Fugas - Motores

Um desportivo ainda mais exclusivo

Por João Palma

O Asphalt é uma edição limitada do coupé Peugeot RCZ, já de si um veículo de linhas elegantes. Desta série especial foram feitas 1000 unidades, das quais só 15 vieram para Portugal. A Fugas conduziu uma delas, animada pelo motor 1.6 THP, a gasolina, com 200cv. Bem equipado, com uma bonita pintura cinza-mate e estofos específicos em couro, o RCZ Asphalt custa 40.600€, preço que já inclui todos os equipamentos que oferece.

Pela sua pintura, que realça as linhas elegantes deste coupé, pelas jantes de 19 polegadas em cinza-mate e preto - que deixam entrever pinças de travão em preto lacado e discos ventilados de 340 mm -, pelas ponteiras cromadas do escape duplo, o RCZ Asphalt chama desde logo a atenção, transmitindo uma ideia de exclusividade que é reforçada quando se entra na viatura. Os bancos em couro (eléctricos e aquecidos à frente), os acabamentos de qualidade e o equipamento de série elevam o nível deste coupé. Já os pedais e o apoio de pé metalizados estão de acordo com a sua alma desportiva. E para vincar o carácter, o logótipo Asphalt aparece inscrito tanto no exterior como no habitáculo.

Sendo um coupé de 2+2 lugares, os bancos da frente são amplos e envolventes, embora em pisos irregulares não absorvam totalmente as trepidações provocadas pela suspensão rija. Já os residuais bancos traseiros servem apenas para transportar crianças (ou nem isso), pois um adulto normal fica encolhido e torcido, como pudemos comprovar.

O acesso aos bancos traseiros é difícil e as portas laterais são grandes e requerem muito espaço para se abrirem por completo. A bagageira é relativamente ampla (321 litros) e de fácil acesso. Sob o fundo, onde deveria estar um pneu sobressalente (há espaço para, pelo menos, uma roda de emergência), encontra-se um kit de "reparação" de pneus - uma opção lamentável, por todos os inconvenientes que acarreta, mas infelizmente muito na moda junto dos fabricantes de automóveis. Positivo é o facto de haver espaço à frente para carteira, telemóvel, etc.

O motor, acoplado a uma caixa de velocidades manual de 6 relações curtas, não é exclusivo desta edição especial, havendo uma versão "normal" com o mesmo 1.6 THP de 200cv, que é uma variante do propulsor que resulta de uma parceria entre a BMW e a Peugeot, sobrealimentado e com distribuição variável tanto na admissão como no escape. Dando à chave (não dispõe de botão de arranque), ouve-se logo o rugido do motor, como que a aconselhar os que procuram uma condução tranquila a escolha de outro tipo de carro.

Apesar dos apregoados consumos médios de 6,9 l/100 km, não conseguimos baixar dos 8,2 l/100 km. Mas quem compra este desportivo escultural já sabe ao que vai - inclui-se na categoria de veículos "perigosos", que convidam à transgressão, sendo preciso muito sangue-frio para não exceder os 120 km/h... Já em estradas sinuosas e de montanha, apesar de não dispor de diferencial autoblocante, o RCZ é muito estável e curva muito bem. Nas recuperações e ultrapassagens tem um comportamento cinco estrelas. Na traseira tem um aileron móvel que se posiciona automaticamente a 19.º quando o carro passa dos 85 km/h e a 34.º acima dos 155 km/h (o condutor pode também levantá-lo através de um botão na consola).

O Peugeot RCZ não foi testado pelo Euro NCAP, mas dispõe de controlo de estabilidade com auxílio ao arranque em subida, assistência à travagem de emergência, controlo de tracção e airbags frontais e laterais. Este Asphalt, para além do equipamento específico já referido, dispõe ainda de alarme e faróis de xénon direccionais com lava-faróis e sensor de pressão dos pneus.

O Pack Easy Motion, de série, inclui ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro (com imagem no ecrã), retrovisores exteriores que baixam quando se engrena a marcha-atrás, espelho interior electrocromático e sensores de chuva e luminosidade. O sistema de info-entretenimento também está à altura do expectável num carro como este, com áudio Hi-Fi JBL de sete altifalantes, CD MP3 e vídeo, sistema de navegação, telefone com Bluetooth e serviço de emergência Peugeot Connect SOS e Assistance Plus.

Em suma, o RCZ Asphalt Edição Limitada é um coupé para quem aprecia o prazer de conduzir e que pretende um modelo bem equipado, com qualidade e a exclusividade conferida pelo número restrito de 15 unidades que vieram para Portugal. Motor: 1598cc, 4 cil., 16V, gasolina

--%>