Fugas - motores

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Ecologia também rima com economia

Por João Palma*

Um grande SUV híbrido com tracção integral, mais barato que o diesel equivalente e com uma autonomia razoável em modo 100% eléctrico. O Outlander PHEV, que é classe 1 nas portagens, conjuga ecologia com economia.

O preço do Mitsubishi Outlander PHEV, desde 45.000€, é, à primeira vista, elevado. Mas comparado com o modelo equivalente a gasóleo é 10.000€ mais barato e, no dia-a-dia, com cerca de 40km de autonomia em modo 100% eléctrico, os custos de utilização são muito inferiores (menos de 3€ por 100km). Os únicos pontos negativos que nos ocorrem neste grande SUV híbrido plug-in com tracção integral que conduzimos são a falta de sensores de estacionamento à frente e fraca qualidade dos pneus que trazia.

O Outlander PHEV não irá ser, certamente, o modelo mais vendido do fabricante japonês – por ter como alvo um nicho de mercado e pelo seu custo –, mas é provavelmente um dos melhores veículos que a Mitsubishi já produziu e o primeiro com uma razoável autonomia em modo eléctrico com preço inferior ao dos modelos equivalentes com motor a combustão. E não foi por acaso que o construtor japonês escolheu o Outlander como primeiro veículo híbrido plug-in da marca. Sendo uma tecnologia cara, só neste subsegmento dos grandes SUV com tracção integral é que seria possível construir um modelo realmente competitivo. No entanto, num prazo até dois anos, está previsto o lançamento de um SUV de menores dimensões, o ASX, com a mesma tecnologia.

Esta é uma das versões do Outlander, custando a mais acessível, com motor diesel 2.2 DI-D de 150cv e caixa manual de 6 velocidades, 37.000€ no nível de entrada, Intense. Com o mesmo propulsor e tracção integral, este SUV custa 50.000€ com caixa manual e 55.000€ com caixa automática de conversor de torque de seis relações. As versões 4x4 a gasóleo têm o nível de equipamento superior, Instyle Navi. O Outlander PHEV Intense+ custa 45.000€.

O sistema de propulsão neste SUV híbrido plug-in é composto por um motor 2.0 de 95cv a gasolina conectado ao eixo dianteiro e dois eléctricos de 82cv cada, um ligado ao eixo dianteiro e o outro ao eixo traseiro. De acordo com a condução, há três modos automáticos de funcionamento: 100% eléctrico, híbrido de série (o motor a gasolina funciona como gerador para os motores eléctricos se o nível de carga das baterias for baixo ou se for necessária uma aceleração forte) e híbrido paralelo (a velocidades superiores a 120km/h ou 65 km/h quando o nível das baterias for baixo, o motor a gasolina movimenta o veículo, assistido pelos motores eléctricos). Os eixos são independentes e, em modo eléctrico, a tracção integral processa-se numa relação 55/45 (frente/atrás). No modo série a relação é 60/40 e no modo paralelo é de 95/5. 

O arranque é sempre em modo eléctrico e o funcionamento é muito silencioso, ao ponto de dispor de um sistema acústico de aviso de peões. Com suspensão melhorada, este veículo distingue-se pela suavidade e conforto de condução. Apesar das suas dimensões, com um diâmetro de viragem de 10,6m, desembaraça-se bem em ruas estreitas – só a estacionar é que o seu tamanho se torna evidente. Porém, apesar de dispor de câmara de marcha-atrás no nível Instyle Navi+, seriam bem-vindos uns sensores de estacionamento à frente. A instrumentação, bastante completa, tem leitura e accionamento simples, o que, a somar a uma posição alta e boa visibilidade, contribui para a facilidade de condução.

A caixa com uma única relação (como a de todos os veículos eléctricos) tem uma posição, B, que permite regular automaticamente a força de regeneração de energia de travagem, algo que também pode ser feito manualmente por meio de patilhas no volante. Há também um modo Eco, com influência no funcionamento da climatização, que permite reduzir consumos e aumentar a autonomia em modo eléctrico. O Outlander PHEV nunca funciona à potência máxima – o seu sistema operativo procura automaticamente a melhor combinação dos seus propulsores de acordo com as condições de condução. Tanto a potência total combinada como o binário são valores estimados, pois a Mitsubishi não fornece dados oficiais.

Mesmo no nível de entrada, Intense +, o Outlander PHEV está bem equipado, em especial em termos de segurança, tendo obtido o máximo de 5 estrelas em testes recentes do Euro NCAP efectuados a esta variante específica, com 88% na protecção dos ocupantes, 84% na das crianças, 64% nos peões (um bom valor para um SUV) e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança. Recebeu ainda um prémio especial do Euro NCAP pelo seu Sistema de Mitigação de Colisão Frontal, que impede colisões de frente até 30 km/h. O mesmo se aplica ao conforto e à vida a bordo, em especial no nível de topo, Instyle Navi+, como se pode ver na Ficha Técnica. 

Muito positivo é todo este equipamento ser de série – aliás, a única opção no veículo que conduzimos era a pintura metalizada. Outro ponto muito importante a favor é o facto de, apesar do seu peso e tamanho – superior a SUV existentes mais leves e menores, que são classe 2 –, todas as versões do Outlander serem classe 1 nas portagens, graças à altura do capot ao solo, tirando proveito da absurda legislação portuguesa. Mas disso a Mitsubishi não tem qualquer culpa… ?

*com Carla B. Ribeiro

Espaçoso e funcional
Comparado com o Outlander tradicional, o PHEV tem menos 14 litros de mala, menos volume de carga sob o fundo da bagageira e um piso do habitáculo mais alto – tudo devido à colocação das baterias sob o fundo do veículo. A localização do motor eléctrico traseiro só permite a configuração de cinco lugares, mas a distância ao solo mantém-se. Ainda assim, a variante híbrida mantém habitáculo e mala espaçosos. A colocação das baterias sob o piso ao centro do carro origina um centro de gravidade mais baixo do que no Outlander convencional, uma melhor distribuição do peso frente/traseira com benefícios na dinâmica e estabilidade.

À la carte
Este veículo dispõe de duas tampas nas laterais traseiras. A da esquerda é a do depósito de combustível de 45 litros. A da direita cobre duas tomadas: uma para carregamento através da rede eléctrica doméstica e outra para ser utilizada em postos públicos, incluindo os de carga rápida. Esta versatilidade torna o Outlander PHEV um veículo muito prático, tornando muito fácil escolher não só o modo como se carregam as baterias como também o tipo de alimentação do veículo quando este se desloca: se 100% eléctrico, misto ou em paralelo com o motor de combustão a desempenhar o papel principal, auxiliado pelos motores eléctricos quando é necessária potência extra.

Sem range anxiety
Range anxiety é a expressão inglesa que define o receio do condutor de um veículo eléctrico de ficar parado na estrada, se as baterias se descarregarem. No caso deste híbrido plug-in, essa preocupação é inexistente. Com uma autonomia real de cerca de 40km em modo 100% eléctrico e mais de 800km no total, em 80% dos casos pode fazer as deslocações casa-trabalho e volta sem necessidade de usar o motor de combustão (e mesmo em trajectos mais longos o consumo de gasolina é mínimo). Em viagens grandes, se se premir o botão Save, o veículo passa a usar o motor de combustão. Com o botão Charge (ao lado do botão Save), além de poupar as baterias, também as carrega em andamento até 80% em 40 minutos. Claro que, neste modo, o consumo de gasolina aumenta. Também é possível fazer esta carga com o carro parado e o motor de combustão a trabalhar, sendo o consumo de cerca 3l/100km.

Merecia melhor… 
O Mitsubishi Outlander PHEV é um SUV com tracção integral e potencialidades para circular fora de estrada em trilhos de média dificuldade, tendo até um botão para accionar a tracção 4x4 em permanência. Por isso mesmo, merecia uns pneus melhores do que os montados no veículo que conduzimos, os quais, sendo 100% de asfalto, limitam muito o desempenho off road deste SUV.

BARÓMETRO

+ Relação preço/equipamento (muito completo e todo de série), conforto de condução, custos de utilização, segurança, classe 1 nas portagens

- Pneus de estrada de qualidade inferior, ausência de sensores de estacionamento dianteiros

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor de Combustão
Cilindrada: 1998cc
Potência: 121cv às 4500 rpm
Binário: 190 Nm às 4500 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção multiponto

Motores Eléctricos: Síncronos de magnetos permanentes
Dianteiro
Potência: 82cv
Binário: 137 Nm
Traseiro
Potência: 82cv
Binário: 195 Nm

Baterias: Iões de lítio
Voltagem: 300V
Capacidade: 12 kWh
Tempo de carregamento: normal, 100% em 5 horas numa tomada doméstica de 230V/10A; carga rápida, 80% em 30 minutos num posto de carga rápida

Potência total combinada (estimada): 200cv às 4500 rpm
Binário max. combinado (estimado): 385 Nm às 4500 rpm

Tracção: Integral
Caixa: Automática de variação contínua
Suspensão: Tipo McPherson com barra estabilizadora à frente; semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6m
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

Capacidades todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 22,5º
Ângulo de saída: 22,5º
Ângulo ventral: 21º
Altura livre ao solo: 190mm

Dimensões

Comprimento: 4655mm
Largura: 1800mm
Altura: 1680mm
Peso: 1810kg
Pneus: 225/55 R18 98H
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 463 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,0s
Consumo ponderado: 1,9 litros/100 km (2/3 eléctrico; 1/3 híbrido)
Consumo combinado híbrido: 5,8 l/100km
Autonomia em modo eléctrico: 52km
Custo de consumo em modo eléctrico: cerca de 1,30€por carga
Emissões de CO2: 44 g/km

Preço

48.000€ (viatura ensaiada, 48.450€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de Mitigação de Colisão Frontal: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Sistema acústico de aviso de peões: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Climatizador bizona: Sim
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala no interior: Sim, com o comando
Bancos em pele: Sim
Bancos eléctricos e aquecidos: Sim
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 18’’
Apoio de braços amovível à frente: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Conexões iPod/iPhone: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Navegação por GPS: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim, cruise control adaptativo
Avisos de alteração de trajectória + mudança de faixa de rodagem: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Câmaras de marcha-atrás: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Sim
Tecto de abrir eléctrico: Sim
Alarme: Não

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