Fugas - notícias

Nelson Garrido

Reserva Natural das Berlengas

,

O Arquipélago da Berlengas é composto por três grupos de ilhéus: Berlenga Grande e recifes adjacentes, Estelas e Farilhões-Forcadas. A ilha da Berlenga, a maior do arquipélago, tem um planalto de contorno recortado, com acentuado declive nas encostas periféricas ou tombando a pique sobre o mar. O Parque tem uma superfície de 9560 hectares. Declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2011.

Área com elevado interesse botânico com vários endemismos e espécies de distribuição restrita. Local de nidificação para algumas espécies de aves marinhas (caso do Airo Uria aalge, símbolo da Reserva) e ponto de passagem para númerosas espécies migradoras. Reserva Marinha de grande riqueza faunística, nomeadamente ictiológica.

Património Cultural

Sendo esta ilha, pela sua localização, um excelente posto de defesa do território português, foi mandada erguer pelo rei D. João IV de Portugal a Fortaleza S. João Baptista, que viria a ser palco de numerosas batalhas, das quais se celebrizou o ataque do castelhano Diogo lbarra. Atacado e bombardeado durante dois dias, acabou o forte por ser tomado pelos castelhanos. A guarnição portuguesa, que resistiu mais do que humanamente parecia possível, era comandada pelo Cabo Avelar Pessoa. Estava-se no ano de 1666.

In "a, b, c, das Áreas Protegidas de Portugal Continental", do Instituto da Conservação da Natureza

Berlengas declaradas Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO

--%>