Fugas - Motores

Média de 3,6 litros na estreia em motores diesel

Por João Palma

Lançada em Junho deste ano, a nova geração do Aveo, o modelo do segmento B da Chevrolet, vai ter algo de inédito num utilitário da marca americana: um motor 1.3 turbodiesel, de origem Fiat, em três variantes: 75cv, 95cv e Eco de 95cv.

A Eco de 95cv destaca-se pelos consumos e emissões, respectivamente, 3,6 l/100 km e 95 g/km de CO2. As motorizações de 75cv e 95cv estarão disponíveis em Portugal no 1.º trimestre de 2012, nas variantes sedan (4 portas) e hatchback (5 portas). A 95cv Eco só equipa o hatchback.

A Chevrolet ainda não definiu os preços destas variantes, algo que fará mais próximo do lançamento, mas, na tradição da marca, pretende que eles sejam competitivos em relação à concorrência. Quanto aos níveis de equipamento, serão similares aos existentes nas versões a gasolina já à venda. A gama de motorizações do Aveo irá completar-se com uma variante bi-fuel gasolina/GPL.

Todas as declinações do bloco de 1248cc a gasóleo cumprem com a norma Euro V sobre emissões e vêm equipadas com sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor. As três variantes atingem a potência máxima às 4000 rotações; as de 75cv e 95cv Eco têm um binário máximo de 190 Nm às 1750-2500 rpm, a de 95cv normal tem 210 Nm ao mesmo regime. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 14,2s na versão de 75cv, em 12,6s na de 95cv e em 11,7s na Eco. Todas as variantes vêm acopladas a uma caixa manual de 6 velocidades. Num breve contacto com o Aveo 1.3D 95cv Eco, em estradas montanhosas na Suíça, foi possível apreciar a performance do motor, bem como a economia de consumos.

O Aveo é talvez o símbolo mais marcante da renovação da gama Chevrolet, que, com os últimos lançamentos do superdesportivo Camaro, do eléctrico com extensor de autonomia Volt (chega a Portugal no início do próximo ano), do Cruze hatchback e deste Aveo diesel, não apresenta modelos com mais de dois anos de existência.

Onde o novo Aveo mais se destaca é no capítulo da segurança. Testado recentemente, obteve as mais altas classificações para um veículo do seu segmento, com o máximo de cinco estrelas, 95% na protecção dos ocupantes adultos, 87% no que se refere às crianças, 93% nos dispositivos auxiliares de segurança e 54% na protecção aos peões.

De salientar que na protecção contra impactos traseiros (efeito de chicote), um ponto em que mesmo carros com o máximo de 5 estrelas por vezes não conseguem obter valores satisfatórios, conseguiu 3,1 pontos (bom).


Ficha Técnica 

Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço
1.3D (75cv) 163 km/h 3,8/3,7* l/100 km (gasóleo) 99/97* g/km a definir
1.3D (95cv) 174 km/h 4,1 l/100 km (gasóleo) 108/107* g/km a definir
1.3D Eco (95cv) 174 km/h 3,6 l/100 km (gasóleo) 95 g/km a definir**

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