Fugas - Motores

Coração desportivo a preço acessível

Por João Palma

Cupra é a abreviatura de Cup Racing, a designação usada pela Seat para as versões mais desportivas do Ibiza e do Léon.

No caso do Léon, a 3.ª geração está agora a ser lançada e a versão Cupra virá mais tarde; já o Ibiza Cupra vai estar à venda em Março — a marca estima que o preço ande à volta dos 22.000€. Com três portas, cinco lugares e uma mala com 236 litros, o Ibiza Cupra junta funcionalidade no dia-a-dia às performances do motor 1.4 de 180cv associado à caixa DSG de dupla embraiagem e 7 relações.

Tanto o motor como a caixa DSG são usados em dois outros modelos do grupo Volkswagen: o Volkswagen Polo GTI e o Skoda Fabia RS. Mas ambos são mais caros e, no caso do Fabia RS, as performances até são inferiores e os consumos superiores. O Seat Ibiza FR custa menos cerca de 2000€, tem a mesma caixa DSG, mas o motor 1.4 só tem 150cv e, embora com consumos e emissões iguais, tem performances inferiores ao Cupra.

Em relação a veículos do mesmo segmento e de outras marcas com potência similar, como o Opel Corsa OPC ou o Alfa Romeo MiTo Quadrifoglio Verde, o Ibiza Cupra tem performances iguais ou superiores, consumos inferiores e será bastante mais barato. Isto é, a cumprir-se a meta de preço anunciada pela marca, o veículo da Seat irá posicionar-se como referência no mercado.

Em relação ao anterior Ibiza Cupra, e embora o motor e a caixa DSG sejam os mesmos, o desempenho foi melhorado, tanto nas performances como nos consumos e emissões.

No exterior, as maiores diferenças verificam-se na frente, com linhas robustas mais vincadas e ópticas trapezoidais com faróis de xénon, sublinhadas pelas luzes de dia em LED, conferindo ao novo Ibiza Cupra um visual mais agressivo (no bom sentido). Tanto a frente como a traseira ostentam um novo emblema específico desta versão — uma bandeira de xadrez com uma faixa vermelha.

O carro tem um comportamento mais vivo, sublinhado pelo agradável som desportivo do funcionamento do motor. Associada ao diferencial electrónico autoblocante e ao controlo de estabilidade, a suspensão desportiva foi renovada, tornando o carro ao mesmo tempo mais ágil e confortável que a versão anterior.

O equipamento de série é bastante completo. Há também uma melhoria nos materiais e acabamentos e um desenho renovado do interior, com um novo volante desportivo, atrás do qual se situam as patilhas de comando manual da caixa DSG e o painel de instrumentos é exclusivo da versão Cupra. Comuns a outras versões do Ibiza são o novo sistema áudio e o Seat Portable System, sistema de infoentretenimento amovível com um ecrã de 5’’, que inclui navegação, rádio com leitor de CD/MP3, computador de bordo e conexão Bluetooth, igual ao estreado no Volkswagen up! e usado pela primeira vez em modelos da Seat no citadino Mii.

 

FICHA TÉCNICA*

Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1390cc, gasolina
Potência:180cv às 6200 rpm
Binário: 250 Nm às 2000-4500 rpm
Veloc. máxima: 228 km/h
Aceleração 0/100 km/h:6,9s
Consumo médio:5,9 l/100 km
Emissões CO2:139 g/km
Preço estimado: entre 21.000€-22.000€      
                
* Dados do construtor
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