O sexteto é composto por BMW série 3, Citroën DS5, Ford B-Max, Hyundai i30, Renault Clio e Volkswagen Golf. Um deles será o sucessor do Peugeot 508, vencedor da edição do ano passado. E não será preciso esperar muito para saber qual dos seis será o eleito dos eleitos, uma vez que o júri, formado por 17 jornalistas de outros tantos órgãos de comunicação social, fará a sua votação final no próximo dia 29, seguindo-se a entrega dos prémios a 19 de Fevereiro.
Na iniciativa dos jornais Expresso e Autosport e do programa televisivo Volante TV, a votação final irá também decidir os vencedores das várias categorias a concurso. Estas abrem a possibilidade de premiar uma versão dos outros onze concorrentes que alinharam à partida desta disputa (eram 17) e que foram entretanto eliminados pela escolha dos seis finalistas.
A categoria de Citadino do Ano conta assim com Ford B-Max 1.0 100cv First Edition, Peugeot 208 Active 1.2 VTi 5P, Renault Clio Luxe Energy dCi 90 e Volkswagen Up! 1.0 75cv Move up!. A mais recheada é a de Familiar do Ano com BMW 116d Efficient Dynamics 3P, Citroën DS5 2.0 HDI Exclusive, Hyundai i30 1.6 CRDi 110cv Comfort, Honda Civic 2.2 i-DTEC Sport, Kia Cee’d 1.4 CRDi, Volkswagen Golf 1.6 TDI 105cv Confortline e Volvo V40 D2 Momentum.
Na de Carrinha do Ano alinham BMW 320d Touring, Chevrolet Cruze SW 1.7 VCDI, Hyundai i30 SW 1.6 CRDi 128cv Style e KIA Cee’d SW 1.4 CRDI. A luta no Executivo do Ano faz-se entre BMW 318d e KIA Optima 1.7 CRDi, ao passo que o Crossover do Ano opõe Citroën C4 Aircross 1.6 HDI Seduction, Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 150 2WD Evolve HS Navi e Nissan Qashqai 1.6 dCi.
Nesta 29.ª edição do Carro do Ano, há categorias que não se disputam por falta de concorrentes, casos da de Desportivo do ano, entre outras. Note-se ainda que a organização decidiu tornar públicas as escolhas do júri, tanto a da primeira fase como a votação final.