A política de preços da BMW (mas não só — também de outras marcas) lembra a velha anedota de um oculista que, para ensinar a um novo empregado a técnica de vender óculos, dizia: “Se o cliente perguntar o preço de uns óculos, responde: ‘100 euros.’ Se ele não reagir, acrescenta: ‘Só a armação, as lentes custam mais 100 euros.’ E se ele ainda não se manifestar, completa: ‘Cada…’” É o caso deste ActiveHybrid 3: o preço-base é 61.600€, mas, com os extras, o carro que a Fugas conduziu custava 86.867€.
A lista de equipamento opcional tem 13 páginas (um menu muito completo para, segundo os responsáveis da marca, os clientes poderem construir um carro à sua medida) e o ActiveHybrid que conduzimos tinha muitos itens que são verdadeiras opções, como bancos e estofos em pele, inserções em madeira nobre, bancos eléctricos com memória, ou jantes especiais de 18’’. Cortando nas “gorduras”, o custo final poder-se-ia reduzir em cerca de 10.000€.
Mas há “extras” que não são extras e num veículo que custa mais de 60.000€ não se justifica ter que pagar à parte coisas como os sensores de luz, chuva e estacionamento, o programador/regulador de velocidade, as conexões Bluetooth e iPod/iPhone ou até, supremo ridículo, a possibilidade de desactivação do airbag do passageiro…
Se esta política de preços pode ser questionável, a qualidade do BMW ActiveHybrid 3, na tradição da marca alemã, não levanta dúvidas. Linhas exteriores elegantes; motorização e transmissão eficientes; no interior, materiais e acabamentos de primeira, que, em conjunto com um design refinado, uma instrumentação completa e um habitáculo espaçoso contribuem para o conforto dos cinco ocupantes. Com os seus 4,62m de comprimento e 1,81m de largura, o menor dos três híbridos da BMW não é um carro pequeno. Porém, mesmo em cidade, graças à sua manobrabilidade e ao equipamento auxiliar do estacionamento e de circulação a velocidades reduzidas em vias estreitas com visibilidade deficiente, é muito agradável de conduzir, para o que também contribui a eficiente e suave caixa automática de oito relações.
O sistema de propulsão é igual ao do ActiveHybrid 5: um motor a gasolina com 2979cc e 306cv (o mesmo do 335i) associado a um motor eléctrico de 55cv, com uma potência máxima conjunta de 340cv, que faz desta versão a mais potente de todos os série 3. Este modelo é um full-hybrid ou híbrido completo, com uma autonomia de 4km em modo 100% eléctrico com as baterias de iões de lítio em carga total. Estas são recarregadas pelo motor térmico e também pelo sistema de recuperação de energia das travagens e desacelerações.
Há três modos de condução: Sport, Confort e ECO PRO. Neste último, a resposta ao acelerador é mais suave e há um indicador de condução económica no velocímetro que apresenta o nível de consumo ou de recarga da bateria por recuperação de energia, bem como os quilómetros que se poupam. Mas mesmo no modo ECO PRO os 340cv de potência estão lá se forem necessários. Já no modo Sport, as costas colam-se de imediato aos encostos do banco e a fera mostra os dentes. Porém, o carro dispõe de diferencial autoblocante e é muito estável e confortável tanto em recta como em curva, sendo muito difícil forçar o controlo de estabilidade e de tracção a entrar em funcionamento — a fera está sempre sob controlo.
Num percurso misto, dentro dos limites de velocidade e na maior parte em condução económica, o computador de bordo apresentou uma média de 9,1 l/100km e pelo método de enchimento do depósito obtivemos 8,8 l/100km. Considerando o peso, as dimensões do carro e os 340cv de potência, não é um valor exagerado, mas está longe dos 5,9 l/100km anunciados (embora obtidos com jantes de 17’’ em vez das de 18’’ do veículo ensaiado). São muitas as informações apresentadas no ecrã do computador de bordo, mas curiosamente não é indicado o consumo instantâneo.
Onde não há poupanças é na segurança, onde o BMW série 3 obteve pelos novos parâmetros de 2012 o máximo de 5 estrelas do Euro NCAP, com 95% na protecção de ocupantes, 84% na das crianças, 78% na dos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Com tantos extras pagos à parte, no ActiveHybrid 3 é oferecido, sem custos adicionais para o cliente, o BMW Service Inclusive — assistência e revisões do veículo durante cinco anos ou 100.000km, incluindo mudanças de óleos, filtros, velas e líquido de travões.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motor de Combustão
Cilindrada: 2979cc
Potência: 306cv às 5800-6000 rpm
Binário: 400 Nm às 1200-5000 rpm
Cilindros: 6 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa. Turbocompressor Twin Scroll. Intercooler
Motor Eléctrico Síncrono
Potência: 55cv
Binário: 210 Nm
Sistema ActiveHybrid
Potência total combinada: 340cv
Binário max. combinado: 450 Nm
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de 8 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; paralelograma deformável com molas helicoidais e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,3m
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 4624mm
Largura: 1811mm
Altura: 1429mm
Peso: 1730 kg
Pneus: 225/45 R18 91Y, opção pack Modern Line, 1504€ (de série, 225/50 R17 94W).Pneus run flat
Capac. depósito: 57 litros
Capac. mala: 390 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,3s
Consumo misto: 5,9 litros/100 km
Emissões de CO2: 139 g/km
* Dados do construto
Preço: 61.600€ (viatura ensaiada, 86.867€)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Bloqueio electrónico do diferencial: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Climatizador bizona: Sim
Abertura do depósito no interior: Sim, com o comando
Abertura da mala no interior: Sim, com o comando
Bancos em pele: Opção (1017€)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Opção, 18’’ (17’’ de série)
Apoio de braços amovível à frente: Opção (incluído no Pack Conforto Condução, 1073€)
Rádio/CD com MP3: Opção HiFi (496€). Tem rádio/CD de série
Conexão Bluetooth: Opção (Pack Conforto Condução)
Conexões iPod/iPhone: Opção (BMW Apps, 210,57€)
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Opção (Modern Line)
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (404€)
Navegação por GPS: Opção (2009€)
Regulador/limitador de velocidade: Opção (incluído no Pack Conforto de Condução)
Avisos de alteração de trajectória + mudança de faixa de rodagem: Opções (437€ + 471€)
Sensores de chuva: Opção (incluídos no Pack Conforto de Condução)
Sensor de luminosidade: Opção (incluídos no Conforto de Condução)
Sensores de estacionamento: Opção (Pack Parqueamento, 1179€)
Câmaras laterais e de marcha-atrás: Opção (Pack Parqueamento)
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Opção (Pack iluminação, 1040€)
Tecto de abrir eléctrico: Não
Alarme: Opção (404€)
BARÓMETRO
+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, conforto e guiabilidade
- Aumento do preço real por equipamento opcional que deveria ser de série; diferença entre o consumo real e o anunciado
Pensado para ser funcional
Há alguns modelos da BMW em que a necessidade de condutor e pendura disporem de espaços abertos para colocar telemóveis, chaves, carteira ou pequenos objectos foi ignorada. Não é o caso deste veículo: à frente da alavanca da bem escalonada caixa automática de 8 relações, podem-se colocar duas pequenas garrafas, ou, caso se prefira, esse local pode ser coberto por uma tampa amovível com fundo antiderrapante. Mais à frente, existe outro pequeno compartimento tapado. A isto, juntam-se duas bolsas laterais de bom tamanho nas portas, onde se podem guardar mais garrafas, pelo que, neste aspecto não há nada a apontar a este carro.
Muito bonito, muito pouco prático
Este carro pode ter diversos interiores, inclusive as combinações de série de tecido e pele em preto ou em cinzento. Porém, o veículo que conduzimos tinha forros e bancos em pele bege-claro (Dakota Oyster, 1017€), com tapetes da mesma cor. O aspecto inicial é muito agradável, o problema é que basta entrar no carro, em especial em dias de chuva, para os tapetes ficarem logo com ar de sujos. E se a pele é facilmente lavável, os tapetes não, pelo que se recomendam outros tons interiores ou colocar tapetes de borracha sobre os originais (não fica tão bonito, mas é mais prático).
Uma visão de 360º
Este carro, com 4,62m de comprimento e 1,81m de largura, está longe de ser um citadino. No entanto, é virtualmente impossível dar qualquer toque, por mais pequeno que seja, ao estacionar. Além de sensores, dispõe de várias câmaras com reprodução das imagens no ecrã do computador de bordo, que proporcionam uma visão integral a 360º não só do veículo como de qualquer objecto ou obstáculo nas proximidades. Depois, com uma boa brecagem, arruma-se melhor que viaturas mais pequenas. Estes preciosos auxiliares estão incluídos no Pack de Parqueamento (1179€) e no Surround View (622€). Só é pena que, mesmo se se optar apenas por sensores acústicos de estacionamento, esse “luxo” não seja de série e tenha de ser pago à parte...
tamanho não é documento
Com 390 litros, a mala do ActiveHybrid não é uma referência no segmento. Para o menor volume contribuem os 90 litros “roubados” às outras versões do série 3 pelas baterias de iões de lítio que estão alojadas sob o fundo da bagageira. Mesmo assim, há um ganho adicional de espaço pelo facto de este veículo trazer pneus run-flat (à prova de furo), dispensando o pneu sobresselente ou o kit de reparação de pneus. Mas o que perde em capacidade ganha em funcionalidade: o acesso é fácil, os contornos são regulares e está provida de uma pequena rede e ganchos laterais onde se podem pendurar sacos, evitando que estes andem à solta e espalhem o seu conteúdo pelo fundo da mala.