O Golf VII estreia a plataforma de construção modular transversal MQB (Modularer Querbaukasten, qualquer coisa como matriz transversal modular) do grupo Volkswagen, composta por diferentes módulos que se combinam e que será a base de quase todos os futuros modelos das diferentes marcas do grupo alemão, com redução significativa de custos e aceleração dos processos de desenho e construção de novos veículos. No caso do novo Golf, a estrutura e o chassis estão mais leves, sem afectar a resistência e a eficácia.
Este é um dos principais factores da redução em 100 kg do peso do Golf VII. Menos peso, aumento da eficiência dos motores (todos turbo e com injecção directa) e sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, originam uma redução média de 23% nos consumos. No lançamento, estão disponíveis um motor a gasolina, 1.2 TSI de 85cv, e dois a gasóleo, 1.6 TDI de 105cv e 2.0 TDI de 150cv, todos com baixos consumos e emissões.
A SIVA, representante da Volkswagen em Portugal, aposta no TDI de 105cv, que equipa mais de 90% dos Golf vendidos no mercado português. Esta aposta será reforçada no Verão de 2013 com a versão BlueMotion, com 110cv, que terá médias de consumos e emissões 3,2 l/100 km e 85 g/km de CO2 - uma referência no segmento.
Para além deste propulsor, estão previstos, para Janeiro de 2013, mais dois a gasolina: 1.2 TSI de 105cv e 1.4 TSI de 140cv. Este último, também usado no Audi A3, dispõe de um sistema de desactivação de dois cilindros (o 2.º e o 3.º) sempre que o motor funciona em baixos regimes (entre as 1400 e as 4000 rotações), para poupar nos consumos e emissões. Antes do Verão será disponibilizada uma versão menos potente (90cv) do 1.6 TDI. No Verão, chegam as versões mais desportivas: GTD (com motor diesel 2.0 TDI de 185cv) e GTI (motor a gasolina 2.0 TSI de 220cv). Ainda em 2013, mas mais tarde, será lançada uma versão eléctrica. O Golf traz, consoante as motorizações, uma caixa manual de 5 ou 6 velocidades, mas por mais 1750€ pode trazer a caixa automática DSG de dupla embraiagem com 6 ou 7 relações.
Com 4255 mm de comprimento, 1790 mm de largura e 1452 mm de altura, o Golf VII é 56 mm mais comprido, 28 mm mais baixo e 13 mm mais largo do que o Golf VI. Além de melhorias na aerodinâmica (Cd 0,27), o mais baixo centro de gravidade, aperfeiçoamentos na suspensão (mais dinâmica e confortável) e o diferencial electrónico dianteiro (antes exclusivo do GTI e agora de série em toda a gama) tornam o novo Golf muito estável, em particular ao curvar. Mais baixo e largo, com linhas mais vincadas, novo emblema redesenhado e ópticas dianteiras um pouco sobressaídas do capot, o Golf VII tem também um visual mais dinâmico.
Consoante os níveis de equipamento, é possível selecionar o perfil do condutor e os modos de condução (Eco, Normal e Sport) e, em combinação com o Controlo Dinâmico do Chassis (DCC), um modo adicional Comfort, havendo ainda uma função Coasting no modo Eco, que desliga o motor em descidas suaves ou em desaceleração.
Com uma redução no preço de 1400€ no nível de entrada, Trendline, e de 500€ no nível intermédio, Comfortline, o Golf VII tem mais equipamento. No Trendline, para além do Start & Stop e do diferencial XDS, refira-se o ar condicionado, o alarme, a monitorização da pressão dos pneus, o travão de mão electrónico com assistência ao arranque em subida, conexões USB e para iPhone e ecrã táctil de 5 polegadas. O Comfortline tem como novidade a conexão Bluetooth e um ecrã de 5,8 polegadas e o Highline, luzes ambiente.
No habitáculo, com ligeira redução na altura, há mais espaço para as pernas dos cinco ocupantes. A mala tem agora mais 30 litros do que a do Golf VI: 380 litros (1270 litros com os bancos rebatidos) e dispõe de piso que pode ser deslocado 10 cm para cima ou para baixo. No fundo, para além de espaço para pequenos objectos, há um pneu sobressalente de emergência. Uma novidade em opção é a bola de reboque facilmente montada ou escamoteada por meio de uma pega incorporada no rebordo da abertura da mala. Há melhorias na qualidade dos materiais e acabamentos e o painel de bordo, com o novo ecrã táctil, está mais direccionado para o condutor. A alavanca de velocidades está mais próxima do volante, que é cortado na parte inferior.
FICHA TÉCNICA
Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço
1.2 TSI (85cv) 179 km/h 4,9 l/100 km (gasolina) 113 g/km 21.200€*
1.4 TSI (140cv) 212 km/h 5,2 l/100 km (gasolina) 119 g/km 27.000€**
1.6TDI (105cv) 192 km/h 3,8 l/100 km (gasóleo) 99 g/km 24.900€*
2.0 TDI (150cv) 216 km/h 4,1 l/100 km (gasóleo) 106 g/km 33.000€***
* Dados para versão de 5portas com caixa manual, nível de equipamento Trendline
** Preço estimado. Lançamento em Janeiro de 2013. Dados para versão 5 portas com caixa manual
*** Preço estimado. Dados para versão 5 portas com caixa manual, nível de equipamento Comfortline