Fugas - motores

Preparado para concorrer com o pequeno e piscar o olho ao grande

Por Carla B. Ribeiro

Um modelo que está com o sentido num lado sem que deixe de ter um pezinho no outro. O Mokka será talvez a prova de uma versatilidade que a Opel pretende usar em seu benefício e conquistar assim novos clientes para a marca.
O Opel Mokka chega para concorrer com o ASX da Mitsubishi, o Juke da Nissan (embora o comprimento o aproxime mais do Qashqai) ou o Yeti da Skoda, aproveitando o crescimento que o segmento dos SUV(Sports Utility Vehicles) compactos tem apresentado (no 1.º semestre do ano, os números oficiais apontam para uma subida de 7% na Europa) e até para atrair novos clientes.

Pelo menos é o que afiançam os responsáveis da marca, animados por encomendas que no início do mês já somavam as 40 mil unidades e que chegam sobretudo de mercados como a Alemanha, a Rússia, a Itália, o Reino Unido ou a França. Já em Portugal, a Opel, apesar da queda do mercado, mostra-se optimista com o desempenho deste Mokka que também se revela preparado para dar alguma luta aos SUV posicionados acima.

Primeiro, pelas suas dimensões. É que a sensação inicial de se estar perante um pequeno carro (que não é: 427,8cm de comprimento e uma largura de 203,8cm) depressa ganha outra percepção no interior, onde cinco conseguem lugar sem dificuldade. Já a bagageira, com espaço para 356 litros, apenas se torna atractiva quando se rebatem os bancos.

Em segundo lugar, surgem as suas formas, as tais que o fazem parecer pequeno, mas que não comprometem nem a agressividade impressa na dianteira nem o dinamismo conseguido por uma linha de cintura desportiva.

E, por fim, pelo nível de equipamento que, por exemplo, ao nível da segurança a marca mostra-se "confiante" de que o resultado NCAP, ainda por revelar, será o melhor. De série, além da segurança passiva estar garantida pelos oito airbags, também o ESP, acompanhado pelo controlo de descida (Descent Control System) e arranque em declive (Hill Start Assist), está presente em todas as versões de equipamento, recebe um ABS mais evoluído estreado no Astra, com, entre outras funções, controlo de travagem em curva. Nos opcionais inclui-se o Opel Eye, com sistema de leitura de sinais de trânsito optimizado, ou a manutenção de trajectória (sinal sonoro e visual).

O novel Mokka começará a chegar ao mercado luso em Novembro, com três diferentes motorizações: a gasolina, o 1.4 Turbo com uma potência de 140cv (apenas de tracção integral) e o 1.6 com 115cv (apenas tracção dianteira); a diesel, a Opel avança com um 1.7 CDTI de 130cv (disponível com tracção às quatro ou às duas). Em comum a todas as versões, o sistema de pára/arranca. Já as caixas surgem diferentes consoante o modelo: o 1.6 chega equipado com uma manual de cinco velocidades, enquanto todos os outros estão disponíveis com uma caixa manual de seis (uma automática pode equipar o 1.7 de tracção dianteira como opcional).

Ficha Técnica*

Motorizações   Veloc. Máx.    Consumo Médio         Emissões CO2 Preço

1.6 115cv 4x2 170 km/h         6,5 l/100 km (gasolina)                        153 g/km                     21.720€

1.4 140cv 4x4 190 km/h         6,4 l/100 km (gasolina)                        149 g/km                     24.320€

1.7 130cv 4x2 187 km/h         4,5 l/100 km (diesel)               119 g/km                     25.470€

1.7 130cv 4x4 184 km/h         4,9 l/100 km (diesel)               129 g/km                     28.170€

* Dados do construtor

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