Do lado de fora não impressiona. Aos comandos não arrebata. Mas, de qualquer ponto de vista, cumpre com satisfação os seus propósitos: servir famílias com segurança, mantendo a economia em perspectiva.
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Não será um carro de paixões à primeira vista. Mas terá a sua quota-parte de fidelidades. Principalmente dos que se sentiram “órfãos” do Toledo aquando da sua terceira geração. É que esta quarta edição — quase uma década após a anterior e depois de um interregno de quatro anos na produção — protagoniza um assumido corte com as linhas concebidas em 2004 (que se revelaram uma aposta fracassada quando comparada às gerações anteriores). Assim sendo, o novo Toledo vai buscar a sua inspiração aos primeiros modelos, revelando um classicismo que, se por um lado pode parecer demasiado ortodoxo, por outro, não deverá sofrer com o fim de modas.
Com estes dados, já se sabe: não é de esperar que pare o trânsito. Mas, por outro lado, também não se apresenta com um design que crie desagrado ao primeiro contacto. E à medida que a vista se vai habituando, são postos em evidência atributos visivelmente positivos no seu equilibrado desenho, marcado por um único traço a delinear um arco entre o farol e as ópticas traseiras.
As linhas são de um convencional três volumes, mas tire-se já daí o sentido: este Toledo tem todas as particularidades de um familiar de cinco portas.
Há espaço de sobra para pernas (a distância entre eixos cresceu 8cm face ao Toledo da 2.ª geração) e cabeças, tanto à frente como atrás. Já a mala, com capacidade para 550 litros, pode ser uma das suas mais-valias: embora do lado de fora possa parecer pequena, não só a arrumação é q.b. para umas férias a cinco, como pode crescer até aos 1490 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além do mais, os acessos foram facilitados, tanto a passageiros como a carga, quer pelo tamanho quer pelo ângulo de abertura de portas e mala.
Sentados ao volante, é a sobriedade que volta a dar cartas. A Seat fala em “minimalismo” e, de facto, não há mil e um botõezinhos espalhados pela consola central nem os comandos do volante precisam de um mergulho no manual de instruções. O facto é que a marca espanhola optou por soluções simples para um carro que se pretende acima de tudo funcional. E volta a conseguir sê-lo também nos espaços de arrumação, pensados para diferentes formatos e tamanhos (quem segue atrás tem ainda uma bolsa nas costas dos bancos da frente para guardar papéis ou revistas).
Se no aspecto não é carro de arrebatamentos, na condução também não. O bloco diesel de 1.6 litros com 105cv - o mesmo do “primo” Skoda Rapid, ambos com o cunho Volkswagen -, não irá proporcionar momentos efusivos (nem sequer parece gostar que o esforcemos nesse sentido). Mas é garantia de prestações equilibradas e de um deslizar constante. Com um torque de 250 Nm, disponível logo a partir das 1500 rotações, é-lhe fácil progredir sem grande esforço e sem elaborados exercícios com a caixa (no caso, uma manual de cinco velocidades, quando este 1.6 já pedia/merecia uma de seis). Mas uma estrada mais esburacada pode ser o fim do paraíso: entre saltos e ressaltos, um passeio um pouco mais longo depressa se torna desconfortável, principalmente para quem segue atrás.
Entre as vantagens do novo Toledo estão as suas capacidades ecológicas (com emissões de CO2 de 106 g/km) e de poupança, sendo que a marca avança com consumos médios na ordem dos quatro litros a cada 100 km - o número não é fácil de cumprir, mas ainda assim os resultados, à volta dos seis, mesmo com aborrecidos e lotados percursos citadinos, são animadores. Mais ainda quando o preço do Toledo se inicia nos 22.951€ (a versão ensaiada, com equipamento Style, custa mais 1850€).
Mas há mais. Ao nível da segurança, o novo Toledo surge bem equipado, tendo conseguido angariar as cinco estrelas máximas nos testes de colisão Euro NCAP, com resultados muito bons quer ao nível da segurança dos adultos (94%) quer na segurança das crianças (80%). Logo na versão de equipamento de entrada surgem de série seis airbags - para condutor e passageiro, laterais e de cortina -, aviso de colocação dos cintos de segurança, controlo electrónico de estabilidade, desactivação do airbag do passageiro e fixações Isofix para cadeiras de criança.
Tendo em conta os vários atributos desta nova geração, é muito provável que o Toledo não venha a ter um séquito de fãs. Mas, a sua relação qualidade-preço aliada a um design intemporal pode revelar-se uma mais-valia a médio prazo e uma opção segura para quem procura um carro espaçoso e fiável.
Barómetro
+ Relação qualidade-preço, segurança, espaço, design intemporal
- Personalidade pouco vincada, caixa de cinco velocidades
Sóbrio e limpo
Esqueçam-se cockpits que mais parecem saídos de um filme de ficção científica. Sobriedade e simplicidade são as palavras-chave para o novo Toledo. Os mostradores, em redondo cromado, foram reduzidos apenas ao velocímetro e ao conta-rotações, os comandos no volante foram introduzidos com alguma parcimónia e a consola central arruma sistemas de entretenimento e, no caso, sistema de navegação sem grandes tropelias. Logo, assim que se entra a sensação é de se estar de facto num automóvel e não numa qualquer atracção de um parque de diversões. No entanto, a posição rebaixada do visor não é a melhor quando os olhos têm que estar postos na estrada. Para navegar, fica a dica: leve companhia ao lado.
A cor da discórdia
O bege foi a cor escolhida quer para compor tablier e interiores das portas quer para os têxteis que forram os estofos dos bancos — que, ressalve-se, são confortáveis e construídos numa forma ergonómica que facilita as grandes deslocações. Mas, se em quase tudo a marca pensou nas famílias, na paleta de cores parece ter sido infeliz. Não há pezinho que não fique marcado nem dedinho que não deixe a sua impressão digital engordurada (ou açucarada) logo ao primeiro contacto.
Mala para todo o serviço
De partida para férias ou a caminho das compras de supermercado do mês. Seja qual for o propósito, esta mala é bem capaz de cumprir o objectivo. É espaçosa, além de ter buraquinhos para arrumar pequenos objectos, mas também tira partido dos ângulos rectos para ajudar à composição dos vários volumes. Caso o banco de trás siga vazio e haja necessidade de arrumar objectos de grande dimensão, então é de notar que o rebatimento dos assentos traseiros é fácil e rápido.
Segurança familiar
É um carro que pretende seduzir famílias por isso é natural que a segurança activa não tenha sido relegada para segundo plano: de série, logo no nível de equipamento de entrada, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlo electrónico de estabilidade ou Sistema de Fixação Isofix para cadeirinhas infantis. A aposta recompensou e nos testes da Euro NCAP o Toledo, embora não tenha conquistado o pódio (em 2012, o Volvo V40 brilhou entre os pequenos familiares), passou com distinção: cinco estrelas.
Seat Toledo 1.6 TDI Style
MECÂNICA
Cilindrada: 1598cc
Potência: 105cv às 4400 rpm
Binário: 250 Nm entre 1500 e 2500 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 5 velocidades
Pneus: 215/45 R16
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; eixo traseiro semi-rígido (amortecedores hidráulicos à frente e atrás)
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência electro-hidráulica
Travões: Discos, à frente; tambor atrás
Dimensões
Comprimento: 448,2cm
Largura: 170,6 cm
Altura: 146,1 cm
Peso: 1265 kg
Capac. mala: 550 litros
Capac. Depósito: 55 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,4s
Consumo misto: 4 l/100 km (com jantes de 16’’)
Emissões CO2: 106 g/km (com jantes de 16’’)
Preço: 24.801€
* Dados do construtor
Equipamento
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Travões de disco traseiros: Opção (50€)
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Não
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecidos: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Ar condicionado: Sim (Climatronic)
Porta-luvas refrigerado e iluminado: Sim
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Cruise control: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Bluetooth: Sim
Conexões AUX-IN e USB: Sim
Faróis de Nevoeiro: Sim (com função Cornering)
Jantes em liga leve: Sim (16")
Alarme: Opção (410€, inclui protecção contra reboque e duas chaves retrácteis)
Pacote Business 2: Opção (950€, inclui sensores estacionamento traseiro + Seat Media System 2.2 com DAB + Bluetooth)