A principal mudança passa por a votação incidir numa versão específica e não numa gama completa como aconteceu até aqui. Algo que, para a Comissão Executiva do prémio, permitirá escolher o vencedor pela sua “qualidade intrínseca” e não pela “compleição comercial da respectiva marca em Portugal”.
Para além da análise individual aos 24 concorrentes, serão seleccionados os vencedores das cinco classes que farão parte desta edição: Citadino, Carrinha, Monovolume, Executivo e Crossover.
No Citadino do Ano concorrem Fiat 500 1.2 69cv Lounge, Hyundai i20 Comfort CRDi 1.1, 75cv, Honda Jazz 1.3 i-VTEC ELEGANCE, Mazda2 SKYACTIV-D (105cv) MT Excellence HS Navi, Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 N-TEC, Opel Karl 1.0 75cv e Skoda Fabia 1.2TSI 90cv Style.
Para Carrinha do Ano, contam-se o Audi A4 Avant 2.0 TDI 190cv, Hyundai i40 SW 1.7. CDRi HP DCT 141cv, Skoda Fabia Break 1.4TDI 90cv Style e Skoda Superb Break 2.0TDI 190cv DSG Style.
Os concorrentes a Monovolume do Ano são Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium 180cv e Volkswagen Touran 1.6 TDI 110cv Highline, enquanto a Executivo do Ano estão na corrida Audi A4 2.0 TDI 190cv, DS5 Sport Chic 2.0 BlueHDI de 180cv e Skoda Superb 1.6 TDI de 120cv Style.
Audi Q7 3.0 TDI 272cv quattro Tiptronic, Fiat 500X Cross 1.6 de 120cv, Hyundai Santa Fe LUG 2.2 AT Premium 4x2 (apenas candidato ao prémio da classe), Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance, Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D (105cv) MT 2WD Excellence Navi, KIA Sorento 2.2 CRDi TX 7Lug 2WD e Volvo XC90 D5 AWD Inscription são os candidatos a Crossover do Ano. Sem concorrerem a nenhuma classe, estão na lista para Carro do Ano ainda o Mazda MX-5 1.5 SKYACTIV-G (131cv) MT Excellence Navi e o Opel Astra 1.6 CDTI Innovation.
A 32.ª edição do Essilor Carro do Ano/Volante de Cristal é uma iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC Notícias, apresentando este ano um novo formato de júri: 16 membros permanentes, entre os quais o PÚBLICO, e três convidados — nesta edição, Auto Sapo, Observador e Razão Automóvel.