valores ainda mais comedidos.

O novo 6 chega a Portugal no primeiro trimestre do próximo ano, nas versões Sedan e Station Wagon (SW), unicamente com o já citado motor 2.2 diesel de 150cv. Mas ainda antes de iniciar a sua carreira comercial por cá, a Mazda fará a apresentação internacional do modelo à imprensa na zona de Troia. A Mazda teve em conta a situação do país e a aflição que se vive no sector automóvel para definir a gama do novo 6. Isto significou abdicar de motores que estarão presentes noutros mercados, caso de uma variante do mesmo 2.2 diesel com 175cv e, a gasolina, um 2.0 de 145 e 165cv e um 2.5 de 192cv.

A juntar à racionalidade deste novo automóvel, acrescente-se que o motor 2.2 diesel já cumpre a futura norma de emissões Euro VI, que entrará em vigor em Setembro de 2014, e dispensa sistemas de pós-tratamento de óxidos de nitrogénio (NOx) que são caros de manter. É possível acrescentar que um Mazda beneficia da conhecida fiabilidade dos carros nipónicos, mas é também inegável o apelo da sua estética, permitindo-lhe combinar razão e emoção.

Maior do que o seu antecessor em comprimento, largura e altura, a Mazda volta a contrariar os costumes ao apresentar uma carrinha mais pequena do que o Sedan e que é, ainda assim, maior do que a sua antecessora. O espaço a abordo também aumentou e, com isto, registou-se uma diminuição dos valores das bagageiras, que agora totalizam 489 litros no Sedan e 522 litros na SW. Já o tablier de bordo, para além de decalcar praticamente o do CX-5 parece-se demasiado com outras criações da marca e, por ser tão clássico, não acompanha a evolução estética do exterior. Porém, saúde-se a evolução qualitativa registada a bordo.

Todas as unidades comercializadas em Portugal terão de série o novo sistema i-ELOOP. Trata-se de um condensador que armazena energia eléctrica e que se alimenta das desacelerações e travagens. A electricidade disponível no "armazém" tanto pode ser depois usada para recarregar a vulgar bateria como para alimentar directamente dispositivos como o ar condicionado ou os limpa-vidros. Segundo a Mazda, o i-ELOOP contribui para poupar combustível e também para aumentar a vida útil da bateria. Para se perceber o efeito, refira-se que o mesmo 2.2 D com 150cv, sem i-ELOOP (disponível noutros mercados que não o português) gasta, em média, 4,4 litros e não 3.9.  

Consoante os níveis de equipamento (Essence, Evolve e Excellence), o Mazda6 pode dispor dos mais recentes equipamentos de segurança activa. Um deles é um cruise-control que, até velocidades de 200 km/h, mantém a distância pré-definida para o veículo da frente. Já entre os 15 e os 145 km/h o Mazda6 trava automaticamente caso o condutor não o faça e o sistema detecte a eminência de uma colisão, contribuindo assim para mitigá-la. A complementar este sistema, existe um outro, pensado para ambientes urbanos, que evita ou reduz a severidade de colisões entre os 4 e os 30 km/h.

O Mazda6 pode também dispor de sistemas que alertam o condutor para uma transposição involuntária de faixa de rodagem, que detectam e avisam da presença de outros veículos no chamado ângulo morto dos espelhos retrovisores exteriores ou faróis direcionais. Os apreciadores também podem dispor de um sistema de som dos especialistas da Bose e o 6 inclui ainda entradas USB, AUX e para iPod. O sistema Bluetooth foi actualizado e a função mail permite a recepção de SMS, MMS e mails via smartphone, que surge no ecrã da consola central, podendo serem lidos pelo sistema automatizado de voz.

Versões   Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço*
Sedan 211 km/h   3,9  l/100 km           104 g/km desde 34.600€
Sedan Cx. Auto. 204 km/h 4,8 l/100 km            127 g/km desde 40.700€
SW 210 km/h     4,4 l/100 km            116 g/km     desde 34.600€
SW Cx.Auto  202 km/h           4,9  l/100 km           129 g/km desde 40.700€

*O Sedan e a Station Wagon (SW) têm o mesmo preço; os preços foram calculados a partir da actual fiscalidade, pelo que podem variar no próximo ano

--%>