Em 2012, de 36 veículos testados, 25 conseguiram reunir as 5 estrelas. Mas foram 8 os que se destacaram entre os sete segmentos considerados: utilitários, Renault Clio; pequenos familiares, Volvo V40; grandes familiares, BMW série 3; pequenos monovolumes, Ford B-Max e Fiat 500L; pequenos 4x4, Ford Kuga; grandes 4x4, Hyundai Santa Fe; comerciais ligeiros ou adaptados ao transporte de passageiros, Ford Transit.
Para conseguir a classificação máxima de 5 estrelas, há quatro parâmetros da avaliação com percentagens mínimas a atingir: Protecção de Adultos, 80% (o melhor: Volvo V40, com 98%); Protecção das Crianças, 75% (a Ford Transit Custom distinguiu-se com 90%); Protecção dos Peões, 60% (Volvo V40 marcou 88%; a Ford Transit Custom ficou-se pelos 48% mas ainda assim chegou à lista dos melhores por ser um comercial ou derivado, com uma fasquia mais baixa); Dispositivos Auxiliares de Segurança, 60% (100% para Volvo V40 e Ford Kuga; Renault Clio, 99%). No somatório dos quatro parâmetros, porém, o vencedor foi o Volvo V40.
Estas avaliações não são estáticas e alguns daqueles melhores de 2012, pelos parâmetros de 2013, poderiam não obter a classificação máxima. É que a diferença mais relevante face aos cinematográficos Óscares reside na objectividade dos critérios do Euro NCAP. Além disso, desde que esta instituição independente que avalia o nível de segurança dos veículos comercializados na Europa foi criada, em 1997, os testes são cada vez mais exigentes. Assim, em 2013, o Euro NCAP, além de uma mais extensiva avaliação dos sistemas de retenção para crianças, vai passar a considerar nos dispositivos auxiliares de segurança o programador/regulador de velocidade activo, que mantém automaticamente uma distância de segurança para o veículo precedente, em vez de como até agora o cruise control simples.
No entanto, este aumento de exigência não é uma novidade. Veja-se o caso do BMW X3 que, em 2011, para além das 5 estrelas, recebeu um galardão especial pelo BMW Assist Advanced eCall (um sistema de chamada de emergência automática em caso de acidente) e que se tivesse sido sujeito a testes em 2012 falharia o pleno de estrelas por não ter ido além de 53% na Protecção de Peões.
Os melhores de 2012
Prot. Adultos Prot. Crianças Prot. Peões Disp. Aux. Segurança Renault Clio 88% 89% 66% 99% Volvo V40 98% 75% 88% 100% BMW série 3 95% 84% 78% 86% Ford B-Max 92% 84% 67% 71% Fiat 500 L 94% 78% 65% 71% Ford Kuga 94% 86% 70% 100% Hyundai S. Fe 96% 89% 71% 86% Ford Tran.Cust. 84% 90% 48% 71%As Estrelas de 2012 5 estrelas: Audi A3; BMW série 3; Fiat 500L; Ford B-MAX; Ford Fiesta; Ford Kuga; Ford Transit Custom; Honda Civic; Hyundai i30; Hyundai Santa Fe; Kia cee'd; Mazda CX-5; Mercedes Benz classe A; Mitsubishi Outlander; Opel/Vauxhall Mokka; Peugeot 208; Range Rover; Renault Clio; Seat Leon; Seat Toledo; Skoda Rapid; Subaru Forester; Volvo V40; Volvo V60 Plug-In Hybrid; VW Golf 4 estrelas: Isuzu D-Max 3 estrelas: Citroën C1; Citroën Jumpy; Dacia Lodgy; Fiat Scudo; Hyundai H-1; Peugeot 107; Peugeot Expert; Toyota Aygo 2 estrelas: Jeep Compass; Renault Trafic