Fugas - Motores

Seat Mii mostra agilidade e bom aproveitamento interior

Por João Palma

No actual cenário de crise económica e com o trânsito urbano cada vez mais congestionado, o Seat Mii é um pequeno veículo que responde a essas necessidades. Comprovamos a sua funcionalidade e agilidade na cidade.

Faltava à Seat um citadino na sua gama, desde que o Arosa foi descontinuado, em 2004. O Mii, irmão gémeo do Volkswagen up! e do Skoda Citigo, vem preencher, com maior modernidade, essa lacuna.

Com base no mesmo bloco tricilíndrico, a gasolina, de 999cc, haverá duas versões, com 60cv e 75cv, e três níveis de equipamento - Entry, Reference e Style (este subdividido em Chic e Sport). O lançamento será na 2.ª metade do próximo mês e a Seat ainda não definiu os preços ou os conteúdos específicos dos níveis de equipamento.

Inicialmente, o Seat Mii, que tem quatro lugares, virá com carroçaria de três portas. Uns meses mais tarde, terá também uma de cinco portas. Quanto a motorizações, ainda no primeiro semestre do próximo ano, vai haver uma versão Eco das actuais, que dispõe, entre outras coisas, de sistema Start & Stop de paragem e arranque automático do motor e terá, no que se refere ao 1.0 de 60cv, médias de 4,2 l/100 km e 97 g/km de CO2 e para o 1.0 de 75cv, 4,3 l/100 km e 97 g/km de CO2.

O Mii vem com caixa manual de 5 velocidades, mas no decorrer de 2012 estará disponível uma caixa manual robotizada. Está ainda prevista uma versão desportiva, com suspensão 10% mais rígida e menos 15 mm de altura ao solo.

Este carrinho, pequeno por fora mas com o espaço bem aproveitado por dentro, ágil no trânsito urbano, com boa visibilidade e dispositivos que facilitam a vida ao condutor, é uma das faces de um projecto do Grupo Volkswagen que deu origem a 3 modelos muito idênticos, que partilham chassis, motorizações e muito do visual, carroçaria e equipamento.

Com 3557 mm de comprimento, 1641 mm de largura e 1478 mm de altura é 17 mm mais comprido do que o Volkswagen up! e tem as mesmas altura e largura. Os quatro lugares são reais, pois como o tejadilho não descai, um passageiro com 1,80m pode sentar-se atrás sem bater com a cabeça no tecto. Há diversos espaços abertos no interior para guardar objectos e a mala tem 251 litros (951 litros com os bancos rebatidos, permitindo transportar objectos até 2 metros de comprimento).

O Seat Mii, tal como o Volkswagen up!, oferece equipamentos que não são muito comuns no segmento dos citadinos. É o caso do City Safety Assist, um dispositivo que funciona através de um sensor laser e que, até 30 km/h (mas só até esse limite), face a um obstáculo, trava automaticamente o carro evitando embates.

Outro é o Seat Portable System, amovível e com um ecrã de 5 polegadas, que inclui navegação, rádio com leitor de CD/MP3, computador de bordo, telefone Bluetooth e, para uma condução mais económica, uma função Eco-trainer. Um pormenor do sistema de navegação é, quando se atinge a reserva, informar qual o posto de combustível mais próximo.

Apesar de pequeno e leve (854 kg), o Mii é seguro: em testes recentes do Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 89% na protecção de ocupantes adultos, 80% no referente às crianças, 46% em relação aos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança (valores iguais aos dos Volkswagen up! e Skoda Citygo). O controlo electrónico de estabilidade (ESP) é de série e dispõe, entre outras coisas, de airbags frontais e laterais dianteiros.

--%>