Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Mais crescido, mas sempre jovem

Por João Palma

Por fora, lembra mais o Mini Countryman que o Fiat 500 de que recebe o nome. Mas isso não é um defeito, pelo contrário - o Fiat 500L é um pequeno monovolume bonito, espaçoso e funcional. Só é pena ter um motor pouco potente.

As marcas de automóveis, por vezes, têm razões que escapam ao comum dos mortais: num carro que pesa 1055kg, caso do Fiat 500, o fabricante italiano equipou-o, na versão a gasóleo, com a variante de 95cv do motor 1.3 Multijet. Mas para o Fiat 500L a gasóleo, com 1315kg, optou pelo mesmo bloco mas só com 85cv de potência. E isso faz-se sentir no arranque, nas recuperações e ultrapassagens deste pequeno e funcional monovolume de 5 lugares, que pretende corporizar o conceito de um lar sobre rodas.

O Fiat 500L herda o nome e alguns traços do design da frente do Fiat 500, mas no geral é um veículo distinto. Até difere na plataforma, a nova da Fiat para o segmento B com modificações, sobre o qual foi construído.

Este monovolume do segmento B, o dos utilitários, não deixa de ser bonito e elegante na boa tradição italiana, mas o seu visual exterior parece-se mais com o do Mini Countryman do que com o do modelo de que recebe o nome. Aliás, os responsáveis da marca italiana não negam as semelhanças nem o objectivo de o 500L ser uma opção face ao Countryman. A favor, o Fiat 500L tem a funcionalidade, a habitabilidade e o preço; contra, as motorizações e a qualidade dos materiais e acabamentos, que, sendo razoável, não se pode comparar à de um Mini.

Este veículo tem como um dos alvos potenciais aqueles jovens clientes do 500 que foram constituindo família e sentem necessidade de um carro maior e mais funcional. O Fiat 500L, em que o “L” significa, segundo a marca, Large (Grande), Loft (apartamento de pé alto) e Light (leve, luminoso), pretende responder a esses requisitos. Tem uma boa posição de condução, com boa visibilidade, e pode transportar com conforto cinco pessoas (inclusive o passageiro no lugar do meio atrás). Há 22 compartimentos no habitáculo e 1500 possibilidades de configuração do espaço interno (inclusive a transformação do banco do pendura em mesa e a capacidade de transportar volumes com até 2,4 metros de comprimento). Os bancos traseiros deslizam longitudinalmente, pelo que a capacidade da mala pode variar entre 343 e 400 litros (1310 litros com os bancos traseiros rebatidos). Além disso, dispõe de um fundo amovível que pode ser colocado em três níveis, deixando um espaço por baixo.

A ideia de lar móvel é levada ao extremo com a opção de uma máquina de café expresso Lavazza com sistema de cápsulas, integrada no habitáculo. Outros dispositivos mais usuais são o sistema multimédia Uconnect de série, com ecrã táctil de 5’’, conexão Bluetooth e uma entrada USB.

O ponto mais fraco do veículo que conduzimos é o motor, cuja potência está subdimensionada para o peso do 500L. É pouco ruidoso, mas o arranque é algo penoso, as recuperações lentas e as ultrapassagens requerem espaço e trabalho de caixa. Com isto, os consumos ressentem-se — quer-nos parecer que, com mais potência, não seria necessário recorrer com tanta frequência a mudanças mais baixas com consequente aumento dos consumos.

Ainda assim, em cerca de 550km, obtivemos uma média real de 6,1 l/100km (tanto através do computador de bordo, como pelo método de enchimento do depósito de combustível), que não é exagerada para as dimensões e peso do 500L. Dada a sua configuração, este monovolume é um pouco susceptível a ventos laterais. Tem uma suspensão que absorve a maior parte das irregularidades do piso mas que não é demasiado mole, pelo que o veículo não adorna muito em curva. A posição alta de condução com excelente visibilidade e uma caixa manual de cinco velocidades precisa e fácil de manusear, bem como o bom isolamento dos ruídos exteriores fazem deste monovolume um veículo cómodo e agradável para condutor e passageiros.

Outro aspecto negativo é o preço da pintura bicolor — 750€. É prática comum das marcas carregarem no preço da pintura por a cor do carro ser das últimas coisas que os clientes escolhem, quando a compra do veículo está praticamente decidida, não sendo esse custo objecto de contestação.

Barómetro

Para poupar espaço e peso

Está na moda equipar os carros com o mais barato kit de reparação de pneus em vez de pneu sobresselente. Segundo o responsável de um fabricante de pneus, isso é óptimo: em caso de furo, o pneu assim “reparado” fica destruído e tem de ser substituído por um pneu novo (a que se soma o custo de um novo spray). E o kit só é eficaz em pequenos furos — num rasgão ou furo maior não funciona. As marcas de automóveis argumentam que o kit poupa espaço e peso, mas quando, como é caso do Fiat 500L, se trata de adicionar cerca de 12kg aos 1300kg do carro e até existe sob o fundo da mala (com piso duplo amovível e muito funcional) um espaço circular para a roda de substituição, esses argumentos caem por terra. Quem perde é o cliente.

Dispensa os sensores de estacionamento

O veículo que conduzimos não dispunha de sensores de estacionamento (uma opção que custa 300€), mas apesar das dimensões do 500L não se sente a falta deles, porque a visibilidade para trás é excelente graças aos enormes e bem posicionados retrovisores laterais. E a superfície vidrada lateral entre os finos pilares dianteiros e as portas também proporciona uma visibilidade acrescida para a frente e para os lados.

Na tradição italiana

O travão de mão tem um formato original, mas é muito funcional  — os italianos sempre se distinguiram pelo design dos seus veículos e este não foge à regra. Por fora, o visual lembra muito mais o do Mini Countryman que o do Fiat 500, com pequenos toques para o melhorar, como é o caso do friso metálico nas portas. Por dentro, também impera o bom gosto: para além das linhas fluidas, uma boa parte do tablier é metálico e da mesma cor da carroçaria. Os plásticos são duros mas os acabamentos parecem ser bons e o carro está bem isolado dos ruídos exteriores.

Auxiliar para uma condução económica

Se há modas más, também as há boas, como a preocupação generalizada em reduzir os consumos, não só através de melhorias mecânicas como orientando os condutores de forma a optimizar a condução. Neste caso, para além do indicador de mudança de velocidade no visor do computador de bordo, há uma função eco.Drive Live do sistema de informação e entretenimento Uconnect visualizável num ecrã táctil de 5’’ no centro do tablier. Esta função dá em tempo real informações sobre o estilo de condução através de quatro ícones (aceleração, desaceleração, mudanças e velocidade) que vão mudando de cor, de vermelho (péssimo) a verde (excelente). Também é possível ver os dados sobre a viagem anterior.

 

Ficha técnica

 

Mecânica

Cilindrada:1248cc
Potência:85cv às 3500 rpm
Binário:200 Nm às 1500 rpm
Cilindros:4 cilindros em linha
Válvulas:4 por cilindro
Combustível:Gasóleo
Alimentação:Injecção directa por rampa comum. Turbocompressor com permutador térmico
Tracção:Dianteira
Caixa:Manual de 5 velocidades
Suspensão:Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; rodas interligadas com eixo de torção atrás
Direcção:Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem:11,1m
Travões:Discos ventilados de 284mm à frente e discos sólidos de 251mm atrás

Dimensões

Comprimento:4147mm
Largura:1784mm
Altura:1665mm
Peso:1315 kg
Pneus:225/45 R17 (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito:50 litros
Capac. mala:  de 343 até 400 litros

Prestações*

Velocidade máxima:165 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h:14,9s
Consumo misto:4,2 litros/100 km
Emissões de CO2:110 g/km
* Dados do construtor
Preço: 21.000€(viatura ensaiada, 22.790€)

Equipamento

Segurança

ABS:Sim
Airbags dianteiros:Sim
Airbags laterais:Sim, à frente
Airbags de cortina:Sim
Airbag de joelhos para o condutor:Não (opção, 150€)
Aviso de colocação dos cintos de segurança:Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP):Sim
Controlo de tracção:Sim
Assistência ao arranque em subida:Sim
Função Start/Stop:Sim
Indicador de pressão dos pneus:Não
Travão de estacionamento eléctrico:Não
 

Vida a bordo

Vidros eléctricos:Sim à frente e atrás (traseiros em opção, 200€)
Vidros escurecidos:Não (traseiros, opção, 150€)
Fecho central:Sim
Comando à distância:Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente:Não
Ar condicionado manual:Sim (opção, automático, 450€)
Abertura do depósito no interior:Sim
Abertura da mala no interior:Sim
Bancos em pele:Não
Fixações Isofix:Sim
Jantes em liga leve:Opção, 17’’ (400€)
Apoio de braços amovível à frente:Opção (50€)
Rádio/CD com MP3:Sim
Conexão Bluetooth:Sim
Comandos no volante:Sim
Volante em pele:Sim
Volante regulável em altura:Sim
Volante regulável em profundidade:Não
Botão de ignição Start/Stop:Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Pré-instalação para navegação por GPS:Opção (80€)
Regulador/limitador de velocidade:Sim
Sensor de chuva e de luminosidade:Não (opção, 150€)
Sensores de estacionamento:Não (opção, traseiros, 300€)
Câmara de marcha-atrás:Não
Faróis de nevoeiro dianteiros:Opção (150€)
Luzes de dia:Sim
Faróis de xénon:Não
Tecto de abrir eléctrico: Não (opção, 800€)


 

 

 

 

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