Depois de se ter inovado ao apresentar-se num diferente formato de selecção e votação, o Essilor Carro do Ano | Troféu Volante de Cristal avança este ano com novos galardões: o prémio Escolha do Público, que passa por “envolver a comunidade de entusiastas de automóveis” na escolha do carro que em 2015 mais se destacou, e o Prémio Tecnologia e Inovação, que “visa reconhecer as mais avançadas tecnologias e inovações automóveis apresentadas pelas marcas presentes no mercado nacional”.
O primeiro, apresentado nos primeiros dias deste ano, passa por permitir que o público em geral escolha e vote no seu candidato preferido entre os 24 modelos a concurso. A recolha de votos é feita em passatempocarrodoano2016.pt e através de uma aplicação que reconhece o perfil do Facebook, permitindo a cada pessoa votar apenas uma vez. O período de votação arrancou a 7 de Janeiro e prolonga-se até às 15h de 12 de Fevereiro. O resultado será divulgado a 18 do mesmo mês.
Já o Prémio Tecnologia e Inovação, a ser atribuído pelos jurados do Carro do Ano, passa por distinguir “dispositivos que tenham como principal atributo beneficiar directamente a condução e o condutor nas suas mais distintas vertentes, da segurança activa e passiva aos sistemas auxiliares”. Serão seleccionadas cinco candidaturas e o vencedor será anunciado em simultâneo com as restantes categorias a concurso.
Nesta 32.ª edição, uma iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC Notícias, há 24 produtos automóveis, em representação de 13 construtores, na lista de candidatos a Carro do Ano, com a votação a incidir numa versão específica e não numa gama completa. Algo que, para a Comissão Executiva do prémio, permitirá escolher o vencedor pela sua “qualidade intrínseca” e não pela “compleição comercial da respectiva marca em Portugal”. A decisão pretende ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, que compram um carro pela versão e não pela gama, além de colocar as marcas com gamas menos compostas em igualdade de oportunidades com outras.
Também na formação do júri houve mudanças, passando a existir membros permanentes, este ano 16, PÚBLICO incluído, e três convidados — para a edição de 2016 foram escolhidos três meios de divulgação exclusivamente digital: Auto Sapo, Observador e Razão Automóvel.
Além das alterações entre o grupo de jurados, há a destacar uma redefinição de critérios no que diz respeito à avaliação do Carro do Ano: o boletim de voto e o peso dos itens em análise — no caso do Carro do Ano, Design, Construção e inovação, Funcionalidade, Comportamento e segurança, Performances, Consumo e eficiência, Preço — foram repensados para que se torne mais fácil comunicar os mesmos quer às marcas concorrentes quer ao público em geral.
Para além da análise individual aos 24 concorrentes, serão seleccionados os vencedores das cinco classes que fazem parte desta edição: Citadino, Carrinha, Monovolume, Executivo e Crossover.
No ano passado, quando ainda eram seleccionadas as gamas, o Volkswagen Passat sagrou-se tetracampeão do troféu já conquistado por anteriores gerações, em 1990, 1997 e em 2006. O Passat arrebatou ainda os prémios de Carrinha e de Executivo do Ano.