Fugas - Motores

Traz outro amigo também

Por José Augusto Moreira

Acentua o estilo familiar e convida à partilha. O Verso, o primeiro modelo da Toyota integralmente desenvolvido e produzido na Europa, é claramente mais moderno e dinâmico, destaca-se pelo nível de insonorização a bordo e quer conquistar a classe média.

Com os seus sete lugares e uma evidente adaptação ao estilo familiar de classe média europeia, a primeira coisa que nos ocorre ao contactar com o novo Toyota Verso é a velha canção de Zeca Afonso que deu também título a um dos seus mais conhecidos álbuns. É que, apesar da tendência actual para famílias reduzidas, os filhotes não dispensam a companhia de amigos e vizinhos e é para essa partilha, esse estilo de comunidade alargada, que o novo Toyota está vocacionado. Seja nas tarefas quotidianas ou em passeios de fim-de-semana ou dias de férias, o novo Verso tem sempre implícito o convite: traz outro amigo também.

A par da disponibilidade de lugares, o novo monovolume da Toyota adopta um estilo estético mais dinâmico e de tendência claramente mais moderna e europeia. Uma linha seguida também pelos novos modelos Auris acabados de lançar e com os quais a marca nipónica se quer consolidar num patamar de vendas colado ao pódio permanentemente ocupado pelas marcas premium (Audi, Mercedes e BMW).

É claro que se pode colocar sempre a questão sobre se trata de um modelo novo ou renovado, mas não há dúvidas de que estamos perante uma solução de ruptura face às três gerações anteriores. É certo que na última já não era designada como uma variante o modelo Corolla, uma mera autonomização semântica, já que em termos de imagens e concepção a associação era ainda mais que evidente.

É esse corte que agora é total do ponto de vista estético. Mas não só. Face ao modelo anterior, o novo Verso incorpora um total de 470 modificações, das quais 60% dizem respeito ao aspecto exterior e os restantes 40% ao chassis e motor.

Novidade é também o facto de, pela primeira vez, este ser um projecto integralmente desenvolvido e produzido na Europa, o que é igualmente revelador da aposta no mercado e estilo europeu do novo Verso. A estética é resultado do trabalho desenvolvido no moderno estúdio de designa da marca, que dá pelo nome de ED2 e está instalado em Nice, no Sul de França, onde o carro foi apresentado. A parte de desenvolvimento técnico coube à unidade da Bélgica, enquanto a produção está instalada na Turquia, de onde os responsáveis da Toyota projectam fazer sair 50 mil unidades ainda ao longo deste ano.

Com o novo visual, que assegura uma imagem dinâmica e claramente mais moderna, o novo Verso reforçou também as condições de conforto e, sobretudo, as performances técnicas. A suspensão foi optimizada, tanto na frente como na traseira, e isso, associado à diminuição do coeficiente de resistência ao vento e ao (ainda) maior isolamento acústico do motor, nota-se claramente a bordo. Os ruídos mecânicos e de rolamento são quase imperceptíveis, fornecendo uma sensação de grande conforto.

Em termos de motor são também anunciados ganhos de 10g/km em termos de emissões de CO2, passando agora para 129g/km. Também no consumo de combustível os engenheiros da Toyota referem uma diminuição de 0,4l, com um consumo médio de 4,9l/100km. Números que a curta experiência ao volante do novo modelo mostrou serem possíveis, mas com uma condução praticamente focada apenas na racionalidade do consumo.

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