Fugas - Motores

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Uma "rentrée" em força da BMW

No que diz respeito à arrumação, as baterias pouco vieram atrapalhar. É verdade que a capacidade da bagageira foi reduzida (perdeu 90 litros), mas a marca conseguiu colocar as baterias no seu fundo sem alterar muito a configuração da mesma. Além do mais, os bancos traseiros podem ser rebatidos, aumentando a capacidade de arrumação.

Série 1 musculado
A actual geração do série 1, lançada com cinco portas em Setembro de 2011 e cujas vendas, relata a marca, já ultrapassaram a marca das 100 mil unidades, adoptou um visual mais dinâmico, ao ver-se livre das portas traseiras. Face ao anterior modelo, o série 1 de três portas cresceu de todas as formas, excepto no peso. Tem mais 8,5cm de comprimento (3cm entre eixos) e 1,7cm de largura e a capacidade da mala aumentou em 30 litros para um total de 360 (que pode ir até aos 1200). Já o peso foi revisto em baixa: emagreceu 30 kg.

Quanto a motorizações, chega equipado com cinco blocos a gasolina e outros tantos a diesel. A gasolina, destaque para o novo 114i, um 1.6 com 102cv, que será comercializado, na versão de entrada, a partir de 24.725€. Além deste, o 116i de 136cv e o 125i com 218cv; ou os diesel 116d com 116cv, o 118d de 143cv, o 125d com 218cv e o bem-sucedido 116d EfficientDynamics de 116cv (consumo combinado de 3,8 litros e emissões de 99 g/km). Para Novembro, espera-se a chegada do 118i de 170cv.

Outra novidade, e bem musculada, passou pela apresentação de uma proposta preparada pela divisão M Performance. O M135i, que também estará disponível com cinco portas, surge equipado com um seis cilindros em linha de três litros, com TwinPower Turbo, que esconde 320cv e um torque de 450 Nm (recorde-se que o elogiado 1 M Coupé, da anterior geração, debita 340cv..).

Discreto o suficiente para quase (sublinhe-se o quase) passar despercebido, passa dos 0 aos 100 km h em menos de 5s e atinge, sem esforço, os 250 km/h a que está limitado electronicamente. Já o ronco trabalhado aproxima o motor do condutor, tornando a condução intuitiva, que sai beneficiada por uma suspensão endurecida e por um sistema de travagem mais potente - cumprindo a sua missão de forma rigorosa sempre que preciso.

O consumo, diz a BMW, pode não ultrapassar os 8 litros em circuito misto e as emissões registam 175 g/km - números que revelam melhorias face ao Série 1 M Coupé.

Para o Inverno, está reservado o lançamento de uma versão xDrive, com tracção às quatro rodas, disponível em ambas as carroçarias e que pode ser aliado a um 120d ou ao M135i.

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